quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conmebol Ataca o Brasil



Até quem se beneficiou, e nunca sofreu, com as viradas de mesa da CBF, está agora estupefato, taciturno, embasbacado e bisonhamente estarrecido com a notícia, divulgada largamente pela mídia esportiva nacional, de que a vaga do Campeão da Copa Libertadores toma uma vaga dos clubes do país que venceu tal copa, para o ano seguinte. Já o campeão da Copa Sul Americana não interfere nas vagas destinadas ao seu país.

Com isso, o G4 do Brasileirão, que já tinha virado G6, considerando-se a classificação antecipada do Internacional (campeão da Libertadores deste ano), e do Santos (campeão da Copa do Brasil), virou G3. Parece até piada com o Buááááátafogo, mas nem é.

É para a CBF ir à FIFA, à ONU, chamar LULA e Obama, botarem juntos, suas tropas para invadir o Paraguay e a Província Cisplatina. Como retaliação comercial e ameaçarem não mais comprar trigo da Arghhhhentina.

Impressionante como a Argentina e o Paraguay têm poderes na tal da CONMEBOL. Bastou perceberem que o Brasil poderia ter 6 (seis), participantes na próxima Taça Libertadores, para nosotros hermanos, sejam eles de onde forem, rearranjarem as regras para excluírem pelo menos um brasileiro (enquanto os mexicanos que nem sul-americanos são, estão aí para o que der e vier, sempre convidados).

Que há muito tempo há uma incoerência com os calendários do futebol na América do Sul, disso não se duvida. Mas, mudarem a regra do jogo com a bola rolando, se não é por uma razão bem motivada, vide o falido Brasileirão 1986, é sacanagem pura e simples. Neste caso, contra os nossos times.

A Copa Sul-Americana não passa de uma Copa Conmebol que deveria ter o mesmo tamanho da Recopa - Copa Europa - Europa League, ou seja, um torneio e importancia de um "torneio consolação, para os times que não conseguiram ir para o melhor campeonato de seus continentes (lá, nas "Zooropas", UEFA Champions League, aqui, nas "latrinas", Taça Libertadores da América), correndo mais ou menos ao mesmo tempo, e não interferindo nas copas nacionais.

Na Inglaterra, se não me engano, os clubes jogam duas copas nacionais, além da Liga (campeonato nacional), e das copas européias. Aqui, ou se joga a Libertadores, ou se joga a Copa do Brasil e, quem sabe, a Copa Sulamericana.

Ou seja, em Terra Brasilis, se um time joga a Libertadores, suas chances de voltar a jogar a Libertadores do ano que vêm é vencê-la, ou se qualificar para ela no campeonato (da liga) nacional. Já quem não joga tal copa, tem duas chances mais fáceis, além de poder disputar a vaga na Liga Nacional (brasileirão).

E quando as regras do jogo nos permitiriam ter até 6 clubes no campeonato de clubes mais importante do continente, vetaram esta regalia conquistada, no meio de um temporada e com vigência já para a próxima, ou seja, um ato contra os Clubes (TODOS ELES. O SEU, O MEU, O NOSSO, O DELES), numa virada de mesa só comparável a da CBF no episódio das “Bolinhas” e da famigerada Copa (chupa saco do) João Havelange.

Se há uma regra, em jogo, ou em um contrato social, todos, inclusive aqueles que fazem as regras, são obrigados a cumprir. Se o combinado, dentro da regra, foi algo de que não se gostou e se sente a necessidade de se alterar a regra, esta alteração será feita para frente, nunca atingindo feitos anteriores.

Ainda assim, tiram uma vaga brasileira da próxima Libertadores, depois de um time brasileiro conseguir o acesso ( e uma vaga a mais para o Brasil), e ainda assim, na cara-de-pau nos tiram esta vaga. Depois, os malandros somos nós...

Se eu não me engano, enquanto o Boca Jr e o River Plate tinham acessos “garantidos” (naquele campeonato deles, em que só caindo uns cinco anos seguidos estes times iriam para a segunda divisão) na Libertadores e na Sul Americana, tudo estava tranqüilo. Mesmo sem alterarem estas regras, bastou um dos dois, ou ambos não irem para a Libertadores deste ano, e um time brasileiro ganhar a copa, para mexerem os ”pausinhos”.

E ainda tem brasileiro incalto que veste a camisa de time arghhhentino.

