quinta-feira, 8 de março de 2012

O Dia Em Que Os Deuses Do Futebol Sorriram Felizes.



Que belíssimo dia para o futebol aquele em que o principal jogador do mundo, na atualidade, Lionel Messi, faz CINCO gols numa partida, gols de tudo quanto é tipo com abola rolando, quebrando recordes e comandando o MASSACRE do seu Barcelona contra o Bayer Leverkusen, numa partida de UEFA Champions League, que terminou em 7x1, com os outros dois gols do time catalão marcado pelo estreante Tello. Atuação de gala do melhor jogador do mundo, humilhante goleada sofrida pelo time alemão, que só não foi mais catastrófica por lhe ter sido imposta pelo melhor time do mundo.

Que belíssima noite esta, em que o principal jogador brasileiro da atualidade, faz três gols, sendo que um deles pode até vir a ser considerado o mais bonito do ano (e olha que o ano, para o futebol, nem bem começou), liderando seu time em confronto de Brasileiros na Copa Libertadores, num jogo em que estiveram presentes, em ambos os lados do campo, algumas das possíveis estrelas das Seleções Brasileiras, tanto a Olímpica, como a principal, da Copa de 2014. Santos (de Neymar) 3 x 1 Internacional (de Leandro Damião).

E que vitória maiúscula conseguiu o Fluminense, sobre o Boca Júniors, em plena La Bombonera, regido pelo maestro Deco e assessorado por Wellington Nem e Fred. Além das defesas de Diego Cavalieri. O tricolor carioca jogou bem, foi quase sempre superior aos donos da casa, encaixou bem a marcação e com exceção de alguns sustos, causados por sua vacilante e nada confiável defesa, poderia-se dizer que teve atuação de gala. Poderia ter vencido por mais gols, se Tiago Neves acordasse para a partida, ou se seu substituto, Rafael Sóbis, tivesse entrado mais inspirado. Até, mesmo por isso, e mesmo sendo superior ao adversário, quase cedeu o empate no fim. Mas hoje os Deuses do futebol já estavam felizes e não permitiriam tamanha injustiça. O Flu venceu o Boca, em seu próprio alçapão, com autoridade incontestável.

Já o Corinthians, sempre consistente, não passou por sustos e venceu com tranquilidade o Nacional do Paraguai, por 2x0, gols de Danilo e Jorge Henrique. E cabia mais. Mas como é o estilo do atual Corinthians, tal resultado, sem sofrer riscos, é como se fosse goleada.

Que contraste com a noite de ontem, quando o Vasco, em casa, quase se complica frente a um adversário tão inferior que cometeu três pênaltis. Dos quais o artilheiro da Colina, Alecsandro desperdiçou dois. E talvez só não tenha perdido o 3º porque Felipe entregou a bola para Juninho bater e enfim converter. Mesmo assim, contra um adversário débil e em inferioridade numérica (teve um jogador expulso), e técnica, passou sufoco jogando em casa e vencendo por 3x2.

E, o pior, é quase não conseguir ver tais partidas. A do Barça pelo horário, não foi possível. Viva o videoteipe (que acompanho enquanto tento escrever tais linhas). Mas as da Copa Libertadores por causa da picuinha entre as operadoras de TV por assinatura SKY e a NET contra o novo canal e detentor exclusivo de televisionamento entre os canais das TVs por Assinatura, Fox Sports. A atitude das operadoras de TV por Assinatura mais me parece um caso de cartel, que prejudica o consumidor e por isso deveria ser proibido e punido pelo CADE.

Ah! Ainda tivemos a primeira fase da Copa do Brasil. Torneio menos importante, mas, ainda assim empolgante para os times que a disputam. Certamente irá se tornar uma competição melhor quando tiver um calendário mais adequado e menos burro, ou seja, quando puder contar com a presença dos principais times do país, que por disputarem a Libertadores são excluídos deste torneio.

E tem time da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, como o Figueirense, que não conseguiu se "classificar" para disputar a Copa do Brasil, enquanto times que em nenhuma divisão estão, mas que ainda assim estão disputando o torneio. Que raios de critérios são estes? Parece até punição para os melhores times. E nas principais Ligas do mundo isso não acontece.
Ainda assim é o caminho mais curto para a Libertadores do ano que vem. E teve goleada do Cruzeiro, virada do Grêmio, São Paulo penando para vencer seu adversário... etc.

Para fechar bem, voltando à UEFA – Champions League, pela primeira vez na história um time Cipriota, o APOEL, passa as quartas de final.

Que quarta-feira abençoada pelos deuses do futebol. E amanhã tem mais. Amanhã tem Mengão. Mesmo desfalcado, mesmo vivendo sempre à beira da próxima crise, nunca se pode esquecer que o Flamengo é o Flamengo.

OBS: Por causa da palhaçada do “cartel” SKY-Net, só falta mesmo é saber aonde vou conseguir assistir o jogo do Mengão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário