quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa 2010 - Resumo da 1ª Fase - Grupo C - Surge um novo herói americano.


Ao melhor estilo dos roteiros hollyoodianos, com sofrimento, com suspense, com drama, sendo vítimas de injustiças, mas com um final feliz antes que subam as letrinhas do filme, no caso, o apito do árbitro, os Estados Unidos conseguem sua classificação às oitavas de final da Copa do Mundo, com raça, suor e lágrimas.

A seleção norte-americana foi salva aos 46’ do 2º tempo por seu craque, Landon Donovan (foto). E mais. Termina a 1ª fase como líder de seu grupo. O English Team com uma vitória apertada sobre a Eslovênia (1x0) ficou com a 2ª vaga do grupo C.

Já na primeira partida da 2ª rodada do grupo C, os EEUU conseguiram, com muita luta, um empate heróico, depois de estarem perdendo por 2x0, frente à Eslovênia, no confronto entre o maior e o menor país da Copa. Infelizmente a reação norte americana esbarrou num grosseiro erro de arbitragem (marcação de uma falta inexistente, ou que se houvesse ocorrido, seria pênalti para os EEUU, que teve 4 jogadores segurados dentro da área, pela zaga adversária, na jogada), que anulou mal o que seria o gol da virada dos ianques, em cruzamento na área eslovena, concluído para o fundo das redes, quando a partida já estava 2x2, placar final.

Contra a Argélia, a arbitragem novamente subtraiu um gol legal da seleção norte americana, ao dar impedimento inexistente de Dempsey. Depois, no 2º tempo, o próprio Dempsey perdeu duas chances na mesma jogada, primeiro, chutando na trave, depois, no rebote, mandando a Jabulani para fora de campo. A Argélia também teve suas chances na partida, mas, foi Donovan, quando ambas as equipes estavam virtualmente eliminadas, devido ao resultado da outra partida do grupo (Inglaterra 1x0 Eslovênia), que puxando contra-ataque, aproveitou o rebote fazendo o gol salvador.

Ainda deu tempo para outra lambança da arbitragem que expulsou o capitão argelino, justamente o jogador que tirava três outros companheiros de equipe que estavam pressionando acintosamente o fraco árbitro. Até parece a “arbitragem-pró-Buááátafogo” que vemos por aqui.

Num grupo equilibrado, em que quaisquer duas das quatro seleções poderiam ter passado às oitavas de final, a Inglaterra sofreu para chegar em segundo, na magra vitória pelo placar mínimo, gol marcado pelo atacante Defoe. Algumas boas jogadas de Wayne Rooney, e a defesa inglesa, como um todo, mas simbolizada por John Terry, que até tentou dar carrinho de cabeça para defender a meta inglesa, foram os pontos fortes do English Team. A Eslovênia foi penalizada por sua falta de ambição, mas saí desta copa com o seu melhor desempenho em mundiais. E a Argélia sai do mundial sem marcar um gol sequer.

Confornto das oitavas: EEUU x Gana; e o clássico entre campeões mundiais, Alemanha X Inglaterra.

Fonte da imagem: http://pt.fifa.com/worldcup/matches/round=249722/match=300061461/summary.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário