sábado, 2 de outubro de 2010

Com Zico, Sempre.



É triste o dia em que o maior ídolo da maior torcida do Mundo se vê obrigado a deixar o Clube pelo qual tanto fez e ao qual voltou há apenas 4 meses atrás, com um projeto de longo prazo, que tinha como objetivo profissionalizar o Departamento de Futebol do Flamengo, tirando-o do abissal e jurássico atraso em que se encontra.

Mas o atraso tem seus interessados. Há quem viva do caos. Como na política nacional, há quem viva da miséria alheia, da bagunça e da desordem administrativa. Para tal, fazem uso de falsas acusações e de negociatas, recebendo propinas de toda espécie, e submetem-se a qualquer forma de corrupção possível. A estas pessoas não interessa a transparência, a eficiência, o respeito às regras, e muito menos, pessoas de caráter ilibado capitaneando mudanças que interferem nos poderes que tais pessoas têm.

É estarrecedora a notícia da saída do Galinho do comando do Departamento de Futebol do Flamengo, devido às caluniosas, levianas e premeditadas denúncias de favorecimento ao CFZ, ou aos filhos do Zico, sobre negócios que teriam supostamente prejudicado o Flamengo. Fez bem o ídolo em pedir demissão e proteger a si e a sua família dos mafiosos que sugam o sangue rubro-negro.

Quem é este Sr. Leonardo Ribeiro? Uma espécie de Dilma, ou de Erenice, no Flamengo? Um “torcedor profissional”, que vive às custas do time, ao invés de sustentá-lo, de lhe dar suporte? E, como assim, um líder de facção de torcida (dita) organizada pode ser membro de qualquer cargo em uma diretoria de clube. Ainda mais Presidente do Conselho Fiscal. Obviamente nem é ele o maior interessado na queda do Galo. E o alvo maior deve ser a Patrícia Amorim (embora já tenha gente dizendo que o tal Sr. Leonardo Ribeiro é ex-cabo eleitoral e assessor parlamentar dela, na Câmara Municipal).

As “forças ocultas” da oposição venceram mais uma batalha. Devem estar felizes vislumbrando a vitória final, pois, sem Zico em seu caminho, a Patrícia deverá se tornar alvo fácil.

Ah! Mas não foi o Zico que não conseguiu montar um time pós Copa decente? É. Ele não teve respaldo da diretoria financeira de quem era refém, dependente de “sei-lá-quantas” autorizações. Sem autonomia para poder assinar cheques não se comanda nem uma cantina de colégio, quem dirá o Departamento de Futebol de um Clube Hexacampeão Brasileiro.

Então quem diz que, como gestor, a passagem de Zico pelo Flamengo foi desastrosa, caso do Sr. Renato Maurício Prado (que também parece estar vinculado a algum interesse, no mínimo suspeito), não está considerando que, com mãos atadas, não se tem o que fazer. Outros jornalistas também se manifestaram no sentido de que a saída não poderia ter se dado da forma como ocorreu. Mas ninguém tem condições de dizer, sem margem de erro, que as coisas poderiam ter sido mais bem conduzidas. Não sabemos, e talvez jamais venhamos saber, o que de fato aconteceu em mais um caso escabroso, nebuloso e nefasto.

Júnior, o antigo maestro, que já passou pela mesma função que Zico ocupou, e também foi sabotado, sabe muito bem como funciona a bagunça, equivocadamente chamada de democracia, que impera na Gávea. Escreveu sobre a saída do amigo, colega rubro-negro dos tempos de jogador, no Fla e na Seleção, em seu site: http://globoesporte.globo.com/platb/visaodejogo/

Não há como gerenciar o Flamengo sem que suas decisões passem pelo crivo de diversos setores do Clube, muitos deles devidamente aparelhados pela oposição a quem quer que esteja na Presidência do Flamengo.

O interessante é entender que nem Júnior, nem Zico conseguiram trabalhar em prol do Flamengo porque dentro da Gávea há gente que se opõe a eles. O que leva essas pessoas a se oporem ao Zico? Que interesses estão por trás destas manobras, de todo este jogo sujo?

