quinta-feira, 7 de julho de 2011

Se Nesta Rodada Não Teve Frango do Rogério Ceni, Teve Pollo.

O Flamengo venceu o São Paulo por 1x0, no Engenhão, gol de Bottinelli (foto), e subiu na classificação do Brasileirão, que tem o Corinthians como líder, após vitória, de virada, por 2x1, sobre o Vasco, na reestréia de Juninho Pernambucano, que marcou no início. Ralf e Paulinho viraram para o Timão.

Numa rodada em que os mandantes fizeram o dever de casa, menos o Avaí, que claudicando conseguiu um empate heróico frente a um visitante indigesto, o Bahia (2x2 na Ressacada), Inter (1x0 sobre o Atlético Paranaense, gol de oscar, em passe de Leandro Damião), Cruzeiro (com dois golaços do argentino Montillo), e Ceará (que enfiou 3 gols no galo, q pode até se sentir mais relaxado, após perder duas seguidas de quatro), até que o 1x0 do Fla sobre o Tricolor paulista foi pouco. E foi mesmo.

Teve o pênalti, aos 05 minutos do segundo tempo, sobre Ronaldinho Gaúcho, não marcado. Recebeu carga por cima e toque por baixo. Caiu mas o árbitro nada marcou. Lastimável. Numa partida em que o Flamengo estreava nova composição tática, o desenho inicial, proposto pro Vanderlei Luxemburgo não funcionou.

Embora a primeira etapa da partida tenha sido interessante, agitada, e com boas chances pro rubro-negro, com boa presença de área de Deivid (numa de suas melhores partidas com o manto sagrado), só com as mudanças feitas na segunda etapa da partida o time chegou à vitória. Negueba e Bottinelli entraram, no lugar de Deivid (injustamente sacado – antes fosse o Renato, que nada tem feito), e do Aírton. Mas foi justamente destes dois jogadores que saiu a jogada do gol que definiu a partida. Negueba caiu pela ponta direita (nas costas de Juan, onde, inexplicavelmente o Flamengo pouco explorou), e cruzou para a área. Tiago Neves fez corta-luz, para a chegada de Bottinelli que fuzilou para o gol de Rogério Ceni.

Rivaldo ainda entrou, para tentar reverter o marasmo tricolor, mas foi dos pés de Dagoberto que saiu o melhor lance do São Paulo na partida, numa cobrança de falta que enganou parte da torcida, ao bater nas redes por fora. Justo Dagoberto que deveria ter sido expulso por entrada desleal em Junior César, no início da partida.

Menos mal que o placar tenha feito justiça ao primeiro Hexacampeão Brasileiro.

O Inter jogou uma partida de ataque contra a defesa. Até que o atacante, Leandro Damião, em bela jogada, conseguiu encontrar o meia, promessa de craque, Oscar, no meio da área, que fuzilou para o gol, decretando Inter 1x0 Atlético Paranaense. Já em Minas, Montillo, sempre ele, detonou o Grêmio, com dois golaços. Papai Joel deve estar feliz.

E o Galo... Viu o vovô ser parcimonioso, e comedido. Só meteu três, onde todos metem quatro. O Ceará, em casa, fugindo da zona da degola, encontrou o Atlético Mineiro e sapecou um 3x0 sem perdão. Eu bem que falei, em outras bandas, que no Cartola FC a defesa do Vovô era uma barbada.

Pena, não tanto, que eu mesmo não tenha seguida tal escrita. Preferi apostar no goleiro do Bahia. Na verdade, o rubro-negro Marcelo Lomba, que tomou dois gols do time da casa, o Avaí. Mas o Bahia, em plena ressacada, saiu atrás no placar e conseguiu a virada. E o Lomba fez belas defesas. Dos 4 times que cairão no final do ano, um deles deve ser o Avaí. Já o Bahia, que acreditávamos ser um deles, parece ter futebol e elenco para, pelo menos, ficar na elite por mais uma temporada, mudando o foco do sul para o Nordeste.

Nesta rodada não tivemos um gol frango do Rogério Ceni, o que talvez explique o placar mínimo na vitória do Fla sobre o São Paulo. Mas o Pollo deu o ar da graça.

E na Copa do Mundo de Futebol Feminino nossas meninas (que estão longe daqui), também nos enervaram durante o primeiro tempo, mas, no segundo tempo deslancharam e despacharama Guiné Equatorial por 3x0, com um golaço da zagueira Érica (matou no peito, deu um banho-lençol-balão, e sem deixar a bola cair chutou de esquerda no gol). Os outros dois gols foram da nossa atacante, Cristiane. Um deles em penalti sofrido por Marta. Pena que nas quartas de final terão de enfrentar a seleção dos USA (que perderam hoje, por 2x1, para a Suécia (mais por demérito da n.º 6 norte-americana, que cometeu um penalti e desviou uma bola numa cobrança de falta, para o próprio gol, do que por méritos próprios das escandinávas. Se bem que teve um impedimento mal marcado no final, contra as nórdicas), numa espécie de final antecipada.

Enquanto isso, nos pampas... A Argentina empatou, de novo, desta vez contra a Colômbia, em 0x0. Isso porque a arbitragem foi omissa e equivocada. Teve lance de pênalti gravoso, absurdo e escandaloso sobre jogador da Colômbia. Mas que não foi marcado. Detalhe: Era lance para marcação de pênalti e cartão vermelho para o defensor argentino.

Eu que até comecei esta Copa América torcendo para nosotros hermanos. Acabei de visitar suas terras, e fui mui bien recebido nelas. Mas começo a torcer para que a seleção argentina seja eliminada ainda na primeira fase. Pelo pouco futebol apresentado. E porque não colocam o Milito certo para jogar (o atacante, irmão do defensor que é titular).

Aguardemos complemento da rodada, do Brasileirão, e o final de semana, com o jogo da Seleção Brasileira, para a conclusão a segunda rodada da Copa América.

Fonte da foto:http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/13256

PS1: E o Santos? Ah! Conseguiu folga do Brasileirão, graças às amizades junto ao Circo do Futebol Brasileiro. Porque o São Paulo não conseguiu tamanha benesse? Ou porque o Fluminense não reclamou?

2 comentários:

  1. ótimos comentários Viegas!

    Sobre a copa america: está realmente uma bosta! Ainda bem q a maioria dos jogos é tarde por aqui e eu nao posso ve-los... assim nao perco muita coisa!

    Sobre o nosso Mengao: eu nao vi o jogo de ontem, já que só rola pra eu ver os jogos dos fins de semana ou de quarta às 19:30.
    Contra o America MG eu percebi que o Leo Moura simplesmente parou de ir à linha de fundo! Está jogando um futebol burocratico ali pelo meio. Achei uma pena, pois ele vinha sendo o melhor (ou pelo menos mais regular) jogador do Fla nos ultimos 5 anos!
    Nao sei se isso teve a ver com sua contusao... como ele foi no jogo de ontem? Imagino que deve ter ido melhor, já que teve à sua frente o "Juanito", que ele conhece muito bem.

    Um grande abraco Viegao!
    Daniel Burnier

    ResponderExcluir
  2. Salve, meu nobre.

    Pois é. O Léo Moura ficou preso na marcação, ao Juan e ao Fernandinho, pouco avançando. E adquiriu o péssimo h[abito de não passar da ponta da grande área adversária. Acho q ele não conhece a cor da bandeirinha de escanteio do adversário.

    Vamos ver amanhã, contra os tricoletes.

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir