quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sorrisos, Suor e Lágrimas.


O Corinthians, venceu o confronto contra o Santos, pela Copa Libertadores da América, na noite desta quarta-feira, dia 20.06.2012, e avança para uma final inédita em sua história. Após a vitória, semana passada, sobre "Os Garotos da Vila", em plena Vila Belmiro, por 1x0 (gol de Emerson Sheik), o Santos tentou reverter o resultado, e ele, Neymar, fez o gol que igualaria o placar agregado. Mas, se na noite de hoje, o Corinthians siu em desvantagem, pelo menos teve forças para buscar o empate e conseguir o resultado que levou o time a sua melhor campanha no torneio continental. Enquanto isso, em casa, o Coritiba reverteu o resultado desfavorável da primeira partida e venceu o São Paulo por 2x0, pela Copa do Brasil.

Após perder a primeira partida da Copa Libertadores contra o rival Corinthians, em casa, por 1x0, o Santos veio para o Pacaembu mais ofensivo, com Ganso, Alan Kardec, Borges e, ele, o astro do momento, Neymar, na linha de frente. Mas o Corinthians tem uma defesa forte, e um contra-ataque respeitável. Tanto que a grande chance de gol no início da partida foi do Timão. Pena que não era o Sheik (suspenso por ter levado cartão vermelho na partida anterior), quem estava na área, e sim o William, que chutou muito mal.


Mesmo assim, o jogo seguiu amarrado até os 35 minutos, quando Neymar teve um pouco de espaço para lançar Alan Kardec na ponta direita, que cruzou para a pequena área e Borges desviou, mas a bola foi ao encontro da trave. Neymar, que iniciara a jogada, sozinho, concluiu para a meta de Cássio.


Jogo de 180 minutos empatado. Possível abatimento do time do Corinthians. Veio o intervalo e logo após, aos 2 minutos do 2º tempo, Danilo aproveita cruzamento (acho que Liédson, que havia entrado após o intervalo, e vinha pelo meio da área, estava em posição irregular), concluiu para o gol do Timão. Empate na partida, 2x1 para o Corinthians no placar agregado, e assim foi até o final da partida.

Nas palavras do treinador do Timão, Tite: “Puta Que Pariu, que clássico!”. Pela rivalidade, pelo momento em um campeonato como a Copa Libertadores, sim, mas, pela partida em si, não tenho certeza. Nem o Corinthians jogou sua melhor partida (jogou mais na Vila Belmiro, p.ex.), assim como o Santos está longe de ser o time que encanta. Nem Neymar, apesar do lampejo, da bela jogada no gol, está em sua melhor forma. Parece-me anos-luz de ser o jogador que esperamos que seja.

Ainda teve uma grosseria, praticada pelo brucutu santista, Adriano, sobre um gandula corintiano. Por menos do que aconteceu hoje, já vi um jogador do Flamengo ser expulso, em edições anteriores da mesma Copa Libertadores. Já o jogador santista, nem o amarelinho levou.

Mas o que importa é que o Corinthians chegou à final da Libertadores.Ver torcedores corintianos, jovens, ou velhos, chorando e rindo ao mesmo tempo, de felicidade, foi um cena emocionante e que mostra o quanto o futebol ainda é uma das melhores coisas da vida.


E que venha o vencedor de Boca Jr X La U.


Já na Copa do Brasil, o Coritiba mostrou que vantagem na 1ª partida não quer dizer muita coisa e reverteu o resultado sobre o São Paulo. Com o 2x0 (havia perdido a 1ª partida por 1x0), o Coxa - Branca vai para sua 2ª final seguida na Copa do Brasil, e aguarda seu adversário, no confronto entre Palmeiras e Grêmio. O Palestra Itália levou a melhor em pleno Estádio Olímpico, vencendo por 2x0, mas, que há de arriscar que a parada está resolvida?


Lá na Europa, a Alemanha 100% é a grande favorita. Mas a Itália, aos trancos e barrancos, como de costume e a Espanha, com seu estilo de jogo, com excessivo toque de bola e pouca efetividade no ataque, se mantém como favoritas ao título.


As decepções ficaram por conta da Suécia, da surpresa pela eliminação da Rússia, e dos anfitriões, Polônia e Ucrânia, fora da disputa, eliminados ainda na 1ª fase.


Começa agora a fase do “mata-mata”, com Portugal x Rep. Tcheca, nesta quinta feira. Na sexta, teremos Alemanha x Grécia. No sábado vamos de Espanha x França. E no domingo, Inglaterra x Itália.

Além, é claro, da rodada doBrasileirão.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sharapova e Nadal. Casal Real Em Roland Garros


Sharapova campeã de Roland Garros. E com isso, completa as conquistas em todos os torneios de Grand Slam. Argentina 4x3 Brasil (com três gols de Messi), Eurocopa, com Alemanha 1x0 Portugal e, finalmente, o Flamengo, mesmo não sendo ainda o "Mengão", ganhou. E isto foi só a prévia do que seria o final de semana passado.

No domingão, tivemos o empate entre Itália e Espanha. E uma rodada branda de Brasileirão esvaziado. Mas com um golaço do Diego Souza na vitória do Vasco (100%) sobre o Bahia, que espantou a calmaria.
Veio a segunda-feira. E, na continuação da partida de domingo, atrapalhada pela chuva (e pela falta de noção dos organizadores do torneio em não porem uma quadra que poderia ter cobertura nestes casos), deu Nadal é Heptacampeão em Roland Garros. O Rei do Saibro. Até o Guga falou que voltaria a jogar em Roland Garros para tentar vencer o Miúra, que, literalmente, foi para a galera quando venceu a partida.

De certa forma foi frustrante. Primeiro pelo adiamento, em função da chuva. Depois, pela dupla falta, no macht point, fatal, do n.º1 do mundo, Novac Djokovic. Mas Nadal compensou isto, comemorando com a sua galera, com o seu pessoal, subindo a arquibancada da quadra para abraça-los.

Se a Sharapova, a mais bela das “feras” é a n.º1 do mundo após ter ido paras as finais de “Rolanga”, agora unificando os títulos de todos os torneios de Grand Slam (Austrália Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), Djoko teve esta chance de fazê-lo, só que em sequência, mesmo que fora da mesma temporada , mas, não conseguiu fazê-lo. Esbarrou na muralha espanhola, no Touro Miúra, no Rei do Saibro, Rafa Nadal, que é, apenas, sete vezes campeão do torneio aberto de Paris.

Só se o Guga resolver interromper a aposentadoria, e voltar a jogar bola em alto nível, para termos alguém que possa vencer Rafael Nadal em Roland Garros. Todos os méritos ao Touro Miúra. Que foi para a galera. A sua galera, a sua família, amigos (Pau Gasol, dos L. A. Lakers entre eles).

Após Nadal ter vencido facilmente os dois primeiros sets, e ter tomado um passeio no terceiro e, estar em dificuldades no quarto, antes da chuva interromper a partida, ele conseguiu voltar mais ligado na partida, e de cara quebrar um serviço de Nole. E isso foi determinante para o resto da partida.  E num jogo em que você tem que dar tudo de si, afinal não tem o parceiro em quadra, nem para te ajudar, nem para colocar a culpa, foi Nadal quem fez o certo e errou menos, forçando o adversário a arriscar mais. E que adversário. Apenas o n.º 1 do Mundo, tentando fazer os 4 torneios que compõem o Grand Slam em sequência (mesmo que fora de temporada). É verdade que o Nole só sobreviveu no torneio porque S’onga perdeu 4 Macht Points contra ele. Mas Nadal não ia desperdiçar a chance. E não o fez. HEPTACAMPEÃO. E com todas as honras. Que volte a ser o n.º 1 do Mundo em Wimbledon.

No futebol, na sequência da mesma segunda feira, o jogo marcante, na Eurocopa, foi Inglaterra e França. Jogo fraco, que a França deveria ter vencido, mas, que ficou no empate.

Mas hoje teve Portugal vencendo a Dinamarca num jogão, 3x2 pros Portugas. Em atuação pífia do Cristiano Ronaldo, que perdeu três gols feitos. E teve a Alemanha jogando muito e vencendo a Holanda, praticamente fora da Euro. Gols de Super Mário, placar: 2x1.

Na Libertadores, vitória do Corinthians, em plena Vila Belmiro, sobre o Santos. E na Copa do Brasil, o Palmeiras venceu, por 2x0, o Grêmio Porto alegrense, dentro do Estádio Olímpico.
Para os Palestinos, e para os Porcos, festa no Chiqueiro. Dificilmente o tricolor gaúcho, de Luxemburgo, conseguirá reverter o resultado, em São Paulo. Duvido que um time, treinado por Filipino, sofra uma derrota em casa, numa copa, por mais de um gol.

