quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os anões de Dunga.


O treinador Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga, convocou a Seleção Brasileira, mantendo como base o grupo com o qual conquistou a Copa América, a Copa das Confederações e a 1ª colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Com isso, infelizmente, a única surpresa foi o jogador Grafite, no lugar que seria do Imperador Adriano. Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso seguem com chances, mas apenas se algum dos 23 convocados se contundir até a véspera da estréia do Brasil no Mundial.

Apesar das críticas, é uma Seleção forte, de Guerreiros, como diz o comercial da Brahma, mas não empolga, dependerá bastante do talento de Kaká e tem como principal aspecto o setor defensivo. Se tomarmos um gol no início de uma das partidas, vai ser um “Deus-nos-acuda”.

As justificativas de Dunga e de Jorginho, que chegou a se exasperar nas explicações sobre os convocados, não convence, é repleta de incongruências e contradições. Sem falar nos jogadores convocados para a Canarinho, mas que amargam o banco de reserva em seus clubes, casos de Kléberson (que andou na reserva do Fla), Júlio Baptista e Doni na Roma (este último, barrado por um goleiro brasileiro, Júlio Sérgio).

Na lateral esquerda, dois jogadores que não atuam mais nessa função em seus clubes. Tanto Gilberto, como Michel Bastos encontram-se avançados para o meio-de-campo.

Já Grafite provou que é o melhor mestre-de-obras do mundo. Na tese do “professor” Dunga, de que cada convocado foi montando seu tijolinho ao longo deste quatro anos de preparação, O centroavante do Wolfsburg precisou de apenas 27 minutos para construir um castelo que fez ruir um “Império”. Na verdade o Imperador caiu mais por seus próprios deméritos, conseqüência da influência que sofre, das pessoas ruins que o rodeiam, na Corte da Chatuba.

E lá vamos nós para a Copa com um time tecnicamente limitado, provavelmente de futebol previsível, mas ainda assim lutador e competitivo, em tese, forte na marcação e escalado no 4-3-1-2.

Os convocados foram:
Goleiros: Júlio César (Inter – ITA); Gomes (Tottenham – ENG); e Doni (Roma – ITA).
Laterais: Maicon (Inter – ITA); Daniel Alves (Barcelona – ESP); Gilberto (Cruzeiro – BRA); e Michel Bastos (Lyon – FRA).
Zagueiros: Lúcio ( Inter – ITA); Juan (Roma –ITA); Luisão (Benfica – POR); e Thiago Silva (Milan – ITA).
Volantes: Josué (Wolfsburg – GER); Elano (Galatasaray - TUR); Gilberto Silva (Panathinaikos – GRE); Felipe Melo (Juventus – ITA); Ramires (Benfica – POR); e Kléberson (Flamengo – BRA).
Meias: Kaká (Real Madrid – ESP); e Júlio Baptista (Roma – ITA).
Atacantes: Robinho (Santos – BRA); Luís Fabiano (Sevilha – ESP); Nilmar (Villareal – ESP); e Grafite (Wolfsburg – GER).

Os sete integrantes da lista suplementar são: Ronaldinho Gaúcho (Milan –ITA); PH Ganso (Santos – BRA); Marcelo (Real Madrid); Alex (Chelsea – ENG); Sandro (Inter –BRA); Carlos Alberto (Alguém-sabe-quem-é-este-cara?); e Diego Tardelli (Atlético Mineiro – BRA).

Incluindo os integrantes da lista de suplentes, seria interessante ver um jogo desta seleção do Dunga contra uma hipotética Seleção Brasileira alternativa, formada por:

Goleiros: Victor (Grêmio – BRA); Bruno (Flamengo –BRA); e Julio Sérgio (Roma – ITA).
Laterais: Léo Moura (Flamengo – BRA); Rafinha (Shalke 04 – GER); Maxwell (Barcelona – ESP); e Fábio Aurélio (Liverpool – ENG).
Zagueiros: Alex (Chelsea – ENG); Cris (Lyon – FRA); Miranda (São Paulo); e Naldo (Werder Bremen – GER).
Volantes: Thiago Motta (Inter – ITA); Lucas (Liverpool – ENG); Hernanes (São Paulo – BRA); Fábio Simplício (Palermo –ITA); e Ibson (Spartak Moscou - RUS).
Meias: Ronaldinho Gaúcho (Milan – ITA); Diego (Juventus – ITA); e P. H. Ganso (Santos – BRA).
Atacantes: Diego Tardelli (Atlético Mineiro - BRA); Alexandre Pato (Milan – ITA); Adriano (Flamengo – BRA); e Neymar (Santos – BRA)

Lista de sete suplentes formada por: Goleiro - Hélton (Porto – POR); Lateral - Adriano (Sevilha – ESP); Zagueiro - Alex Dias (São Paulo – BRA); Volantes – Renato (Sevilha-BRA); e; Williams (Flamengo –BRA); Meia – Alex (Fenerbahçe – TUR); e Atacante - Kléber (Cruzeiro – BRA).

Seria um confronto, no mínimo, interessante. Vai ser duro torcer pela Seleção nesta Copa do Mundo. Argentinos, Alemães, Espanhóis, Franceses, Ingleses e Italianos, além dos Costa Marfinenses e Portugueses, agradecem.

Fonte da imagem: http://home.rpc.com.br/portal/gazetadopovo/blog/los3inimigos/?mes=200806 – autor: Thiago Recchia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário