sábado, 23 de outubro de 2010

Uma Vez Pelé, Sempre Pelé!


Édson Arantes do Nascimento, apenas o melhor jogador de futebol em todos os tempos, e que desbancando outros valiosos nomes do esporte em sua época foi escolhido o Atléta do Século XX, completou, nesta data, 70 anos.

Infelizmente não pude ver o Rei Pelé em campo, ao vivo. Ainda bem que existem os videotaipes que nos mostram, narram e rasgatam boa parte de sua história. Pena que não toda. Ficaram devendo às gerações posteriores aquele que é dizem ter sido o mais belo de seus 1285 gols.

Mas temos os registros das conquistas de 58', 62' (mesmo contundido) e 70', com a Seleção Brasileira, e o sofrimento e a dor em 66'.
Temos também os dois primeiros títulos mundiais de um clube brasileiro. O Santos de Pelé, Zito, Pepe e Coutinho.

Se existessem campeonatos brasileiros na época de Pelé, o Santos seria octacampeão, pois ganhou 5 Taças Brasil (de 1961 à 1965) e uma Taça Roberto de Gomes Pedrosa (que estão mais para a Copa do Brasil do que para um Campeonato Brasileiro).

Mesmo sem ter sido campeão brasileiro, foi três vezes campeão mundial com a Seleção Brasileira e duas vezes campeão mundial pelo Santos. Se hoje somos pentacampeões mundiais, agradeçamos a ele.

De qualquer forma, quantos gols não ficaram em nossas mentes, mesmo os vendo em VT, como o da final na Suécia, contra os donos da casa. Ou o da Final no México, contra a Itália. Temos ainda o gol mil, de penalti, no Maracanã, em 19 de novembro de 1969, em cima do Vasco da Gama, quando após converter o penalti, com a invasão de campo dos jornalistas, pediu para que o País cuidasse de nossas crianças... Se tivessem ouvido o Rei na época... Quanta coisa não seria melhor hoje no Brasil?

E quantos passes, e "não-gols" foram imortalizados pelo melhor e mais completo jogador de futebol de todos os tempos. Quanta gente boa, do ramo o enaltece até hoje. De colegas de profissão, como Puskas, Beckenbauer e Zico, quanto os jornalistas, daqui e de qualquer parte do mundo.

É o maior ídolo e símbolo maior do futebol e do esporte nacional, senão do mundo. Transcendeu a barreira dos esportes e é, até hoje, a personalidade nacional com mais prestígio em todo o mundo.

Se na música, Lennon disputa com Mozart, na pintura, Van Gogh e Picasso são concorrentes, tratando-se o futebol como arte, nas artes, de maneira geral, Pelé só encontra corolário em Da Vinci. E se tivessem vivido na mesma época, certamente, Da Vinci teria feito o retrato de Pelé.

Como disse antes, não vi Pelé jogar ao vivo. O melhor jogador que tive o prazer, e o privilégio, de ver jogar (e recentemente ver ao vivo, mas não consegi tirar fotos), foi o Zico.

Fica portanto registrado o momento em que ambos jogaram juntos (foto), lado-à-lado, em 06 de abril de 1979, no Maracanã, em partida beneficente às vítimas de uma enchente em Minas Gerais. Flamengo 5x1 Atlético Mineiro.

Pelé, 70 anos de Édson Arantes do Nascimento.
Parabéns, Vossa Majestade. E muito obrigado.

Fonte da foto: http://www.colecione.com.br/manchespotiva78.jpg

Um comentário:

  1. caríssimo confrade: viste o filme do timão 100 anos? imperdível. venha ver com as meninas aqui em copacabana, chifaizfavor. todos os seus valorosos oponentes *ainda* se encagaçam ao falar do rei. uma pena que ele falando seja mais ou menos como um comercial de rexona ou, para ser mais preciso e metódico, "vitasay", que foi um remédio que ninguém tomou e todo mundo da indústria farmacêutica imitou... heh. lembro bem de seus comentários feitos à vista da copa de 94... "ora, era só dar uma chapéu no cara...", "tava uma uva para ele passar de trivela para o ponta esquerda...". ninguém entendeu e todos, à época, chamaram-no de prepotente e egomaníaco, ao que eu sempre sugiro que vão assistir aos videotêipes: ele, em seus comentários, só sugeriu o que faria, com a visão de jogo e o preparo que tinha. e fazia.

    tentar espinafrar o comentário de quem fez o que fez — e fez direito — pelo país, pelo santos e pelo escrete, ora, vá dar meia hora de bunda...

    não sei quem vai jogar, em jogo que há de se consagrar em futuro próximo, em homenagem a pelé, com a camisa 70 do santos. durma-se com um barulho desses.

    li na placar do zico que hoje se o contribuinte edson arantes do nascimento ainda jogasse pelo santos, ganharia o salário de r$7.000,00.

    meia hora de bunda é pouco para os detratores.

    abração.
    carlos.

    ResponderExcluir