quarta-feira, 23 de junho de 2010

Copa 2010 - Resumo da 1ª Fase - Grupos A e B.


As equipes Sul-Americanas fazem a festa na Copa do Mundo da África do Sul. São 10 vitórias, 2 empates, e duas seleções classificadas como primeiras colocadas em seus grupos, Argentina e Uruguai. Já as africanas, até o presente momento, apenas decepcionam seus torcedores, com resultados abaixo das expectativas. A maior decepção porém, ficou por conta dos franceses.

Grupo A:
A Celeste Olímpica não tem o menor respeito por anfitriões. Na 2ª Rodada venceu a África do Sul 3x0. Forlán fez dois e desponta como uma das possíveis estrelas da Copa. Resta saber até que fase conseguirá conduzir o Uruguai, que passou às oitavas de final como 1º colocado do grupo, após a vitória na 3ª rodada sobre o México, por 1x0. Como enfrentará a Coréia do Sul, a melhor geração do futebol uruguaio nos últimos 25 anos (talvez até em 40 anos), tem tudo para chegar às quartas de final, pelo menos.

Os Bufanas foram eliminados, pelo saldo de gols, mas pelo menos venceram sua última partida, por 2x1 contra a fraca França, dando uma alegria a sua maravilhosa e barulhenta torcida. Uma pena que eles não tenham seguido para a 2ª fase, marco histórico negativo para um país-sede. Poderiam ter vencido o México na 1ª partida, poderiam não ter tomado o 2º e o 3º gols na derrota para o Uruguai, mas venceram de maneira honrosa sua última partida, que teve momentos em que se chegou a acreditar que poderiam chegar a goleada que os classificariam para a próxima fase. 1ª vitória de Carlos Alberto Parreira em copas do mundo, dirigindo uma seleção estrangeira. E deve ser a única, pois já anunciou que não mais dirigirá equipes estrangeiras.

O México conseguiu vencer a França, por 2x0, na 2ª rodada. Depois perdeu para o Uruguai, por 1x0. Acredito que seja a pior seleção do México nas últimas copas e, apesar de ter conseguido de classificar para a próxima fase, deve ser presa fácil para a Argentina, nas oitavas.

A França foi a maior decepção da Copa até agora, dentro de campo e fora dele. Muita confusão na equipe, na comissão técnica, entre eles e tais atitudes resultaram do desempenho pífio da equipe, com uma seleção que não conseguiu vencer nenhum de seus jogos e marcou apenas um gol. Melancólica despedida que fica marcada pela cena em que o “dublê de treinador”, Raymond Domenech, se recusou a cumprimentar Carlos Alberto Parreira, após o término da partida entre suas seleções, vencida pelos donos da casa por 2x1. Uma França para ser esquecida.

No Grupo B, provavelmente o mais fácil da Copa, a Argentina passou sem grandes dificuldades, com 100% de aproveitamento. Messi comanda a equipe, cria as chances, mas ainda não conseguiu fazer um gol. A grande figura da seleção portenha (e da Copa do Mundo, até agora), é, como não poderia deixar de ser, Diego Maradona, com suas dramáticas reações, caras e bocas (foto), e até toques na bola, que insiste em procurá-lo. Compreensível, afinal a Jabulani foi tão agredida, mal-falada e mal tratada, que tem mesmo que procurar alguém que saiba como tratá-la melhor.

A Coréia do Sul, mesmo após ser goleada por 4x1, conseguiu passar às oitavas, após o empate coma Nigéria, por 2x2(venceu a Grécia na 1ª rodada por 2x0). A Nigéria teve tudo para ser a 2ª colocada do grupo. Teve chances de empatar a partida contra a Argentina, estava vencendo, antes de permitir a virada dos Gregos e desperdiçou de maneira bizarra, pelo menos duas chances incríveis de gols, contra os Coreanos. Já a Grécia sai no lucro, após obter sua 1ª vitória em Copas do Mundo. A seleção helênica não passa de uma versão piorada do Ferrolho Suíço, ou de sua própria seleção que venceu a Eurocopa de 2004.

Fonte da foto: http://esportes.r7.com/copa2010/fotos/maradona-caras-e-bocas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário