quarta-feira, 7 de março de 2012

Cerveja Liberada!

Até que enfim falou mais alto a voz do bom senso. E, pelo menos, na Copa do Mundo, teremos de volta a cerveja nos Estádios.
Isso se a Dama de Ferro dos Trópicos não vetar e melar a festa.

Não há razão para não haver cerveja em eventos esportivos em estádios de futebol. No Pan 2007 havia cerveja. E não houve violência. Nem haviam as blitz de Lei Seca na época.
A violência nos estádios está muito mais associada a grupo paramilitares, transvestidos de Torcidas Organizadas. E, em tese, elas não teriam ação durante a Copa do Mundo; Mas são todas as torcidas organizadas que são beligerantes? Não. São todos os seus integrantes, mesmo das beligerantes, que vão se envolver em conflitos? Não. É eficaz instituir Lei Seca nos estádios para que não haja confrontos entre torcidas organizadas, ou entre facções da mesma? Não. É somente dentro do estádio, ou no perímetro de segurança definido pelo entorno dos estádios que há confrontos entre tais torcidas? Não.

Então, é BALELA, HIPOCRISIA e DEMAGOGIA defender a Lei Seca dentro dos estádios. Seja na Copa do Mundo ou em qualquer campeonato. Em tempo. Em estádios europeus e americanos (de beisebol e do Football deles, diferente do "nosso soccer"), os torcedores podem beber e se divertir vendo jogos. Só não podem brigar. Aliás, em lugar nenhum se pode brigar.

Logo, fiquemos felizes por podermos assistir partidas de futebol, nos estádios, bebendo tonéis de chopps.

Ainda assim, infelizmente, um dos piores privilégios horrendos ainda estará valendo na próxima Copa. A demagógica e fatídica meia-entrada. Com cotas ou sem, para estudantes ou idosos. Não importa. Se alguém paga meia-entrada, é porque alguém subsidia o preço desta entrada. Seria engraçado se não fosse trágico. No mercado ninguém paga meio preço do pão, ou do quilo de feijão, por ser estudante, idoso, ou seja lá o que for. E todos pagam impostos iguais quando compram tais víveres (e aí sim existe uma injustiça, mas quem quer mexer com isso?).

Já no preço de um ingresso seja para um jogo, um show, ou uma exibição de teatro ou cinema se criou este "monstro", este "saco de maldades", que faz um proletário, não estudante, pagar o dobro do preço que um estudante de escola, mesmo sendo  privada, mesmo que este estudante (ou seus pais) pudesse(m) pagar o dobro do preço.

Pelo menos a Lei da Copa mostra um caminho. Ainda não é o ideal. O ideal é liberarem bebidas alcoólicas em todos os estádios, em todos os eventos e campeonatos. E não mais existir a famigerada e perniciosa meia-entrada. Para nenhum tipo de evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário