terça-feira, 15 de junho de 2010

Está Chegando a Hora...


A hora da verdade para a Seleção. Para que comece a mostrar que não é uma mera “igrejinha”. Para provar que merece o apoio de 200 Milhões de torcedores. Para que represente o país PENTACAMPEÃO em Copas do Mundo.
Todas as atenções, daqui à pouco, estarão voltadas para o Ellis Park, em Johanesburgo, na África do Sul.

Enquanto isso, em terra brasillis, deputados e senadores estão decidindo a questão dos Royalties de petróleo. Em desfavor dos estados produtores, mas com brechas para os estados que possuem instalações de recepção do precioso óleo. Ou seja, prospectar, não vale. Mas, ter um porto, ou um oleoduto, aí sim. É claro que isso não foi de caso pensado, que o Sr. Simon não está defendendo os interesses de seus patrocinadores. É óbvio que a covardia dos estados não-produtores será vetada pelo Exm.º Presidente. Ou que, se ainda assim, se for sancionada, o Egrégio STF (alô chefia!), irá considerar a famigerada emenda inconstitucional.
Vamos voltar ao futebol.

É muito difícil assistir os jogos desta Copa. Os jogos começam num horário horroroso. Mesmo num final de semana. E mesmo as outras partidas ficam difíceis de serem vistas. Esta combinação de 8h30, 11h, 15h30 é péssima. Espero que, depois da Copa no Brasil, a próxima seja de novo no oriente. Que seja na China. A melhor copa foi a da Coréia-Japão, em que podemos assistir às partidas (e os vizinhos nem podiam reclamar do barulho). Nesta Copa, haja VTs.

Falando de barulho, as vuvuzelas foram motivo de reclamação de muitos jornalistas, mas hoje, no confronto entre Holanda x Dinamarca, até mesmo de jogador. O holandês Van Persie reclamou da barulheira no estádio, pois sequer ouviu o apito do árbitro, numa jogada. Eu, acho um saco o som das vuvuzelas. Mas entendo que é uma manifestação legítima e respeitável, por parte dos torcedores Sul africanos. Ainda bem que as vuvuzelas estão “logo ali”. Se bem que, por aqui, se ouviu cornetadas, tanto no gol do Paraguai, como no da Itália.

Vamos às análises, possíveis, sobre as partidas:

No sábado, logo pela manhã, tivemos Coréia do Sul 2x0 Grécia. Uma pelada, mas com gols, pelo menos, e um deles marcado pelo jogador do Manchester United, Park Jin Sung .
A Coréia dá mostras que deve ser respeitada. Com dois empates poderá se classificar para a próxima fase. Com mais uma vitória, certamente será. O problema é que enfrentará Argentina e Nigéria.

A Argentina venceu, mas não convenceu. Num jogo em que poderia até mesmo ter perdido, a Argentina deve se sentir, pelo menos, aliviada por vencer na estréia. Embora tenha atacado na maior parte do tempo, esbarrou na defesa nigeriana e no bom goleiro, Eneyama. Depende muito do Messi, é mal escalada (porque raios a Argentina não joga com o Milito como titular?), e tem uma defesa que pode falhar a qualquer momento. Mas saiu de um jogador de defesa o gol da vitória. Heinze, improvisado como lateral esquerdo, numa jogada de cruzamento em que houve falta de ataque, não marcada pelo árbitro.

Inglaterra 1 x 1 EEUU: O frangaço do goleiro Inglês ofuscou a, até então, melhor partida da Copa. Infelizmente, outra que não assisti ao vivo. E o Green defendeu bolas milagrosas na partida. Mas, ficarão, tanto o goleiro, como a partida, marcados pelo gol de Dempsey. The English Team corre riscos, e agora disputa a classificação contra sua ex-colônia, que já se mostrou capaz de ir além.

