segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Só Derrotas.

Seja no campeonato brasileiro, onde o Fla perdeu para o Atlético Paranaense por 2x1 (foto), seja no Futebol de Praia, onde a Seleção Brasileira perdeu por 12x8, para a Rússia, e até mesmo no basquete, que encantou, jogou bastante, conseguiu a vaga para as olimpíadas, mas perdeu o título do Pré-Olímpico das Américas para os donos da casa, a Seleção da Argentina, hoje foi um dia de derrotas.


E para quem torceu pela Serena Williams também. A americana não foi páreo para a australiana, e não conseguiu conquistar mais um título em casa Perdeu por 2 sets à 0.

Pelo menos, para a Seleção Brasileira de Basquete, há o que comemorar. A vaga para as Olimpíadas de 2012, em Londres, encerrando um jejum de 16 anos. Enquanto isso, a Seleção Brasileira de Futebol de Praia, viu interrompida uma seqüência de títulos. Após vencer os últimos quatro, sucumbiu ante a uma Seleção que nenhuma tradição tinha no esporte. Praia na Rússia, só em São Petersburgo (ou, para quem já jogou War, em Vladivostok também). E olhe lá.

Já o Flamengo, acumula a sua 8ª partida sem vitória, despencou, neste período, da 2ª para a 6ª posição no campeonato. Teve chances de assumir a ponta e desperdiçou. De melhor carioca, caiu pára o pior carioca do campeonato, ao ser superado pelo Fluminense, que venceu o líder Corinthians, por 1x0, gol de Fred, de falta. Já o Botafogo, que vinha fazendo uma boa campanha, foi goleado pelo Coritiba por 5x0. Mas o interessante é ressaltar que sofreu o primeiro gol no final do 1º tempo. E o 2º gol sofrido foi em um pênalti inexistente, muito mal marcado. Enquanto isso, o Vasco apenas empatou com o Figueira, em 1x1, no Orlando Scarpeli, em Florianópolis.

Menos mal, para os times do Rio, que o São Paulo foi derrotado pelo Grêmio, no Olímpico, em Porto Alegre, por 1x0, gol de Douglas. Rogério Ceni e Adilson Batista contestaram a arbitragem.

Ainda assim, com estes resultados, compactuou-se o grupo de cima, na tabela do campeonato. O Corinthians continua líder, com 43 pontos; seguido pelo Vasco, com 42; São Paulo, com 41; e Botafogo com 40. O Fluminense vem na 5ª posição com 37 pontos, enquanto o Flamengo, que ainda não pontuou no 2º turno, permanece com os mesmos 36 pontos.

Fonte da foto: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/13767

OBS: Toda solidariedade do AlcooRoll para com as vítimas das enchentes em Santa Catarina.

domingo, 11 de setembro de 2011

Djokovic Quebra Federer. Nadal Vence Murray. Final, Só Amanhã.


Devido a uma lambança dos americanos, que não incluíram um teto retrátil na reforma de uma de suas quadras, o US Open parou, por conta de fortes chuvas. Com isso, não será mais hoje, dia 11.09.2011 (dez anos após o atentado às Torres Gemeãs), que ocorrerá a final masculina do US Open. Por outro lado, Serena Williams venceu a n.º: 1 do mundo, Caroline Wozniacki, já após a virada de data, por dois sets à zero, pela semifinal do torneio feminino, e, de certa forma, homenageando a data. E vai enfrentar ainda hoje, 11.09.11, às 16h em Nova Iórque (15h no horário de Brasília), a australiana Samantha Stosur, pelo título do último Grand Slam do ano.

