sábado, 4 de setembro de 2010

Última Rodada do 1º Turno do Brasileirão 2010.


Após longo e tenebroso inverno, sem escrever, conseqüência, dentre outros fatores, também do estado de coisas em que se encontra o futebol brasileiro, com o pífio desempenho apresentado durante a Copa do Mundo, e, em particular com a situação do Flamengo, com sua campanha “código binário” (interrompida por uma derrota de virada nos acréscimos do 2º tempo, em Campinas), volto aqui para, em primeiro lugar, novamente pedir desculpas pela ausência, e, em seguida, voltar aos comentários sobre o futebol, bem como sobre outros esportes, e sem esquecer o Roquenrow e as biritas...

Que o moral rubro-negro não anda em alta, isso não é novidade. Seja por fatores extra-campo, seja com a bola rolando. Mesmo após a mudança no comando da equipe, e, antes mesmo disso, com a volta de nosso ídolo máximo, agora no comando do Departamento de Futebol da Gávea, a nação ainda está ressabiada.

Mesmo na 1ª partida pós Copa já se podia ver que as coisas estavam para baixo, com a torcida do Mengão em menor número do que os botafoguenses no Maraca. De qualquer forma, se a Nação Rubro Negra não esteve presente em grande quantidade, pelo menos qualidade não faltou, inclusive contando com a presença ilustre dos fundadores da FLAustria, meus amigos Daniel Burnier e sua namorada austríaca, Sandra (foto), que moram em Viena. Além de acompanhá-los, pude pagar uma dívida com o meu sobrinho, Hugo Viegas, 30 anos, de levá-lo a um jogo no Maraca. Apesar dele ser Vascaíno torceu conosco pelo Mais Querido, em sua 1ª vez no Palco Sagrado do Futebol Mundial. Menos mal que vencemos, mas, não me lembro quando foi a última vez em que a torcida do Flamengo estivera em menor número do que a de qualquer outro time em pleno Maracanã.

Para piorar, vamos ficar sem a nossa casa, que fecha para as obras visando a Copa 2014. Não sei para quê fechar, muito menos porque estão destruindo o anel inferior do estádio que já foi o maior do mundo, mas que só diminui de tamanho a cada obra. Lembrando que a última foi para o Pan 2007, ou seja, há três anos atrás. E como é que para reformar o Estádio Mario Filho serão necessários mais de 700 milhões de Reais? O Fielzão, construído por inteiro, do nada, não vai custar cerca de 500milhões?

Se por um lado o tricolor carioca vai bem, continua líder e tem, ao lado de Santos e Inter, um dos melhores elencos do país, sua saúde inspira cuidados, após os recentes “espirros”. Já se foram 4 empates (Grêmio Cigano, Cruz-Maltinos, Bambis e Palestra Itália) e a “gordura” que tinha em relação ao vice-líder já foi pro espaço (considerando-se que o Timão tem um jogo a menos). Um tropeço em Campinas, nesta rodada de fim de turno, deve acender o sinal amarelo nas Laranjeiras.

O alvinegro vai se mantendo entre os líderes, mesmo sem jogar bem. Mesmo que saia derrotado, no confronto entre o “Rei” e o “Príncipe”, “Papai Natalino” fechará o 1º turno com a equipe na zona da Libertadores, que virou G6.

Já os Portugas defendem a invencibilidade pós Copa (ou de seu comandante, no Brasileirão, que antes treinava o Ceará), justamente contra o ex-clube de PC Gusmão. Defesa arretada de fechada, e com cria da Gávea no gol (Diego).

Ao que tudo indica e não havendo grandes surpresas, o título do Brasileirão 2010 ficará nas mãos de um dos líderes ao fim do 1º turno: Fluminense, Corinthians, Inter ou Santos. Já na luta por não cair a briga parece que será mais acirrada e ainda é muito cedo para se prever algo.

Parabéns aos Meninos da Vila pela Copa do Brasil. E aos Colorados por mais uma conquista continental, o Bi da Libertadores. Será que algum clube brasileiro fatura a Sul-Americana, e com isso, mais uma vaga para o Brasil, na Libertadores 2011?

Em breve, comentários sobre o Mundial de Basquete, na Turquia(tem Brasil X Argentina pelas Oitavas de Final no Dia da Independência), US Open (último Grand Slam do ano, com Nadal e Federer arrasando seus oponentes, além das belas Ivanovic, Wozniacki e Sharapova).

E também: Resenha sobre um recente álbum de uma das maiores bandas de Heavy Metal de todos os tempos. E a volta das degustações de cervejas.

Até breve.

Foto: Joana Carolina Viegas – Maracanã - 14.07.2010 – Flamengo 1x0 Botafogo.

Um comentário:

  1. Salve Viegas! Este dia foi muito especial. Pude finalmente assistir um jogo no maraca na presença de dois de meus grandes amigos e além disso pude mostrar para a Sandra o maior templo do futebol. Pena que foi exatamente no (único?) dia em que a torcida do Flamengo foi menor que a do adversário. Mas eu já expliquei pra ela que nao é assim. Foi uma excecao, quase como um alinhamento planetário!

    Obrigado pelos ótimos momentos futebolísticos, cervejeiros e rock'n'roll! A Sandra adorou conhece-los... agora ela conhece uma parte fundamental da minha vida, que sao meus amigos, que apesar de distantes de mim fisicamente, estao sempre comigo.

    Um grande abraco!

    ResponderExcluir