Quantos gols este tal de Leonardo Ribeiro fez pelo clube? Quantas vitórias e títulos ele conquistou para o Flamengo? Quanto dinheiro ele trouxe para os cofres do Rubro-Negro?

Nessa luta, venceu o interesse pessoal de uns poucos sanguessugas e perdeu o próprio Clube de Regatas Flamengo, e sua imensa torcida. Quem agora irá construir o Centro de Treinamento e organizar as divisões de base se nem Zico conseguiu? Com que credibilidade, com que moral, com que respaldo vão se dar os negócios feitos entre o Clube e seus patrocinadores?

E ainda periga o time cair para a Segundona. Como se mantém o elenco, o moral do grupo (que já não é dos melhores, vide a posição do time na tabela, pior campanha de um campeão brasileiro no ano seguinte à conquista do título, bem como ao relacionamento do treinador Silas, no relacionamento com seus comandados), no meio deste turbilhão de escândalos golpistas, de maracutaias e negócios escusos? Como se mantém o “foco” do elenco, para que não venhamos a sofrer a inédita humilhação de sermos rebaixados a uma divisão inferior?

Li todos os sites e blogs, do pessoal que vale a pena ser lido, da imprensa, acerca deste triste fato. Tanto os vinculados à Globo (Marcelo Barreto, Paulo César Vasconcelos, Lédio Carmona, Ilan House, Emerson Gonçalves, Décio Lopes, além dos já citados Renato Maurício Prado e Júnior), assim como aos ligados à ESPN (PVC, Paulo Calçade, Mauro Cezar Pereira, Patrícia Lopes e Juca Kfouri), e anseio por ler o que irá dizer o (poeta)Fernando Calazans. Vi todas as versões das notícias e declarações, inclusive anteriores, do Zico, do filho do Zico, do Presidente do Conselho Fiscal do Flamengo, da Patrícia Amorim e ficou bem claro que o maior prejudicado com a saída do Galinho foi o Flamengo. Que a maior vítima desta história é a Nação Rubro-Negra e nada além de política feita à base do Jogo Sujo foi o que acarretou a demissão do maior ídolo, e eterno camisa 10 da Gávea (imagem).

Impressionante. A briga pelo poder no Flamengo é uma guerra inconseqüente e insana, que não poupa ídolos, nem se mede danos. A teoria do “quanto pior melhor” é levada a uma prática extremista, irresponsável e vilipendiosa. O maior adversário do Flamengo está dentro da Gávea e senta-se nas reuniões da Diretoria. Será que era sobre este estado de coisas que Zico estava querendo nos alertar quando criticava a conquista do Hexa e o preço que ela têm custado para o Flamengo?

Desde que a Patrícia Amorim assumiu a presidência do Clube que a oposição mina o mandato dela de todas as formas. Começaram dizendo que o marido dela é tricolor, que ela só tem olhos para a “Turma da Piscina”, fora as declarações preconceituosas, machistas-chauvinistas, ou sexistas (até chamada de lésbica a “Patrição”já foi) , passando pelos erros e declarações equivocadas do ex-gerente de futebol anterior, Marcos Braz (sua péssima gestão, seus desmandos, declarações polêmicas e brigas com o Pet), pela(s) falta(s) de disciplina de jogadores, como nos escândalos provocados por Adriano, no início do ano, à lentidão na autorização para as contratações de jogadores para recompor o elenco, para chegarmos ao momento atual, com os ataques à pessoa e à família do Zico, culminando em sua demissão, através de carta aberta em seu site: http://www.ziconarede.com.br/portal/znr/colunas.php?pa=1589

Tenho a convicção, que espero o tempo transforme em certeza, de que “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo”. E que o arremedo de Flamengo de hoje venha a se exaurir, para que possamos ver, em breve, ressurgir o Urubu-Rei Rubro-Negro, com toda sua força e plenitude. Só que, por ora, fica o gosto amargo, a tristeza sem par, o desalento e a certeza de que o Mais Querido está nas mãos de gente mal-intencionada, desonesta, escroque, covarde e mau caráter, quando o ídolo maior do Flamengo, em toda a sua história, se despede do clube com amargas palavras:

“(...)morreu no meu coração esse Flamengo de hoje que está representado por essas pessoas, algumas delas que sequer conheço e atuam dentro do clube como se fossem os donos.”

5 comentários:

  1. camarada, esta é a notícia funérea do final de semana. faço minhas suas palavras. tão felizes que ficamos com a chegada do galinho, tão órfãos que ficamos com sua saída prematura. só se pode imaginar longinquamente o que terá realmente acontecido para o maior ídolo rubro-negro jogar a toalha.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao Flamengo, de hoje, de agora, tudo muito lamentável. Que força, na terra ou no mar, poderá, a partir de agora, modificar a desordem instaurada? O que dizer ao Zico, nosso ídolo incondicional e eterno? Que foi ele usado após emprestar sua boa e incólume imagem num piores momentos da história recente do Clube e, então, jogado à lama, morada própria dos fanfarrões que deslealmente o denunciam. Mais uma tristeza nesse ano insistentemente infeliz.

    ResponderExcluir
  3. A MINHA MAIOR TRISTEZA E QUE QUANDO O ZICO VOLTOU PARA O FLAMENGO FALEI PAR MEUS FILHOS AGORA QUE O ZICO VOLTOU O FLAMENGO VAI FICAR MAIS FORTE AINDA SO QUE AS PESSOAS NO BAGUNÇADO FLAMENGO NÃO QUEREM TRANPARENCIAS QUEREM BAGUNÇAS PARA COMEREM DINHEIRO SEM SER INCOMODADOS E NÃO DEIXARAM O GALO MELHORAR A IMAGEM DO NOSSO CLUBE E AS CCONDIÇÕES DE TRABALHO DOS NOSSOS ATLETAS E LAMENTAVEL OUVI DE SEUS FILHOS , PAI O FLAMENGO VAI CONTINUAR PERDENDO NÉ

    ResponderExcluir
  4. Não sou flamenguista mas a admiração pelo Zico é essencial para quem gosta do bom futebol. Não apenas por ele em campo, mas pelo sua posição e transparência, de honestidade e de profissionalismo. Zico é a figura que todos os clubes tradicionais deveriam ter e serem honrados pela torcida, como Becknbauer para o Bayer. Mas é incrível como a cartolagem e a mentalidade de ganhar um por fora fazem parte do íntimo. Uma pena para o futebol brasileiro e carioca. Até quando precisaremos de mais situações assim para conscientizar não só o torcedor? E quem, no fim das contas que mais leva dinheiro nessa roubalheira? Não deve ser esse capitão léo, o buraco deve ser mais embaixo.

    Tonho.

    ResponderExcluir
  5. É, pessoal...
    Coisa está feia.
    Obrigado Carlos pelo comentário. Podes contar que sempre que algo relevante acontecer com o nosso Mengão, postarei aqui.

    Obrigado Tonho. Sei o quanto amas o futebol. E sei que com todas as diferenças que temos, inclusive sobre futebol, sua visão e sua opinião são sempre fortes, embasadas, e de rara visão. Não à toa nossas discussões são tão intensas às vezes. Obrigado pela solidariedade. Voce sabe que fiquei feliz quando o bebeto assumiu o Botafogo, triste quando saiu, de maneira até, de certa forma, semelhante ao que aconrteceu com o Galinho agora. Sabes tb que vibrei qd Dinamite chegou a presid~encia do Vasco. Via como um sinal de q, enfim, havia luz no fim do tunel. Pelo menos o Dinamite continua lá. E até mesmo na política, conseguiu se reeleger, enquanto Eurico (ainda bem), foi rechaçado no vestibular das urnas no último pleito.
    E que pena que nem o Zico tenha sido capaz de dar jeito na bagunça que se perpetua na Gávea. Perde, mais que o Flamengo, o futebol como todo.

    Agradeço tb aos demais comentários aqui feitos. Fiquem a vontade para comentar, sempre. O Alcooroll é para voces. Gostaria de agradecer nominalmente, mas como os comentários foram anômimos, só posso deixar registrado o meu muito obrigado.
    LAViegas (AlcooRoll).

    ResponderExcluir