Fonte da Imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ebafutebol.com.br/wp-content/uploads/2010/04/conmebol.jpg&imgrefurl=http://www.ebafutebol.com.br/%3Ftag%3Dconmebol&usg=__j3LrnIYqVT9claPNF5CT_aY0ZDE=&h=216&w=216&sz=21&hl=pt-BR&start=0&sig2=XikX0xLV9o23SCkP9SmTkQ&zoom=1&tbnid=Uw9OU-TRsJ1IEM:&tbnh=146&tbnw=146&ei=LuGaTLLwLoOBlAemp9WCCg&prev=/images%3Fq%3DConmebol%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1503%26bih%3D633%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=470&vpy=130&dur=2262&hovh=172&hovw=172&tx=113&ty=81&oei=0eCaTIjHI4HGlQeJ_NTjCQ&esq=12&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:2,s:0

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dorival Jr Perde Queda de Braço Contra o Menino Mimado da Vila.


Logo após o treinador Dorival Júnior anunciar que manteria a punição de Neymar, barrando o jogador no clássico contra o Corinthians, a diretoria santista, insatisfeita com tal decisão, se reuniu às pressas e decidiu pela demissão do técnico.

Que se pese a importância exagerada dos treinadores, e sua supervalorização, no futebol mundial, nos tempos recentes, há também a supervalorização exagerada de jogadores, alçados a categoria de craques intocáveis, que tudo podem e que a niguém devem satisfações sobre seus atos.

A supreendente demissão do treinador Dorival Júnior pode ser maléfica não apenas ao Santos mas a todo o futebol brasileiro, no caso de estarem mesmo "criando um monstro", como disse Renê Simões, após ouvir os impropérios ditos pelo "menino mimado".

Em tempo. O Santos de Dorival Júnior tem dois títulos conquistados neste ano. Campeão Paulista e da Copa do Brasil. Tinha condições de disputar o título de campeão brasileiro, embora prejudicado pela diretoria, que vendeu dois de seus principais jogadores (André e Wesley), e também pela falta de sorte, com a lesão sofrida pelo Paulo Henrique Ganso.

No site do Santos ainda não consta a demissão de seu treinador, mas, o canal SporTV (ainda durante a transmissão de Náutico 1x0 Figueirense), o site do Globo Esporte e a ESPN estão anunciando a saída do Dorival Jr, motivada, justamente pela manutenção da punição ao Neymar.

Sem Dorival Jr (que agora, de volta ao mercado, está na mira do São Paulo), o Santos será comandado no clássico pelo ex-goleiro Marcelo Martelloti (segundo o site da ESPN), ou pelo ex-zagueiro Narciso (segundo o site do Globo Esporte), e terá Neymar em campo. Resta saber como ficará o grupo, qual respaldo terá o próximo treinador do Santos, já de antemão sabendo que não poderá disciplinar as rebeldias do "menino-prodígio" (ou protótipo de craque), e se o Neymar, um dia, se transformará de fato em craque, ou em "monstro".

Fonte da foto: http://www.santosfc.com.br/

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Diego Maurício Diz “Presente!” E o Fla Vence - Resenha da 22ª Rodada do Brasileirão 2010 - Jogos do Quarta


Finalmente o ataque do Flamengo marca e, de virada, o time vence fora de casa.
Após mais de mil horas sem marcar, o último atacante do Flamengo a fazer um gol, Diego Maurício (foto), marca e interrompe o jejum de gols do ataque rubro-negro.
Depois de estar perdendo por 1x0, para o Grêmio “Sei-lá-o-quê” (aquele que muda de nome, e de cidade), o Fla, jogando o mal, e com muita dificuldade, contra um adversário q tinha um jogador a menos desde o primeiro tempo, conseguiu, no final da partida, virar o jogo e interromper também a seqüência de partidas sem ganhar.

Com a vitória de hoje, o Fla avança na tabela, passa o Avaí e o Vitória, empata em pontos com o Grêmio (o porto-alegrense), e pode ter feito a partida emblemática do time, rumo a uma campanha melhor neste campeonato.

Num campeonato em que já falaram que o Botafogo teria time para disputar o título (não tem), em que o Santos tem um time para estar na ponta, mas, vacila (assim como o Neymar, que aprontou mais uma). Em que a FLUmimed patina, e o Inter não mostrou a que veio ainda, sobrou o Timão como líder natural (tem um jogo a menos e os mesmos pontos do Tricolor das Laranjeiras).

Mesmo em casa, em pleno "Vazião", a Flumimed perdeu para o Timão. Gols de Jucilei e Iarlei para o líder do campeonato (considerando o jogo a menos, contra os cruz-maltinos). Coração-Valente ainda descontou para os tricoletes.

Correndo por fora está o Cruzeiro, que embora não tenha nem elenco, nem treinador, para vencer o Brasileirão, está ganhando os pontos nas partidas de risco, sem o seu estádio (o Mineirão já está fechado para reformas), sem o mesmo número de torcedores num estádio, mas, sem se fazer de rogado. Quase ficou num empate, contra o Guarani, quando esteve vencendo por 2x0 antes, mas cedeu o empate ao Bugre, que jogou com menos um desde o 1º tempo, mas teve forças para superar as dificuldades e vencer por 4x2 uma partida que deveria ter sido mais fácil. Mostra que está na briga e, não à toa, está na 3ª posição na tabela do campeonato.

Sobre as demais partidas desta noite, é preciso falar sobre o efeito botafoguense, se achando poder vencer o campeonato, acreditando ter o melhor time do campeonato.

Toda vez que o botafoguense deixa de ser desconfiado, o time dele o coloca em seu lugar. Pior que tenha sido justo contra o Goiás, comandado por Jorginho, ex-auxiliar de Dunga, na Copa 2010, que tenha acontecido a ruína do alvinegro. Outro alvinegro que passa por uma situação complicada, não em pontos, nem mesmo nesta rodada, ou mesmo na tabela do campeonato, mas no relacionamento entre jogadores e comissão técnica, é o Santos.

Não faz muito tempo nós, brasileiros, admiradores do futebol, execramos o Jorginho (eu inclusive), pela truculência com que tratou a imprensa em entrevistas, pela forma como auxiliou o “anão Mestre”, ooops, Dunga, no mal sucedido “safári” na África do Sul. E nós, amantes do futebol arte, enaltecemos o Neymar (eu inclusive), muitas gente boa, inclusive, querendo que ele fosse convocado para a Seleção (eu não o escalaria para a Seleção Brasileira que foi para a última Copa).

O que aconteceu hoje mostrou um Jorginho, novamente elegante nas entrevistas pós jogo, e um Neymar mimado, mascarado, “estragado”. Ninguém disse o que o Neymar falou. Mas Tanto os comentaristas, como os treinadores do Santos, mais comedido, e o Renê Simões, do Atlético Goianiense, muito mais enfático sobre o que ocorreu, falaram sobre o ocorrido, sobre mais este "incidente" com o novo "menino da Vila". Renê Simões não polpou palavras e declarou; "Nunca vi na minha longa vida no futebol um rapaz mais mal-educado(sic)..."!

Eu acho que se o tivessem convocado antes, o teriam estragado. Se fosse para Europa, acabariam com ele, e nada disso aconteceu. Mesmo assim ele está "mascarado", mal-criado e mal-educado. Miércolis que está no meu Cartola.

Aliás, para o meu Cartola, nem a vitória do Flamengo valeu de grandes coisas na pontuação do Fantasy Game da SporTV. Toró e Diego Maurício são reservas (apesar do Toró ter entrado como titular). Pior foram as derrotas do Flu, do Grêmio (o verdadeiro), e os gols sofridos por Cruzeiro e por Atlético Paranaense, apesar de suas vitórias.

Fonte da Foto: http://www.flamengo.com.br/site/noticias/noticia.php?id=10417

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Harmonização - Hamburguer Real & Cerveja


Na rastro do US Open, bem como da conquista norte-americana no Mundial de Basquete da Turquia, além de, a pedidos da Rainha, ontem foi noite de Hamburguer. Seguindo os ensinamentos de Anthony Bourdain, nada de comer hambuguer no restaurante do "palhaço" ou do "rei". Hamburguer bom se faz em casa.

Inspirado também numa nova série de programas culinários, Man X Food, do Travel Channel (aqui exibido pelo canal à cabo Fox Life), apresentado pelo simpático apresentador Adam Richman, trabalhamos uma tradicional receita, com elementos que possibilitaram fazer um sanduíche de grandes proporções.

Não chega a ser épico, mas leva, em sua composição: 165 g de carne sendo 85% carne de boi - patinho + 15% de linguiça calabreza, moídos juntos - ovo e queijo parmesão para dar liga; molho rosé, feito sobre base de maionese de alho com raspas de casca e suco de limão; cebola caramelizada em manteiga com molho de soja shoyu; ovo frito; alface; tomate; picles (azeitona opcional); e queijo cheddar fatiado.

Para acompanhar, nada melhor do que uma boa pilsen premium, de sabor amargo, como a lager Stella Artois, que sugerimos (foto), mas vale Carlsberg ou Heineken, ou ainda uma boa Red Ale.

Foto por Viviane Gorgati Viegas - Câmera Canon Powershot A550

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nadal Conquista a América


Rafael Nadal (foto) conquistou hoje o único título de Grand Slam que lhe faltava, o do Aberto dos Estados Unidos (US Open), ao vencer o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1 (6-4, 5-7, 6-4, e 6-3). O espanhol é apenas o sétimo tenista em toda história a conquistar todos os quatro torneios de Grand Slam (Alberto da Austrália, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Com mais este título, o "Touro Miúra" consolida a sua posição de tenista n.º 1 do mundo.

Fonte da foto: http://www.usopen.org/en_US/news/photos/2010-09-09/201009091284073545469.html

domingo, 12 de setembro de 2010

Chuva Adia Final do US Open.


Na primeira vez que Rafael Nadal (foto) consegue chegar a uma final do Torneio Aberto dos Estados Unidos, o único título do Grand Slam que ainda falta em sua carreira, a chuva adia a partida final e lhe dá um dia de descanso.

A trajetória do "Touro Miúra", este ano, é impressionante, e o n.º 1 do tênis no mundo ainda se deve este torneio. Vai ter de esperar mais um pouco para poder conquistá-lo.

Infelizmente, a final esperada, contra Roger Federer, costumeiro campeão deste torneio, não irá acontecer neste ano. O suíço perdeu para o sérvio Novak Djokovic na semi-final, adiando por mais um ano, no mínimo, o confronto.


Será que amanhã a chuva dará uma trégua? Será que, com os zilhões de satélites meteorológicos que os EEUU possuem, não dava para prever, no terceiro ano seguido, que choveria nesta data? Não dá para o US Open ocorrer em outra data?

Bom, questões sobre calendário esportivo são sempre controversas. O do futebol brasileiro que o diga. Como assim um time que disputa a Libertadores não pode disputar a Copa do Brasil? Porque a Copa Sulamericana não ocorre junto com a Copa Libertadores, assim como na Europa ocorrem a UEFA Champions League e a Copa da Europa?

Porque um campeonato paulista tem 20 clubes? Porque o "Carioquinha" tem mais de oito equipes e dois turnos? Aliás, porque os campeonatos Gaúcho e Mineiro também têm mais de oito clubes na 1ª divisão estadual? Em alguns estados, é verdade, há necessidade de três turnos, trocentos clubes e campeonatos que durem quase o ano inteiro, senão, não haverá jogo de futebol em tais localidades. Porém, nos principais estados, onde estão os clubes que compõem a elite do futebol nacional, os campeonatos estaduais são longos, deficitários e atrapalham todo o resto do calendário.

Vale menos a rivalidade local, ainda mais contra os Olarias, Bragantinos, Ipatingas, e Juventudes, do que um melhor planejamento dos clubes, com um campeonato brasileiro que, respeitando as estações do Hemisfério Sul, e as características climáticas que dela decorrem, se adeque melhor ao calendário internacional (europeu) de futebol.
Reduzindo os estaduais para um tamanho adequado não teríamos mais espaço para um campeonato brasileiro em que, o 1º turno terminaria antes do fechamento da janela internacional de transferências?

No calendário do tênis, a desculpa dos americanos ainda pode ser o "famigerado" São Pedro. Qual a desculpa da CBF e da COMEBOL para o rídiculo calendário que nem em ano de Copa do Mundo é alterado?

Fonte da foto: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100912/esportes/t__nis_eua_aberto?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Volta, Andrade!



Se já foi ridícula uma campanha "código binário" no Brasileirão pós Copa. Se foi irritante ver o time tomar uma virada nos acréscimos do segundo tempo e contra um time de segundona (apenas passeando na elite). Se foi frustrante ver o time jogar bem, mas não fazer o gol, na despedida do Maracanã, hoje à noite foi decepcionante ver o time mal escalado no início, mal mudado e mal armado, no meio, e mal tratado no final.
VOLTA, ANDRADE!

Fonte da Imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.eusouflamengo.com/images/andradeGrd.jpg&imgrefurl=http://www.eusouflamengo.com/andrade.php&h=500&w=362&sz=16&tbnid=OoRYhVZFVkZjAM:&tbnh=130&tbnw=94&prev=/images%3Fq%3Dandrade&zoom=1&q=andrade&usg=__RIhYwm4ww8_qJ6qVYV2uX8YcWBE=&sa=X&ei=z1yITIS_CsT6lwe20uTxDw&ved=0CDsQ9QEwCA
PS: Ainda faltam 23 pontos.

domingo, 5 de setembro de 2010

No Coliseum do Pacaembú, Timão Centenário Arrasa o Goiás.


Ainda em clima de festa, em face de seu centenário, e do anúncio da construção do Fielzão, o Corinthians venceu, de virada o Goiás, por 5x1, gols de Bruno César (artilheiro isolado do Brasileirão 2010 com 9 gols– foto), Iarley (2),Jorge Henrique e Boquita (Júnior inaugurou o placar pelos visitantes do Centro Oeste), pela 19ª Rodada do Brasileirão 2010 e pode terminar o 1º turno em primeiro lugar. Apenas um ponto separa o Timão do Líder, Fluminense, mas, o Corinthians tem um jogo a menos.

O visitante, comandado pelo ex-auxiliar de Dunga na seleção, o ex-atleta de Cristo, Jorginho, até tentou estragar a festa do povo alvinegro, mas, uma semana que começou com boas notícias e seguiu com festividades, não iria acabar em decepção. E mais uma vez o gosto por volantes e por “pegadas” excessivas puniu o “Pastor”., que teve um jogador expulso e substituiu seu melhor atacante por outro volante.
Os jogadores do Timão entenderam que a semana era de festa, tiraram vantagem disso e foram à luta. Mesmo desfalcada na defesa (atuou com os zagueiros reservas), a equipe teve personalidade, e qualidade, do meio pra frente, para contornar a situação. Bruno César (um dos meus meias no Cartola FC), empatou. Adilson Batista, treinador do Corinthians, também entendeu o recado e tirou um volante(Paulinho), para a entrada do meia Defederico. A partir daí, os "Deuses do Futebol" premiaram a ousadia e o Timão mostrou que é pra frente que se joga. Melhor no segundo tempo, o Corinthians continuou atacando e Bruno César lançou Iarley (que já tinha mandado uma bola na trave, momentos antes), que após driblar Harlei, virou o placar. Festa da torcida mais Louca de São Paulo. E a festa continuou, com os gols de: Jorge Henrique, aproveitando rebote de Harlei em cabeçada do artilheiro do Brasileirão 2010,Bruno César; Iarlei de novo (em pênalti duvidoso – acho que foi, mas, o defensor goiano tocou primeiro na bola - lance de interpretação do árbitro), e por fim, Boquita, em despretensioso chute de fora da área quando a torcida corinthiana gritava olé, deu números finais à Festa.

Aqui no Rio, “Rei” e “Príncipe” empataram em 2x2. Melhor pro Grêmio, que leva um pontinho para Porto Alegre. Enquanto Joel Santana vai ter de se entender novamente com o Loco Abreu, por novamente tê-lo tirado da partida, mas, desta vez, com o time cedendo o empate depois. O que quase foi uma injustiça. O alvinegro carioca chegou a fazer linha de passe na área do Grêmio (o gaúcho), e perder chances claras de gols com o quarteto formado por Maicossuel, Cajá, Caio e Edno. Melhor para Jonas, que fez os dois do Grêmio. Antonio Carlos, no início, e Herrera haviam marcado antes pelo “Glorioso”.

PC Gusmão não apenas continua invicto como mostra que é melhor que a soma de seus antigos pares, tirando a invencibilidade do Ceará, em pleno Vovôzão. Contou com um gol de Zé Roberto, em bela jogada do ataque vascaíno, e com a ajuda do substituto do Diego, Michel Alves, (por que raios Diego não jogou?), que falhou clamorosamente no 2º chute do Felipe Bastos (o 1º ficou na barreira, em cobrança de falta), para manter sua invencibilidade no Brasileirão. E isso sem usar o Felipe. Com a vitória, os Cruz-Maltinos dormem na 7ª posição da tabela.
Será que o Silas deve copiá-lo e tirar mesmo, como vem anunciando, ou o Renato Abreu, ou o Petkovic?

Foto: http://www.timaoweb.com.br/timaopedia/index.php?title=Jogo_N%C2%BA_5182_-_Corinthians_5_x_1_Goi%C3%A1s-GO

sábado, 4 de setembro de 2010

Última Rodada do 1º Turno do Brasileirão 2010.


