quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Que Vença o Melhor. E Que Empate O Pior.


O pior que poderia ter acontecido para qualquer uma das equipes que abriram a 32ª rodada do Brasileirão 2010 na noite de quarta feira, dia 27.102010, era sair derrotado. Mas, o empate em 1x1 pode custar caro para ambas as equipes.

Para o Mengão, jogando em casa, além da decepção de mais uma apresentação ruim da equipe, que marca mal, que cede espaços, que não tem saída de bola, passa mal e não tem jogadas de ataque, a colocação na tabela continua preocupante, poucos pontos a frente da turma que luta contra o rebaixamento, e que ainda jogará nesta rodada.

Para o Timão, os dois pontos perdidos podem significar a perda do campeonato. Se com o empate igualou a pontuação de Fluminense e Cruzeiro (54 pontos), no topo da tabela do Brasileirão 2010, ambas as equipes ainda jogarão nesta rodada, podendo abrir diferença para o time do Parque São Jorge.

Apesar de não ter a melhor posse de bola, o Corinthians jogou melhor, marcando forte no meio-de-campo e partindo no contra-ataque. Desta forma criou as melhores chances de gol da partida. Tanto que assim Ronaldo marcou, em jogada originada de uma bobeira num lance de lateral, no ataque do Flamengo (mais uma vez o time rubro-negro entrega a bola ao adversário em uma cobrança de lateral). E o Timão poderia ter feito mais, se não fosse a caprichosa trajetória da bola batida por Bruno César, em cobrança de falta, que encontrou o travessão rubro-negro.

De melhor, para o Flamengo, foi o gol de Diogo (foto), escorando cruzamento de escanteio de Marquinhos, desviado por Renato Abreu, no início do 2º tempo, encerrando o jejum do atacante e, por fim, mantendo a invencibilidade de Luxemburgo no comando. Contudo, para o Flamengo, ainda faltam 7 pontos para garantir-se na elite e evitar o inédito descenso. Quem dirá garantir vaga na Sul – Americana do ano que vem.

Falando de Copa - Sul Americana, empates também nos jogos de Atlético Mineiro com o Palmeiras, em 1x1, gols do Gladiador para o Verdão, e Obina para o Galo, em jogo com lances polêmicos de arbitragens (embora acredite que a arbitragem tenha acertado no mérito), e de Goiás 2 X 2 Avaí, num confronto entre times que hoje se encontram na zona de rebaixamento do campeonato nacional, o que mostra que esta Copa Sul- Americana é um engodo e deveria ocorrer junto à Libertadores no calendário, assim como a Europa League em relação à UEFA Champions League. É torneio consolação. E não tem motivos para dar vaga à Libertadores do ano seguinte, nem tirar vaga de time brasileiro para a competição mais importante do continente, independente de quem a ganhe.

Vamos continuar batendo na tecla dos calendários e das estapafúrdias formas e regras dos campeonatos que acompanhamos. Desde 4 times caírem no Brasileirão, feito que não ocorre em nenhuma das grandes ligas de clubes do mundo, como, no caso dos estaduais brasileiros, seu desproporcional tamanho em relação a cada vez menor importância que possuem.

O estadual paulista do ano que vem confirma o formato com 20 clubes na 1ª fase, de todos contra todos, em turno único, e 8 times na 2ª fase, em mata-mata. Ridículo. E começa em 16 de janeiro do ano que vem. Nada de férias, ou pré-temporada para os times grandes. Quem é que ganha (lucra) com isso? O time grande, nem seu torcedor, e que não é.

Fonte da foto: http://www.flamengo.com.br/site/noticias/noticia.php?id=10956

Nenhum comentário:

Postar um comentário