Pior mesmo foi a “pelada”, Argélia 0 1 Eslovenia, vencida pelo país do leste europeu em mais um frango desta vez protagonizado pelo goleiro africano. Mais um jogo para mostrar que ou as vagas para a Copa do Mundo são mal distribuídas, ou, temos times demais disputando o mais importante campeonato de futebol do mundo. Um jogo Suécia x Colômbia, p. ex., tenderia a ser mais interessante, ou Rússia x Irlanda.
Sérvia 0 X 1 Gana era pra ser um jogo mais interessante. Mas foi outra partida horrorosa, decidida num pênalti infantil, e cobrada por um centroavante q usa a camisa n.º 3. Gyan, o nome do jogo (ainda meteu uma bola na trave, e desperdiçou outras chances).

Mas se faltaram gols em outras partidas, a Alemanha resolveu este problema e cravou a primeira goleada da Copa. Um inapelável 4 x 0 contra a Austrália.
A Alemanha fez um belíssimo jogo e goleou. Mas, contra uma equipe fraca e com defesa em linha. Ainda assim, fez uma boa partida e demonstrou que nunca pode ser desprezada. Mesmos sendo menos cotadas, entre as favoritas, fez a melhor partida até agora (ainda temos que ver o Brasil e a Espanha estrearem).

A Holanda hj apresentou suas armas. No 2x0 contra a Dinamarca, mostrou que tem equipe para impor respeito. O jogo, se não foi tecnicamente maravilhoso, mostrou uma Holanda além de forte, sortuda. Quem deu azar foi a Dinamarca, e seu patético sistema defensivo, responsável pelo primeiro gol contra da Copa.

O desprezado Japão venceu a seleção do Eto’o. 1x0. E nem precisou ter um Obina para provar que seria melhor do que Camarões. Com aplicação tática e disciplina, conseguiu a vitória. Eto’o foi anulado e sua seleção corre riscos de ser, ao lado da Argélia, um dos os maiores fiascos entre as seleções africanas.

E o que dizer da Itália, que não passou de um empate em 1x1 com o Paraguai? Jogou no 4-3-3, contra uma retranca, bem organizada, pelos paraguaios e só arrumou um empate. Tudo bem que esta era uma partida (que foi bastante disputada e movimentada), que provavelmente definiria os lideres de grupo. Vai ficar mesmo para o “goal average” nas partidas seguintes. O Paraguai, forte na defesa, perigoso nas bolas aéreas, deve seguir para as oitavas e, quem sabe até, avançar às quartas.

Daqui à pouco, os Kiwis, no futebol usando o apelido de All Whites (numa referência ao time de Rugbi, que é chamado de All Blacks), farão sua primeira partida em Copas do Mundo após 28 anos. Quem sabe não beliscam uma vitória e a condição de surpresa da Copa? Mas a Eslováquia não é time bobo.
Depois, nossos futuros rivais, Costa do Marfim e Portugal, se encontram, numa partida que, para abas, pode significar seguir, ou morrer na competição. Afinal, ambas terão de encontrar, depois, com a Seleção que é pentacampeã.

Estréia do Brasil. Contra a misteriosa Coréia do Norte. Contra o Brasil, muito já se falou, muito reclamamos, mas, agora, não nos cabe mais reclamar. A Seleção é esta aí que o “anão Mestre”... Oooops, Dunga, convocou e irá escalar. Agora só nos cabe torcer.

Porque a Seleção não é dos jogadores, não é do treinador, não é (só) da CBF. É a nossa Seleção. É a nossa representante no futebol mundial. É a única que participou de todas as copas. É a maior vencedora em copas. É a nossa camisa, o nosso manto, em campo. Seja unanimidade, seja contestada, ela foi, é, e continuará sendo a “Pátria de Chuteiras”.

Fonte da Imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://manoeng.files.wordpress.com/2009/03/camisa-selecao-brasileira.jpg&imgrefurl=http://manoeng.wordpress.com/2009/03/27/de-malas-prontas-final-de-semana-agitado/&usg=__XoX4GkApdmb04YhdxaZp4EVP4cU=&h=375&w=500&sz=222&hl=pt-BR&start=6&um=1&itbs=1&tbnid=RbqZAh8dJrPkFM:&tbnh=98&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3DSele%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BBrasileira%2Bde%2BFutebol%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário