quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Ida do Que Não Veio.


O dito, pseudo engraçado, que conhecemos desde o Jardim da Infância é: A Volta dos Que Não Foram. O inverso disto aconteceu no Flamengo. Nem é necessário elencar todos os fatos que já correram pela mídia, no Brasil e pelo Mundo afora. Mais um vergonhoso fato para a atual Diretoria do Flamengo, mais uma vergonhosa atitude do Ronaldinho Gaúcho, capitaneado pelo seu irmão, agente, e ex-jogador, Assis.

Depois de jogar aquém, do que dele se esperava, com exceções para os jogos contra o Santos e o Grêmio no Brasileirão do ano passado, e com apenas um título carioca na bagagem, muito pouco para quem veio para O Mais Querido, para ganhar títulos e marcar seu lugar história do clube, Ronaldinho Gaúcho conseguiu, em tempo recorde, sabe-se lá como, uma Liminar (numa Ação em que cobra, INACREDITÁVEIS MAIS DE 40 MILHOES DE REAIS), em tempo recorde, na última sexta feira, dia 1º de junho do corrente ano, e se desligou do Flamengo. No domingo, dia 03.06, já estava no Fantástico, da TV Globo, não respondendo perguntas diretamente, mentindo, se desviando, ou fazendo pouco caso delas. E na 2ª feira estava contratado pelo Atlético Mineiro. E por 25% do que ganhava, ou deveria receber, por contrato, enquanto estava no Flamengo.

E já está treinando na Cidade do Galo, e já inflou, segundo a mídia, os preços das boates de BH, e dos programas cobrados pelas scort girls de luxo na cidade. O sindicato dos garçons de BH agradece...

Significa que a carreira do Ronaldinho, ex R10 e agora R49 está acabada? Não. O Atlético Mineiro é um time com tradição regional e pode muito bem ser uma plataforma de lançamento para voos futuros do ex-melhor do mundo, caso ele queira jogar bola.

Mas, significa também que ele vá jogar pelo Galo? Não. Ninguém entende como um Juiz foi irresponsável ao conceder tal Liminar. Não há periculum in mora nem fumus bon iuris na ação apresentada por seus advogados. Deve ser cassada tal liminar. O quanto antes. De preferência antes que atue com a camisa alvi-negra de BH.

Também não significa que, mesmo que jogue pelo Galo, o Ronaldinho obtenha sucesso. Não conseguiu tal feito nem pelo Milan, nem pelo Flamengo, ressalvadas as poucas aparições de lampejos do craque que já foi. Não Veio para a Gávea. Que nem era o jogador do Barcelona, Melhor do Mundo, mas, pelo menos, que ele fizesse metade do que já fez. E Vai sem ter vindo. Certamente, sem ter valido a pena.

E mesmo que alguma alma inteligente, que habite o Clube da Gávea, ou lá frequente em horário comercial, consiga cassar a Liminar, sanear e sanar a dívida com o jogador e seu agente, ainda assim a atual Diretoria do Flamengo terá passado recibo de incompetência, ingerência e falta de comando, como nos casos com Adriano, assim que assumiu, na forma como agiu com o Andrade, com o Zico e, recentemente, com o Luxemburgo. Sem falar no Pet, que está esperando o jogo amistoso na Sérvia, contra o Estrela Vermelha, e não tem nem notícias se vai haver tal partida, um dia. Mas amistoso contra expressiva Seleção do Piauí houve. E na ida para tal amistoso um diretor do clube se deixa ser filmado, de maneira amadora, em todos os sentidos possíveis, falando o que não devia e fomentado, botando lenha numa fogueira já acesa.

Se tem uma coisa que o Clube de Regatas Flamengo precisa entender é que o Futebol, no Flamengo é maior do que todo o resto do Clube. E que com gestões fracas, ou coibidas pelas comissões disto, comitês daquilo, a coisa não vai dar certo. É preciso um sistema empresarial para cuidar do futebol. Do Clube em si, basta a zeladoria. Para os esportes olímpicos, gestão em separado. Para o futebol, gestão empresarial. E quem se ressente disto ou não tem visão, ou tem interesses patrimonialistas. Ou seja, está errado. Está tirando dos mais de trinta, talvez quarenta, milhões de torcedores, o que de fato importa. E não é a piscina, o ginásio, o bar.

É o time de Futebol, Hexacampeão Brasileiro, Duas vezes campeão da Copa do Brasil, uma da Copa Libertadores e Campeão do Mundo. O torcedor do Nordeste está pouco se lixando para se a piscina da Gávea está limpa. Os de outros bairros do Rio, ou das cidades que a circundam também não. Mas querem um time que lute por título em cada competição em que entre.

As pessoas que dirigem o Flamengo precisam entender que antes ele foi um Clube de Regatas, mas hoje ele é o time de futebol com a maior torcida entre os demais times de futebol. E isso no país do futebol. Que se dane o Cielo, ou os Hipólitos. Eu quero saber é da rodada do Brasileirão. Ah, se sou Heptacampeão brasileiro, e mais uma vez estadual, e ainda ganhei de novo a Libertadores e o Mundial aí sim podemos pensar em remo, natação, ginástica, basquete, voltar a ter times de vôlei.

Esta é a visão do torcedor. Da maioria esmagadora dos torcedores. E para ter times precisamos de patrocinadores. Para termos patrocinadores precisamos de um projeto de marketing que funcione. Em um time como o Flamengo, só as vitórias, e uso apropriado delas junto a sua massiva torcida, farão sucesso.  Sucesso este que só não superarariam, atualmente, Real Madrid e Barcelona, vide as condições vantajosas que ambos os times possuem face ao restante dos demais times de La Liga.

Sim o Flamengo é maior do que qualquer jogador que dele saia. Mas a Diretoria atual é menor do que o Flamengo merece.

E o Ressaquinha Gaúcho já foi tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário