quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vai Começar a Festa!


Aliás, já começou hoje, com a festa de abertura, Fergie e Shakira encantando o publico com seus belos atributos, mas bola rolando,que é o que de fato importa, só amanhã de manhã.

E enquanto a bola não rola, a ansiedade só aumenta. Esquecemos até de comemorar a vitória de Rafael Nadal em Roland Garros. Durante a semana pudemos assistir à cobertura da imprensa, alguma polêmica, a bruxa tirando mais alguns jogadores do mundial enquanto outros correm contra o relógio para estarem em campo, casos de Robben, Drogba, Pirlo e Julio César, que no treino de hoje, deu sinais de que está recuperado da lesão.

Entre as principais polêmicas, tivemos o anúncio de Felipão no Flamengo, pelo Renato Maurício Prado (O Globo e Sportv), agora negado pelo próprio Felipão, segundo o Vice do Fla, Hélio Ferraz; A Jabulani, a nova bola da Copa, detestada pela maioria esmagadora dos jogadores, mas beijada por Kaká (patrocinado pela fabricante da bola); Vuvuzela só não pior do que Axé, conforme José Trajano (ESPN), dentre outros detratores das cornetas africanas; Ramirez deve ou não ser titular, no lugar do Felipe Melo?; e; Gol de Mão é falta da Ética? Esta última protagonizada por Renato Maurício Prado x André Rizek, discussão iniciada no programa Seleção Sportv, e continuada nos blogs de ambos.

Acho que o Renato Maurício Prado está dando furos demais. Primeiro foi o anúncio de Deco no Flu, agora Felipão no Fla. Além de cobrir a Copa, não se desliga das questões acerca do futebol, em terra brasilis. Ver e conferir em: http://oglobo.globo.com/esportes/rmp/

Já na polêmica sobre ética, estou com ele. Aliás, não vi ainda ninguém relevante concordar com o André Rizek, que defendeu o gol de mão do Maradona em ’86,e a “conduzida” de bola, que até em basquete, ou vôlei teriam sido falta, de Henry, na jogada que resultou no gol que classificou a França e eliminou a Irlanda.

Infelizmente, ainda não será desta vez que a Dona FIFA, e os velhinhos idiotas e gagás britânicos do International Board, permitirão o uso da eletrônica e do vídeo para solucionar os casos capitais e relevantes das partidas.

Quem me conhece sabe o que penso sobre ética. A circunstância de estar numa partida de futebol, seja num jogo de copa do mundo, ou mesmo numa pelada de fim de semana com os amigos, não altera o fato de que um ato desonesto foi cometido. Ainda mais no caso de reincidência, quanto ao Maradona, que fez um gol com a “mão de Deus”, defendeu um gol, também com a mão, deu “água batizada” para um jogador adversário, e ainda se orgulha disso. Fora os problemas extra-campo. Defender o lance maldoso, desonesto, trapaceiro, e dizer que a ética não tem nada a ver com isso é no mínimo, ser complacente.

Não sei nada sobre a pessoa, ou sobre a competência enquanto jornalista, mas o André Rizek, comentarista em mesas redondas, tanto no Redação Sportv, como agora, na cobertura da Copa, vem se mostrando cada vez mais chato, suas opiniões são fracamente embasadas, e seu semblante exala uma certa arrogância, um quê de prepotência, típica de pessoas inseguras e cheias de si. Mas, ressalto, não o conheço, não sei se o cara é bacana, gente boa, ou um competente jornalista. Anda assim, acho que é o cara mais insosso e intragável da Sportv.

Antes tivéssemos em seu lugar o Marcelo Barreto, mais conhecido como “Didi Mocó da Sportv”, pela sua semelhança física com o Renato Aragão (do ínicio dos anos 80). Até mesmo quando se coloca numa posição difícil de defender, o faz com maestria e esbanjando simpatia. O seu blog (É Muito Penalti) está show de bola e com promoção para palpites sobre as seleções que seguirão para a 2ª fase: http://colunas.sportv.globo.com/marcelobarreto/

Outro jornalista que faz uma promoção sobre palpites para Copa é o niteroiense Lédio Carmona (http://colunas.sportv.globo.com/lediocarmona/), além do que, suas opiniões são sempre pertinentes, interessantes e muito bem colocadas, seja escrevendo, ou comentando ao vivo. Além de parecer ser um cara super gente boa, tranquilão, e que mesmo não gostando, defende as famigeradas vuvuzelas.

O pessoal do ESPN, muitas vezes contundente, algumas irreverente, está mandando muito bem. Todos eles. Tem o Trajano em videoblog, o PVC e suas estatísticas e análises, além das opinões marcantes. Juca Kfuri com seu humor sarcástico e irônico. Mauro Cezar Pereira, José Carlos, Paulo Calçade, Fernando Calazans (que também podemos apreciar no jornal O Globo). Vale a pena acompanhar cada um deles. Mas o meu preferido é o José Roberto Mália com sua coluna no site da ESPN (http://espnbrasil.terra.com.br/joserobertomalia). Irreverência, bom humor e críticas muito bem elaboradas. Sensacional.

Amanhã começa A FESTA. E nada mais importa.

Nem mesmo a frustração por este ou aquele jogador não ter sido escalado. Ou pelo mal humor do anão Mestre, Oops, Professor Dunga. Ou a truculência do “Pastor Jorginho” (que foi um lateral refinado, elegante e que me deu muitas alegrias. Para mim, só fica atrás do Leandro).

O que importa é que a Copa vai começar. E que terça feira, a Nossa Seleção inicia a parte final da jornada, RUMO AO HEXA!

Abaixo, minhas apostas sobre as seleções que passarão à fase de Oitavas de Final:
Grupo A – África do Sul e Uruguai
Grupo B – Argentina e Coréia do Sul
Grupo C – Inglaterra e EUA
Grupo D – Alemanha e Sérvia
Grupo E – Holanda e Dinamarca
Grupo F – Itália e Paraguai
Grupo G - Brasil e Portugal
Grupo H – Espanha e Chile

Fonte da Imagem: http://planetaboleiros.wordpress.com/2010/01/19/participe-sugestoes-para-a-copa-do-mundo-2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário