quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conmebol Ataca o Brasil



Até quem se beneficiou, e nunca sofreu, com as viradas de mesa da CBF, está agora estupefato, taciturno, embasbacado e bisonhamente estarrecido com a notícia, divulgada largamente pela mídia esportiva nacional, de que a vaga do Campeão da Copa Libertadores toma uma vaga dos clubes do país que venceu tal copa, para o ano seguinte. Já o campeão da Copa Sul Americana não interfere nas vagas destinadas ao seu país.

Com isso, o G4 do Brasileirão, que já tinha virado G6, considerando-se a classificação antecipada do Internacional (campeão da Libertadores deste ano), e do Santos (campeão da Copa do Brasil), virou G3. Parece até piada com o Buááááátafogo, mas nem é.

É para a CBF ir à FIFA, à ONU, chamar LULA e Obama, botarem juntos, suas tropas para invadir o Paraguay e a Província Cisplatina. Como retaliação comercial e ameaçarem não mais comprar trigo da Arghhhhentina.

Impressionante como a Argentina e o Paraguay têm poderes na tal da CONMEBOL. Bastou perceberem que o Brasil poderia ter 6 (seis), participantes na próxima Taça Libertadores, para nosotros hermanos, sejam eles de onde forem, rearranjarem as regras para excluírem pelo menos um brasileiro (enquanto os mexicanos que nem sul-americanos são, estão aí para o que der e vier, sempre convidados).

Que há muito tempo há uma incoerência com os calendários do futebol na América do Sul, disso não se duvida. Mas, mudarem a regra do jogo com a bola rolando, se não é por uma razão bem motivada, vide o falido Brasileirão 1986, é sacanagem pura e simples. Neste caso, contra os nossos times.

A Copa Sul-Americana não passa de uma Copa Conmebol que deveria ter o mesmo tamanho da Recopa - Copa Europa - Europa League, ou seja, um torneio e importancia de um "torneio consolação, para os times que não conseguiram ir para o melhor campeonato de seus continentes (lá, nas "Zooropas", UEFA Champions League, aqui, nas "latrinas", Taça Libertadores da América), correndo mais ou menos ao mesmo tempo, e não interferindo nas copas nacionais.

Na Inglaterra, se não me engano, os clubes jogam duas copas nacionais, além da Liga (campeonato nacional), e das copas européias. Aqui, ou se joga a Libertadores, ou se joga a Copa do Brasil e, quem sabe, a Copa Sulamericana.

Ou seja, em Terra Brasilis, se um time joga a Libertadores, suas chances de voltar a jogar a Libertadores do ano que vêm é vencê-la, ou se qualificar para ela no campeonato (da liga) nacional. Já quem não joga tal copa, tem duas chances mais fáceis, além de poder disputar a vaga na Liga Nacional (brasileirão).

E quando as regras do jogo nos permitiriam ter até 6 clubes no campeonato de clubes mais importante do continente, vetaram esta regalia conquistada, no meio de um temporada e com vigência já para a próxima, ou seja, um ato contra os Clubes (TODOS ELES. O SEU, O MEU, O NOSSO, O DELES), numa virada de mesa só comparável a da CBF no episódio das “Bolinhas” e da famigerada Copa (chupa saco do) João Havelange.

Se há uma regra, em jogo, ou em um contrato social, todos, inclusive aqueles que fazem as regras, são obrigados a cumprir. Se o combinado, dentro da regra, foi algo de que não se gostou e se sente a necessidade de se alterar a regra, esta alteração será feita para frente, nunca atingindo feitos anteriores.

Ainda assim, tiram uma vaga brasileira da próxima Libertadores, depois de um time brasileiro conseguir o acesso ( e uma vaga a mais para o Brasil), e ainda assim, na cara-de-pau nos tiram esta vaga. Depois, os malandros somos nós...

Se eu não me engano, enquanto o Boca Jr e o River Plate tinham acessos “garantidos” (naquele campeonato deles, em que só caindo uns cinco anos seguidos estes times iriam para a segunda divisão) na Libertadores e na Sul Americana, tudo estava tranqüilo. Mesmo sem alterarem estas regras, bastou um dos dois, ou ambos não irem para a Libertadores deste ano, e um time brasileiro ganhar a copa, para mexerem os ”pausinhos”.

E ainda tem brasileiro incalto que veste a camisa de time arghhhentino.

Fonte da Imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ebafutebol.com.br/wp-content/uploads/2010/04/conmebol.jpg&imgrefurl=http://www.ebafutebol.com.br/%3Ftag%3Dconmebol&usg=__j3LrnIYqVT9claPNF5CT_aY0ZDE=&h=216&w=216&sz=21&hl=pt-BR&start=0&sig2=XikX0xLV9o23SCkP9SmTkQ&zoom=1&tbnid=Uw9OU-TRsJ1IEM:&tbnh=146&tbnw=146&ei=LuGaTLLwLoOBlAemp9WCCg&prev=/images%3Fq%3DConmebol%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1503%26bih%3D633%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=470&vpy=130&dur=2262&hovh=172&hovw=172&tx=113&ty=81&oei=0eCaTIjHI4HGlQeJ_NTjCQ&esq=12&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:2,s:0

Nenhum comentário:

Postar um comentário