quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Nunca Antes Houve Uma Convocação Tão Contestada.

Que as convocações para a Seleção Brasileira sempre rendem críticas, da imprensa esportiva, dos torcedores, e até de profissionais do futebol, isso não é novidade. Mas esta última convocação da Seleção, para os jogos contra a Argentina, na reedição da Copa Roca, parece ter ultrapassado os limites do bom senso.

Para explicar, vamos aos convocados:


Goleiros: Fábio – Cruzeiro; Jefferson – Botafogo; Rafael – Santos.

Laterais:
Bruno Cortês – Botafogo; Danilo – Santos; Kleber – Internacional; Mario Fernandes – Grêmio.

Zagueiros: Dedé - Vasco da Gama; Henrique – Palmeiras; Réver - Atlético Mineiro; Rhodolfo - São Paulo.

Meio-campistas: Casemiro - São Paulo; Cícero - São Paulo; Lucas - São Paulo; Oscar – Internacional; Paulinho – Corinthians; Ralf – Corinthians; Renato Abreu – Flamengo; Rômulo - Vasco da Gama; Thiago Neves – Flamengo

Atacantes: Fred – Fluminense; Leandro Damião – Internacional; Neymar – Santos; Ronaldinho Gaúcho – Flamengo.

Pois bem. Nada a reclamar quanto aos goleiros. Fábio já foi convocado antes e merece nova chance. Jeffeson já vem integrando o grupo há tempos. A novidade foi o Rafael. Se não me engano tem idade olímpica, o que já justifica a convocação, afinal, a primeira opção do Mano Menezes virou reserva no Corinthians, após péssimas atuações.

Já sobre os laterais, não se consegue entender chamar novamente o Kleber, do Internacional. Veterano, não parece fazer sentido sua convocação.

Quanto aos zagueiros, a única crítica seria quanto ao Réver, que não vive bom momento no seu clube. Talvez seja falta de opções, mesmo porque, nossa zaga titular para 2014 provavelmente será David Luiz e Thiago Silva, ambos jogando no exterior.

Entre os volantes até há coerência em se levar a dupla do Corinthians, continuar o trabalho que vem da base da Seleção com o Casemiro e testar o Rômulo. Mas aí chegamos num ponto em que a coisa fica esquisita. Renato Abreu cabe como volante?

Ou Renato Abreu como meia não é um desperdício? Assim como Cícero uma extravagância? Não havia ninguém melhor que estes dois para serem chamados? O médio-volante rubro-negro tem 33 anos e, além de não ser um exímio marcador, pouco contribui na armação, fora o fato de que é um jogador lento, além de sabermos que a idade é um fator impeditivo para se que possa pensar no atleta para 2014. Já o Cícero sequer é um titular inquestionável em seu time. Já que o Mano dos manos vai levar para esta “Copa Roca” jogadores veteranos, pq não fazer a despedida de outros também veteranos, como o Marcos no gol, ou o Rogério Ceni, assim como o Rivaldo no lugar de um destes “meias”?

E o que raios está jogando o Tiago Neves para ser chamado novamente à Seleção? Não seria melhor chamar o Elkesson, que está voando, fazendo um excelente Brasileirão?

Daí pra frente, só o Fred, apesar de coerente (parece ter se tornado um homem de confiança do Mano), poderia ser contestado. Afinal, R10, Damião e Neymar são os melhores atacantes brasileiros (incluindo os que jogam no exterior), no atual momento, enquanto o centroavante do Fluminense fez menos gols nesta edição do Brasileirão do que o seu reserva/companheiro de ataque, Rafael Moura (não que o He-Man mereça convocação... longe disso). Mas o Borges, do Santos, será que não merece uma chance? Se futebol é momento, ele é o atual artilheiro do Brasileirão. Ou se o lance é levar veteranos, porque não damos uma “forcinha”, para o Túlio Maravilha tentar chegar a sua meta dos mil (mentirosos) gols, e o convocamos para vê-lo fazer mais um de mão?

Fonte da foto: http://blogs.estadao.com.br/jt-esportes/tecnico-mano-revoluciona-selecao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário