sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Destaques da 17ª Rodada do Brasileirão



E o premio vai para... O ex-lanterna!
Sensacional vitória do Fluminense, 5x1 no Maracanã, sobre o Sport Club Recife, naquela que deve ser considerada a melhor partida do Tricolor das Laranjeiras na competição. E no ano. Pelo menos até agora.

Comandados por Roni e com gol dele próprio, mais os gols de Kieza (2), Maicon e Carlos Eduardo, o Fluminense goleou o Sport Club Recife por 5x1 (Vandinho descontou para o time recifense). Ao jogar a lanterna no colo do Leão da Ilha do Retiro, o Flu pode ter começado a, ainda não tardia, recuperação de que tanto precisa no campeonato. Com apenas 14 pontos em 17 partidas, e sob o comando de Renato Gaúcho (com Espinosa e Branco de volta às Laranjeiras), o time finalmente fez uma partida, não apenas digna de sua tradição, mas que sinaliza uma possível e bem-vinda recuperação no Brasileirão. Precisa de seqüencia, precisa manter, senão criar, um padrão de jogo, e precisa mostrar o brio, a força, a garra e vontade que demonstrou nesta última partida. Roni, que há poucos estava no Santos, relegado à reserva, no Santos, no Fluminense não pode deixar de ser titular, se continuar fazendo o que fez no jogo de hoje. Cedo para avaliar, mas tarde, talvez, para um time que no ano passado disputou a final da Libertadores e deveria estar na briga pelo título do Brasileirão.

Virando a página, e voltando ao andar de cima, quem voltou bem, e de virada, foi o São Paulo, nos 3x1 sobre o Botafogo. Lúcio Flávio inaugurou o placar da partida, em pleno Morumbi, mas Jorge Wagner (de pênalti), Washington e Dagoberto marcaram pelo tricolor paulista. O maior campeão de Brasileirões parece ter, finalmente, acordado.

Em Florianópolis, após a 7ª vitória seguida, tudo é festa. De questionado e quase demissionário, Silas mostrou trabalho, como nos tempos de jogador do São Paulo e da Seleção Brasileira, sempre eficiente, e alavancou um time à beira da zona de rebaixamento, para o entorno do G4 vencedor. Superando em números e proezas a, até então revelação e sensação do torneio, equipe de Barueri...

Que, em sua Arena, acaba de golear o Vitória, por 4x0. Após 4 jogos sem vencer, o Barueri, sensação do início do campeonato, reencontrou-se com a vitória, e sobre um adversário que durante muito tempo esteve na briga pela ponta da tabela. Mesmo sem contar com Val Baiano, o Barueri goleou o Vitória, por 4x0, gols de Luís (2), Otacílio Neto e Thiago Humberto.

Inexplicavelmente, o Vitória, de Paulo César Carpeggiani, decai, e justo num momento da competição em que poderia se lançar mais à frente na tabela. O que houve com o time que enfiou 6 gols no Santos? Ou, que mesmo perdendo pro Corinthians (com Ronaldo), fez um jogo de igual-pra-igual?

Não é de forma alguma desmerecendo o time de Barueri, mas não deixa de ser estranha esta queda de produção do time do Vitória. Novamente, com todo o respeito aos torcedores do Vitória, só que não se espera que seja um dos postulantes ao título, pelo menos quando se inicia o campeonato. Contudo, após as boas atuações de Apodi, Leandro Domingues, Viáfara, Wallace e, após seu retorno, Leandro, além de um dos artilheiros do campeonato, Roger, passou-se a esperar um pouco mais do Rubro-Negro baiano.

E, falando em rubro-negros... Se o Flamengo está mal, seu desafeto recifense segura a lanterna. Valeu, tricolor!

Já que o assunto voltou à Recife, na Cidade Maurícia o Náutico Capibaribe venceu o poderoso Corinthians pelo placar mínimo, interrompendo uma seqüência de 12 ou 13 jogos, não me lembro bem, sem vitórias. Devemos lembrar que o alvi-rubro já havia feito, neste período, pelo menos, duas excelentes partidas, contra seu Arqui-Rival Sport Club Recife, e contra o mais famoso Rubro-Negro, em pleno Maracanã, ambas as partidas terminadas empatadas.

Os Destaques Negativos ficam:

Para o Grêmio, que não consegue vencer fora de casa. Tudo bem, 1x1 contra o Palmeiras no Palestra é um bom resultado. Mas o mais preocupante mesmo é a situação do Rever. Bom jogador, ainda novo e que numa dividida pelo alto, com Diego Souza (que não teve nenhuma intenção ruim no lance), levou a pior num choque entre cabeças e caiu sem mostrar qualquer reação. Depois, com jogadores de ambas as equipes em sua volta, com membros das comissões técnicas (provavelmente da área de saúde) de ambas as equipes, em seu redor, recebeu atendimento, ainda em campo e precisou ser removido do estádio para o hospital mais próximo. Meio “grogue”, talvez desmaiado, o irritante foi ver microfones em sua direção e um bando de repórteres de campo querendo fazer notícia quando tudo o que ele precisava era de atendimento médico. Diga-se de pronto, rápido por parte da equipe do Parque Antártica. Espero que tudo esteja bem com o Rever e nada passe de um susto.

A outra nota negativa vai pro Cruzeiro. Em pleno Mineirão, mais uma vez neste campeonato, perde para um adversário, teoricamente inferior. Entretanto, o que importa, de fato, é que mais uma vez a Raposa termina uma partida sem 11 jogadores em campo. Parece que se está estabelecendo uma constante no campeonato. Em todo jogo do Palestra Itália Mineiro um jogador é expulso, pelo menos. E desta vez foram dois.

Pior pra mim, que tinha no “CartolaFC” o Kleber entre os atacantes. Menos 6,5 pontos e sei lá quantas cartoletas.

Viajo amanhã, não sei quando posto de novo. Preciso mexer no meu time no Cartola, mas isso só será possível amanhã. Vou tentar aproveitar o feriado da “Classe” e passar mais tempo com a “Família”. Quem sabe consigo assistir o jogo do Mengão e postar de novo.

Forte Abraço.

Fonte da imagem: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://img79.imageshack.us/img79/7717/lanternate3.jpg&imgrefurl=http://caopeao.wordpress.com/2008/06/08/lanterna-verde/&usg=__r7H-qyrah2w77C9nDd6g0D0k6ls=&h=481&w=400&sz=138&hl=pt-BR&start=10&tbnid=F1HOTV0E2KpdsM:&tbnh=129&tbnw=107&prev=/images%3Fq%3DFluminense%2Bna%2BLanterna%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

Nenhum comentário:

Postar um comentário