Após longo e tenebroso inverno, sem escrever, conseqüência, dentre outros fatores, também do estado de coisas em que se encontra o futebol brasileiro, com o pífio desempenho apresentado durante a Copa do Mundo, e, em particular com a situação do Flamengo, com sua campanha “código binário” (interrompida por uma derrota de virada nos acréscimos do 2º tempo, em Campinas), volto aqui para, em primeiro lugar, novamente pedir desculpas pela ausência, e, em seguida, voltar aos comentários sobre o futebol, bem como sobre outros esportes, e sem esquecer o Roquenrow e as biritas...

Que o moral rubro-negro não anda em alta, isso não é novidade. Seja por fatores extra-campo, seja com a bola rolando. Mesmo após a mudança no comando da equipe, e, antes mesmo disso, com a volta de nosso ídolo máximo, agora no comando do Departamento de Futebol da Gávea, a nação ainda está ressabiada.

Mesmo na 1ª partida pós Copa já se podia ver que as coisas estavam para baixo, com a torcida do Mengão em menor número do que os botafoguenses no Maraca. De qualquer forma, se a Nação Rubro Negra não esteve presente em grande quantidade, pelo menos qualidade não faltou, inclusive contando com a presença ilustre dos fundadores da FLAustria, meus amigos Daniel Burnier e sua namorada austríaca, Sandra (foto), que moram em Viena. Além de acompanhá-los, pude pagar uma dívida com o meu sobrinho, Hugo Viegas, 30 anos, de levá-lo a um jogo no Maraca. Apesar dele ser Vascaíno torceu conosco pelo Mais Querido, em sua 1ª vez no Palco Sagrado do Futebol Mundial. Menos mal que vencemos, mas, não me lembro quando foi a última vez em que a torcida do Flamengo estivera em menor número do que a de qualquer outro time em pleno Maracanã.

Para piorar, vamos ficar sem a nossa casa, que fecha para as obras visando a Copa 2014. Não sei para quê fechar, muito menos porque estão destruindo o anel inferior do estádio que já foi o maior do mundo, mas que só diminui de tamanho a cada obra. Lembrando que a última foi para o Pan 2007, ou seja, há três anos atrás. E como é que para reformar o Estádio Mario Filho serão necessários mais de 700 milhões de Reais? O Fielzão, construído por inteiro, do nada, não vai custar cerca de 500milhões?

Se por um lado o tricolor carioca vai bem, continua líder e tem, ao lado de Santos e Inter, um dos melhores elencos do país, sua saúde inspira cuidados, após os recentes “espirros”. Já se foram 4 empates (Grêmio Cigano, Cruz-Maltinos, Bambis e Palestra Itália) e a “gordura” que tinha em relação ao vice-líder já foi pro espaço (considerando-se que o Timão tem um jogo a menos). Um tropeço em Campinas, nesta rodada de fim de turno, deve acender o sinal amarelo nas Laranjeiras.

O alvinegro vai se mantendo entre os líderes, mesmo sem jogar bem. Mesmo que saia derrotado, no confronto entre o “Rei” e o “Príncipe”, “Papai Natalino” fechará o 1º turno com a equipe na zona da Libertadores, que virou G6.

Já os Portugas defendem a invencibilidade pós Copa (ou de seu comandante, no Brasileirão, que antes treinava o Ceará), justamente contra o ex-clube de PC Gusmão. Defesa arretada de fechada, e com cria da Gávea no gol (Diego).

Ao que tudo indica e não havendo grandes surpresas, o título do Brasileirão 2010 ficará nas mãos de um dos líderes ao fim do 1º turno: Fluminense, Corinthians, Inter ou Santos. Já na luta por não cair a briga parece que será mais acirrada e ainda é muito cedo para se prever algo.

Parabéns aos Meninos da Vila pela Copa do Brasil. E aos Colorados por mais uma conquista continental, o Bi da Libertadores. Será que algum clube brasileiro fatura a Sul-Americana, e com isso, mais uma vaga para o Brasil, na Libertadores 2011?

Em breve, comentários sobre o Mundial de Basquete, na Turquia(tem Brasil X Argentina pelas Oitavas de Final no Dia da Independência), US Open (último Grand Slam do ano, com Nadal e Federer arrasando seus oponentes, além das belas Ivanovic, Wozniacki e Sharapova).

E também: Resenha sobre um recente álbum de uma das maiores bandas de Heavy Metal de todos os tempos. E a volta das degustações de cervejas.

Até breve.

Foto: Joana Carolina Viegas – Maracanã - 14.07.2010 – Flamengo 1x0 Botafogo.