sexta-feira, 7 de agosto de 2009

E Agora, Andrade?




Um time sem meia e sem meios. O ataque era o problema. Não é mais. Mas a bola precisa chegar até ele. A defesa, que era sólida se esfacelou. Nem nosso goleiro, que cantávamos ser melhor do Brasil, tem conseguido salvar o time. No meio de campo, excesso de volantes e escassez de meias criativos. A única opção de inteligência, no meio-de-campo, tem a minha idade e voltou ao clube em meio a polemicas. E agora?

O Flamengo não emplaca. Empaca. Parece carro velho, daqueles que só “pega no tranco”. Nos últimos jogos, sob o comando do nosso “eterno” volante, que no passado recente era o nosso “permanente e fiel” auxiliar técnico, agora, finalmente promovido a treinador, Andrade, velho ídolo da torcida que o viu nos campos (eu inclusive), ao lado de Adílio, Leandro, Júnior, Nunes, Tita, e, é claro, o maior de todos, Zico, o Andrade “Zé Buscapé” (apelido jocoso, mas carinhoso), está correndo o risco de por sua biografia à prova. E de amado e idolatrado pela maior torcida do mundo, pode acabar sendo vaiado pela mesma torcida que, ainda hoje, o aplaude, saúda e enaltece, pelos feitos do passado, entre os quais, além dos títulos conquistados, o 6º gol na “devolução” dos 6x0 sobre o Botafogo.

Mas, como o “Ditado sempre diz” (não é, Henry e Burnier?), “Quem Não Arrisca, Não Petisca”. Mas se o time errar lá na frente prejudica lá atrás.

E sobre erros, voltamos a falar da mal fadada arbitragem. Novamente fomos garfados. Novamente pelo Héber Roberto Lopes. Este cidadão deveria ser afastado dos quadros da arbitragem. Ou, pelo menos, ser considerado “suspeito” ou “impedido” e não mais arbitrar jogos envolvendo o Flamengo. A cotovelada do Léo Lima sobre o Williams, que resultou no 2º gol do Goiás, e a horrorosa indicação de impedimento de Bruno Paulo, partindo frontalmente ao gol de Harley, mais o pênalti não marcado em Adriano (em jogada anterior ao pênalti, enfim marcado), demonstram, cabalmente, a má intenção deste soprador de apito com o Rubro-Negro. Fora outros erros, em jogos anteriores, de campeonatos passados, sempre com lances polêmicos, sempre contra o Flamengo.

Contudo, só nesta edição do Brasileirão já é o 4º jogo em que a arbitragem prejudica cabalmente o Fla em lances semelhantes. Nem criatividade esta arbitragem, provavelmente má intencionada, possui. Contra São Paulo, Palmeiras, Botafogo (2x no mesmo jogo), e na partida passada, defensores rubro-negros sofreram faltas e, quando marcadas foram, inverteram em favor do time adversário (no caso, os dois lances no jogo contra o Botafogo).

E ainda há gente que tem a pachorra de dizer que o Flamengo é beneficiado pelas arbitragens. Humpft!

O que não quer dizer que, contra o Goiás, o Flamengo ganharia, ou não perderia, a partida de quarta passada. O Flamengo não joga bem. Não tem meio campo. Tem um sistema defensivo com seis jogadores, entre zagueiros e volantes (excluindo o Léo Moura, não vou falar sobre o desabafo de baixo calão proferido após o gol contra o Náutico. Águas passadas), mas, mesmo assim, sempre toma gols. Alguns inexplicáveis, como o do Iarley, aos 45 minutos do 2º tempo, na última partida.

Ah! O time melhorou com a entrada de Petkovic. É verdade. Mas o Pet tem 36 anos. Duvido que agüente uma partida inteira. Não pode e não deve ser opção para o time titular (embora já se fale em escalá-lo como titular para a partida contra o Corinthians), e, pior, não podemos depender de um só jogador na meia. Vide o passado recente (Renato Aquino, Renato Augusto e, mais recentemente, Ibson).

O Flamengo precisa de um zagueiro sólido e experiente, e não de mais um garoto, para dividir com o Angelim a responsabilidade lá atrás. Precisa de não apenas um, mas dois meias titulares, criativos, que saibam atacar, armar, tocar e, se preciso for, defender.
Aí, quem sabe, Bruno volte a ser o melhor goleiro do Brasil e os atacantes, seja o consagrado Imperador, sejam os novatos da base, como o Bruno Paulo, ou mesmo os rodados Émerson e Dênis Marques, tenham como fazer os gols que o Flamengo tanto precisa pra voltar ao andar de cima desta tabela e, quem sabe até, voltar a brigar por uma vaguinha pra Libertadores, quiçá, pelo título.

PS: Segunda enquete sobre treinadores que é “melada” antes do prazo proposto (que não era longo). Se bem que (espero não venha a acontecer), com uma seqüência de três ou quatro maus resultados, volte a enquete a se tornar (re) atualizada.

Fonte da Foto: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_uZn8PKopKtE/Sb_Vn7ZTgrI/AAAAAAAAAH0/eXlUzfNkdYs/s320/andrade1.jpg&imgrefurl=http://omeiodarua.blogspot.com/2009/03/porque-andrade-e-andrade-e-bruno-e.html&usg=__qtpMnmeoT_Qu65ewUrH36BkB9Y4=&h=300&w=300&sz=23&hl=pt-BR&start=38&tbnid=5zos3BhNrAF-qM:&tbnh=116&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3DFlamengo%2BAndrade%26gbv%3D2%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D36

Nenhum comentário:

Postar um comentário