Já Novak Djokovic (foto), venceu, de virada, e após salvar dois ”macht points”, superou Roger Federer, por 3x2. O Detalhe é que Federer venceu os dois primeiros sets. Djokovic venceu o 3º e o 4º set. No 5º set, Federer, pentacampeão do US Open, chegou a abrir 5x3, e teve duas chances de vencer a partida. Após salvar um macht point, o sérvio, e atual n.º: 1 do mundo, chamou o apoio da torcida, salvou o outro macht point, quebrou o serviço do suíço e partiu para a quase inacreditável vitória. Quebrando também o "jogo: pedra-papel-tesoura” que parecia ser uma constante no tênis (Federer vence Djoko; Djoko vence Nadal; Nadal vence Federer).

Falando em Nadal, o espanhol, n.º: 2 do mundo, despachou o britânico Andy Murray (n.º 4), por 3x1, sem grandes dificuldades, e vai duelar pelo título contra Djokovic. Mas, devido às chuvas, e por não haver, no complexo de Flushing Meadows uma quadra coberta (ou de teto retrátil), a partida só ocorrerá na segunda-feira, às 16h lá, 15h aqui (se não chover, é claro).

Fonte da foto:
http://www.usopen.org/en_US/news/photos/2011-09-10/201109101315690294187.html?glryid=2011-09-10/201109101315668016533

O Basquete Brasileiro Volta Às Olimpíadas!


Com uma excelente campanha no torneio das Américas, a Seleção Brasileira de Basquete conquista a vaga para a Final do campeonato (que será hoje, contra a Argentina), e a vaga para as Olimpíadas de Londres 2012, após vencer a República Dominicana, num difícil jogo, em que sobressaíram não apenas as qualidades individuais de nossos jogadores, como o rubro-negro Marcelinho Machado, cestinha do Brasil, com 20 pontos, mas, do grupo como um todo.

E têm sido assim, com o grupo sendo mais importante do que os indivíduos, que o time comandado pelo experiente, e vencedor olímpico, treinador Rubén Magnano (foto), conseguiu a vaga para as olimpíadas, que não disputamos desde 1996.

E assim sendo, o grande mérito do time é o jogo coletivo, apesar de, na quadra, o talento de Marcelo Huertas despontar, sendo o nosso melhor pontuador e o nosso jogador com o melhor índices de assistências, figurando também como o “maestro”, o “regente” da equipe em quadra. Só que sem os rebotes do Tiago Splitter, ou as cestas de Giovannoni e Hettsheimer, ou o volume de jogo de Alex Garcia, sem esquecer que temos ainda o Caio, o Benite, o Augusto e todos os demais integrantes desta já vitoriosa equipe, talvez, amargaríamos mais um ciclo sem irmos às olimpíadas.

Talvez seja a hora de por na prateleira, ou mesmo na geladeira, os “ídolos” que na Hora H nos deixam na mão. Valorizarmos mais este grupo que pode ainda conseguir hoje um título histórico sobre nosotros hermanos, em sua própria casa.

A outra vaga, para as Olímpiadas de Londres 2012, e para a final do Torneio Pré-Olímpico das Américas, ficou com a dona da casa, a Seleção Argentina, que em Mar Del Plata, com muito sofrimento e dificuldade conseguiu vencer Porto Rico por 81x79. E isso porque Porto Rico desperdiçou duas chances de virar o placar no finalzinho da partida, apesar da pressão da torcida.

Vaga já garantida. Então só falta mais este caneco. Rumo ao título, Brasil!

Fonte da Foto: http://www.cbb.com.br/noticias/showrelease.asp?artigo=8870

Está Rolando a Bola Oval na Nova Zelândia.

Já começou a Copa do Mundo de Rugby, na Nova Zelândia. E os All Blacks (apelido da Seleção neo-zelandesa), já estreou com uma acachapante vitória por 41 x10, contra Tonga. Só o jogador da foto ao lado, Richard Kahui, fez dois “try” (equivalente do gol, no futebol, ou do Touchdown no Futebol Americano). Esta Copa do Mundo é o 3º evento esportivo mais assistido no mundo, perdendo apenas para a Copa do Mundo de Futebol e para as Olimpíadas.


E os All Blacks são como a Seleção Canarinho. Considerados os melhores de todos os tempos e sempre favoritos. Mas, ao contrário do Brasil no futebol, os neo-zelandezes só conquistaram uma Copa do Mundo. E justamente a primeira, há 24 anos, em 1987. Logo, a pressão pelo resultado, jogando em casa, é imensa.

Na primeira fase da competição, são vinte seleções, dividas em quatro grupos. Passam as duas melhores de cada grupo à próxima fase. Uma vitória vale 4 pontos, mas o time que fizer mais de 4 “tries” ganha um ponto de bônus. Em empate vele 2 pontos. E mesmo na derrota pode-se ganhar 1 ponto, quando se perde por 7 pontos ou menos.

No jogo, o try vale 5 pontos e dá direito a um chute de bônus, que vale 2 pontos. E tem os chutes, em “penal” (uma espécie de falta como o pênalti, muito mal explicando), que valem 3 pontos.

Os grupos desta Copa do Mundo 2011 são:
Grupo A: Nova Zelândia, França, Tonga, Canadá e Japão;
Grupo B; Escócia, Inglaterra, Argentina, Geórgia e Romênia;
Grupo C: Austrália, Irlanda, Rússia, Estados Unidos da América e Itália;
Grupo D: Fiji, Samoa, África do Sul, País de Gales e Namíbia.

A pergunta é: Quando o Brasil vai fazer parte desta festa?


Difícil vai ser acompanhar as partidas, devido ao fuso horário. Algumas acontecem às 5h30 da matina. Mas, para quem quiser, e puder acompanhar, os jogos são transmitidos pelos canais ESPN.

Fonte da foto: http://www.rugbyworldcup.com/home/teams/team=37/news/newsid=2049516.html

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Feliz 7 de Setembro!

Como é bom vencer a Argentina. Ainda mais quando eles são so favoritos, e em sua própria casa. A Seleção Brasileira de Basquete, na tarde de hoje, venceu o “hermanos” por 73x71. Mas, o nosso treinador, o argentino Rubén Magnano (foto), foi ovacionado pela torcida. Ele foi o treinador da Argentina quando eles foram os campeões olímpicos.

Antes de todos os jogos, e hoje não foi diferente, a torcida argentina homenageou o nosso treinador, pelas glórias conquistadas. Hoje não foi diferente, a não ser pelo fato do vitorioso treinador estar agora no comando da equipe brasileira. Ainda assim a torcida rendeu suas homenagens.

Mas, se algo merecia ser ressaltado, na data de hoje, era o Brasil. Na data comemorativa da nossa independência, o basquete brasileiro mostrou que não é o favoritismo externo que vai nos parar. Vencemos, lutando, correndo, trabalhando e até sofrendo. Vencemos bem, apesar do placar apertado. Fomos bem na pare defensiva. Estivemos bem na maior parte da partida. E, embora o Luis Scola tenha sido o cestinha da partida, com 24 pontos, enquanto o nosso cestinha foi o Rafael Hettsheimer, com 19, o Brasil se saiu melhor no final.

Abrimos o 1º quarto da partida vencendo por 19x17. No segundo, a equipe argentina mostrou poder de reação, virando para 27x28. No 3º quarto, viramos de novo, para 53x47. E no final, dramático, após termos 7 pontos de vantagem, os” hermanos” chegaram juntos no placar e por pouco que conseguem botar água no nosso chopp. Mas vencemos por 73x71. Ainda faltam algumas partidas, temos que nos preocupar com Porto Rico, mas, o principal adversário já foi vencido.

Rumo à Londres, Brasil!


Fonte da foto: http://london2012.fiba.com/pages/eng/fe/12/olym/news/p/eid/6232/nid/49173/sid/6232/article.html

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Nunca Antes Houve Uma Convocação Tão Contestada.

Que as convocações para a Seleção Brasileira sempre rendem críticas, da imprensa esportiva, dos torcedores, e até de profissionais do futebol, isso não é novidade. Mas esta última convocação da Seleção, para os jogos contra a Argentina, na reedição da Copa Roca, parece ter ultrapassado os limites do bom senso.

Para explicar, vamos aos convocados:


Goleiros: Fábio – Cruzeiro; Jefferson – Botafogo; Rafael – Santos.

Laterais:
Bruno Cortês – Botafogo; Danilo – Santos; Kleber – Internacional; Mario Fernandes – Grêmio.

Zagueiros: Dedé - Vasco da Gama; Henrique – Palmeiras; Réver - Atlético Mineiro; Rhodolfo - São Paulo.

Meio-campistas: Casemiro - São Paulo; Cícero - São Paulo; Lucas - São Paulo; Oscar – Internacional; Paulinho – Corinthians; Ralf – Corinthians; Renato Abreu – Flamengo; Rômulo - Vasco da Gama; Thiago Neves – Flamengo

Atacantes: Fred – Fluminense; Leandro Damião – Internacional; Neymar – Santos; Ronaldinho Gaúcho – Flamengo.

Pois bem. Nada a reclamar quanto aos goleiros. Fábio já foi convocado antes e merece nova chance. Jeffeson já vem integrando o grupo há tempos. A novidade foi o Rafael. Se não me engano tem idade olímpica, o que já justifica a convocação, afinal, a primeira opção do Mano Menezes virou reserva no Corinthians, após péssimas atuações.

Já sobre os laterais, não se consegue entender chamar novamente o Kleber, do Internacional. Veterano, não parece fazer sentido sua convocação.

Quanto aos zagueiros, a única crítica seria quanto ao Réver, que não vive bom momento no seu clube. Talvez seja falta de opções, mesmo porque, nossa zaga titular para 2014 provavelmente será David Luiz e Thiago Silva, ambos jogando no exterior.

Entre os volantes até há coerência em se levar a dupla do Corinthians, continuar o trabalho que vem da base da Seleção com o Casemiro e testar o Rômulo. Mas aí chegamos num ponto em que a coisa fica esquisita. Renato Abreu cabe como volante?

Ou Renato Abreu como meia não é um desperdício? Assim como Cícero uma extravagância? Não havia ninguém melhor que estes dois para serem chamados? O médio-volante rubro-negro tem 33 anos e, além de não ser um exímio marcador, pouco contribui na armação, fora o fato de que é um jogador lento, além de sabermos que a idade é um fator impeditivo para se que possa pensar no atleta para 2014. Já o Cícero sequer é um titular inquestionável em seu time. Já que o Mano dos manos vai levar para esta “Copa Roca” jogadores veteranos, pq não fazer a despedida de outros também veteranos, como o Marcos no gol, ou o Rogério Ceni, assim como o Rivaldo no lugar de um destes “meias”?

E o que raios está jogando o Tiago Neves para ser chamado novamente à Seleção? Não seria melhor chamar o Elkesson, que está voando, fazendo um excelente Brasileirão?

Daí pra frente, só o Fred, apesar de coerente (parece ter se tornado um homem de confiança do Mano), poderia ser contestado. Afinal, R10, Damião e Neymar são os melhores atacantes brasileiros (incluindo os que jogam no exterior), no atual momento, enquanto o centroavante do Fluminense fez menos gols nesta edição do Brasileirão do que o seu reserva/companheiro de ataque, Rafael Moura (não que o He-Man mereça convocação... longe disso). Mas o Borges, do Santos, será que não merece uma chance? Se futebol é momento, ele é o atual artilheiro do Brasileirão. Ou se o lance é levar veteranos, porque não damos uma “forcinha”, para o Túlio Maravilha tentar chegar a sua meta dos mil (mentirosos) gols, e o convocamos para vê-lo fazer mais um de mão?

Fonte da foto: http://blogs.estadao.com.br/jt-esportes/tecnico-mano-revoluciona-selecao/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Renato Gaúcho Não é Mais Treinador do Atlético Paranaense.

Renato Gaúcho caiu de novo. Agora enquanto treinador do Atlético Paranaense. Após a derrota para o rival homônimo mineiro (0x1 Atlético-MG), ambos buscando sair da zona de rebaixamento, o Furacão da Arena da Baixada tenta a sorte com o famoso "delegado" Antonio Lopes (foto). Será que este será o ano em que o Furacão irá cair?

Para mim foi um notícia estarrecedora. Eu tive o prazer de conhecer o Renato. Acho um absurdo não darem para ele um tempo e um time. Não darem nem um, nem outro, seria acreditar que um vendedor de remédios para calvície seria capaz de resolver os problemas de um time de futebol. E trazer resultados, numa primeira temporada.

Para não postergar mais sobre o término do 1º turno, meus parabéns ao Timão. Venceu, não convenceu, mas está na frente. Inclusive após a vitória, na 1ª rodada do 2º turno, em que o apito amigo beneficiou o Corinthians, e prejudicou o Flamengo.

Já o Mengão sofreu mais um resultado adverso e terá de lidar com isso. Após somar apenas 3 pontos, de 15 possíveis, Luxa & Cia (menos R10, de volta a Seleção, agora quase podendo voltar a ser chamada como "Seleção"), tem que acertar a defesa, fazer funcionar o ataque, e acabar com os apagões do time, os blackouts que acontecem nos jogos. Foi assim com o Avaí, com o Figueirense, com o Inter (com menos um), com o "Baêa"...

Não pode um time postulante ao título ter "apagões” nem no início, nem no meio, nem no final da partida. Mais do que nunca, os pontos perdidos para: o Bahia, tomando gol de empate no último minuto; Figueirense, após Deivid ter feito dois gols, o time recuar, horrendamente e ceder o empate, e para o Inter, que mesmo em sua casa conseguiu buscar o resultado adverso no placar, com menos um em campo, por DUAS vezes, jamais poderíam ter acontecido. Eram jogos para o atacante virar zageuiro e chutar a bola pro mato. Ninguém precisa dizer para eles que o jogo é de campeonato.

Ainda sobre o jogo do Beira Rio, contra o Inter, o gol perdido pelo Deivid, que teria sido o 3x1 aos 30 min do 2º tempo, teria sido o gol da vitória. Dificilmente, faltando apenas 15 minutos, mesmo em casa, o Inter conseguiria manter o ímpeto de buscar um empate "útil". Ficaríamos sem o belíssimo gol de empate final (2x2), do Colorado. Uma pintura. Talvez o mais belo gol do 1º turno tenha sido a bicicleta de Leandro Damião. Enfim, oito pontos pontos que nos colocaria na liderança, e na tranqüilidade de jogar com o regulamento.

Parabéns ao Botafogo, que foi o time que mais ascendeu posições (desconsiderando-se o Dragão Goiano, que ninguém ainda leva tanto à sério). O meio parece agora acertado. Poder de fogo melhorado, com a volta do Loco Abreu, mas um interessante esquema tático mutante, que não incomoda e geralmente funciona, promovido pelo Caio "Harry Potter" Jr.

E a homenagem final fica pro Vasco. Conseguiu a Vice-Liderança do campeonato (afinal é um time que sabe ser vice como ninguém), e pode se orgulhar, hoje, da posição e dizer para o seu treinador, Ricardo Gomes, que o time joga por si, pela torcida, pela diretoria, liderada pelo ídolo Roberto Dinamite, reeleito, pelos resultados no campeonato, mas, acima de tudo, pela pessoa do Ricardo Gomes.

Ao Mestre Com Carinho!

Fonte da foto: http://www.atleticoparanaense.com/noticias/oficiais/24364,Antonio_Lopes_e_o_novo_tecnico_do_Atletico_Paranaense.html