No Caso dos Corinthianos, o Bando de Loucos vai passar uma semana de apreensão mais tranquila do que os santistas. São eles que têm que fazer gols, contra a melhor defesa da atual edição da Copa Libertadores, campeonato em que o goleiro do Timão, Cássio, ainda não foi vazado. Muito em parte graças Mao poder defensivo do time. Mas Emerson Sheik, o personagem da partida, não estará no jogo de volta. Apesar do golaço de hoje, estará ausente na próxima partida, por ter tomado o segundo amarelo, no jogo, e consequentemente o vermelho, de maneira imbecil. Fez um gol de almanaque. Depois fez uma falta boba, e tomou o amarelo. Teve a chance de fazer o segundo e preferiu cavar um pênalti. Escapou de tomar o segundo cartão. Depois (e logo após uma confusão que teve jogadores de ambas as equipes envolvidos), deu uma entrada dura em Neymar, e mereceu o 2º cartão amarelo. Uma pena por que foi desnecessário e fará falta na próxima partida.

Ainda assim, a nota ruim da partida foi o apagão de parte dos refletores da Vila Belmiro (fora o capacete de um Policial Militar que veio parar no campo de jogo, e que parecia ter sido arremessado contra o goleiro do Corinthians), quando o Corinthians, mesmo com menos um, estava no ataque. Pareceu coincidência demais.

O que nunca é demais é assistir jogos como estes.

sábado, 9 de junho de 2012

Finais de Roland Garros, Eurocopa e Brasileirão.


Isto sim é um final de semana. E para os que curtem ainda, tem F1. E para os que gostam de luta Grand Slam de judô no Brasil. Na França, Maria Sharapova, agora n.º 1 do Mundo enfrenta a surpresa da competição, a Sara Errina (foto), que eliminou Ana Ivanovic e Samantha Stosur.

No masculino, mais um confronto Nadal x Djokovic. Se oTouro Miura ganhar, será seu sétimo título em Roland Garros (e ele não perdeu um set até agora). Se o Sérvio vencer, juntará os quatro torneios que compõem o Grand Slam em sequência (Austrália Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), mesmo que em temporadas diferentes. Nadal vem bem nesta temporada, mas contra Nole é difícil apostar, embora o n.º1 tenha tido dificuldades para vencer Jo-Wilfried Tsonga (teve de salvar 4 macht points e precisou de 5 sets para avançar, nas quartas de final), mas teve de passar por Roger Federer na semifinal. Eu torcerei pelo espanhol. Mas a certeza é de que teremos mais um jogaço.

A Eurocopa é mais ou menos como uma Copa do Mundo, mas sem Brasil e Argentina. O lado bom é que podemos escolher uma seleção para torcer, ou várias. Ou apenas assistirmos as melhores seleções europeias digladiando entre si. Certeza de diversão, para quem gosta de futebol. Obrigação para os treinadores de todo o Mundo (alô Joel!?), em acompanhar. Mas começou com um jogo fraco. Polônia e Grécia empataram em 1x1. Já a Rússia fez uma boa partida e goleou a República Tcheca, por 4x1, com um futebol ofensivo, contra ataques rápidos, um esquema 4-3-3, mas em que chegam pelo menos 4 jogadores atacando (alô Joel 2).
E amanhã teremos: Finais femininas de Roland Garros: Sharapova x Errina; Eurocopa, com Holanda x Dinamarca, e Alemanha x Portugal; amistoso (aonde isso é amistoso), Brasil x Argentina; e, por último, mas, não menos importante, a 4ª rodada do Brasileirão.

Créditos: http://www.rolandgarros.com/en_FR/news/articles/2012-06-08/201206081339168476298.html

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Ida do Que Não Veio.


O dito, pseudo engraçado, que conhecemos desde o Jardim da Infância é: A Volta dos Que Não Foram. O inverso disto aconteceu no Flamengo. Nem é necessário elencar todos os fatos que já correram pela mídia, no Brasil e pelo Mundo afora. Mais um vergonhoso fato para a atual Diretoria do Flamengo, mais uma vergonhosa atitude do Ronaldinho Gaúcho, capitaneado pelo seu irmão, agente, e ex-jogador, Assis.

Depois de jogar aquém, do que dele se esperava, com exceções para os jogos contra o Santos e o Grêmio no Brasileirão do ano passado, e com apenas um título carioca na bagagem, muito pouco para quem veio para O Mais Querido, para ganhar títulos e marcar seu lugar história do clube, Ronaldinho Gaúcho conseguiu, em tempo recorde, sabe-se lá como, uma Liminar (numa Ação em que cobra, INACREDITÁVEIS MAIS DE 40 MILHOES DE REAIS), em tempo recorde, na última sexta feira, dia 1º de junho do corrente ano, e se desligou do Flamengo. No domingo, dia 03.06, já estava no Fantástico, da TV Globo, não respondendo perguntas diretamente, mentindo, se desviando, ou fazendo pouco caso delas. E na 2ª feira estava contratado pelo Atlético Mineiro. E por 25% do que ganhava, ou deveria receber, por contrato, enquanto estava no Flamengo.

E já está treinando na Cidade do Galo, e já inflou, segundo a mídia, os preços das boates de BH, e dos programas cobrados pelas scort girls de luxo na cidade. O sindicato dos garçons de BH agradece...

Significa que a carreira do Ronaldinho, ex R10 e agora R49 está acabada? Não. O Atlético Mineiro é um time com tradição regional e pode muito bem ser uma plataforma de lançamento para voos futuros do ex-melhor do mundo, caso ele queira jogar bola.

Mas, significa também que ele vá jogar pelo Galo? Não. Ninguém entende como um Juiz foi irresponsável ao conceder tal Liminar. Não há periculum in mora nem fumus bon iuris na ação apresentada por seus advogados. Deve ser cassada tal liminar. O quanto antes. De preferência antes que atue com a camisa alvi-negra de BH.

Também não significa que, mesmo que jogue pelo Galo, o Ronaldinho obtenha sucesso. Não conseguiu tal feito nem pelo Milan, nem pelo Flamengo, ressalvadas as poucas aparições de lampejos do craque que já foi. Não Veio para a Gávea. Que nem era o jogador do Barcelona, Melhor do Mundo, mas, pelo menos, que ele fizesse metade do que já fez. E Vai sem ter vindo. Certamente, sem ter valido a pena.

E mesmo que alguma alma inteligente, que habite o Clube da Gávea, ou lá frequente em horário comercial, consiga cassar a Liminar, sanear e sanar a dívida com o jogador e seu agente, ainda assim a atual Diretoria do Flamengo terá passado recibo de incompetência, ingerência e falta de comando, como nos casos com Adriano, assim que assumiu, na forma como agiu com o Andrade, com o Zico e, recentemente, com o Luxemburgo. Sem falar no Pet, que está esperando o jogo amistoso na Sérvia, contra o Estrela Vermelha, e não tem nem notícias se vai haver tal partida, um dia. Mas amistoso contra expressiva Seleção do Piauí houve. E na ida para tal amistoso um diretor do clube se deixa ser filmado, de maneira amadora, em todos os sentidos possíveis, falando o que não devia e fomentado, botando lenha numa fogueira já acesa.

Se tem uma coisa que o Clube de Regatas Flamengo precisa entender é que o Futebol, no Flamengo é maior do que todo o resto do Clube. E que com gestões fracas, ou coibidas pelas comissões disto, comitês daquilo, a coisa não vai dar certo. É preciso um sistema empresarial para cuidar do futebol. Do Clube em si, basta a zeladoria. Para os esportes olímpicos, gestão em separado. Para o futebol, gestão empresarial. E quem se ressente disto ou não tem visão, ou tem interesses patrimonialistas. Ou seja, está errado. Está tirando dos mais de trinta, talvez quarenta, milhões de torcedores, o que de fato importa. E não é a piscina, o ginásio, o bar.

É o time de Futebol, Hexacampeão Brasileiro, Duas vezes campeão da Copa do Brasil, uma da Copa Libertadores e Campeão do Mundo. O torcedor do Nordeste está pouco se lixando para se a piscina da Gávea está limpa. Os de outros bairros do Rio, ou das cidades que a circundam também não. Mas querem um time que lute por título em cada competição em que entre.

As pessoas que dirigem o Flamengo precisam entender que antes ele foi um Clube de Regatas, mas hoje ele é o time de futebol com a maior torcida entre os demais times de futebol. E isso no país do futebol. Que se dane o Cielo, ou os Hipólitos. Eu quero saber é da rodada do Brasileirão. Ah, se sou Heptacampeão brasileiro, e mais uma vez estadual, e ainda ganhei de novo a Libertadores e o Mundial aí sim podemos pensar em remo, natação, ginástica, basquete, voltar a ter times de vôlei.

Esta é a visão do torcedor. Da maioria esmagadora dos torcedores. E para ter times precisamos de patrocinadores. Para termos patrocinadores precisamos de um projeto de marketing que funcione. Em um time como o Flamengo, só as vitórias, e uso apropriado delas junto a sua massiva torcida, farão sucesso.  Sucesso este que só não superarariam, atualmente, Real Madrid e Barcelona, vide as condições vantajosas que ambos os times possuem face ao restante dos demais times de La Liga.

Sim o Flamengo é maior do que qualquer jogador que dele saia. Mas a Diretoria atual é menor do que o Flamengo merece.

E o Ressaquinha Gaúcho já foi tarde.