sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os Mais Fortes Sobrevivem: Argentina, Uruguai e Brasil Avançam.

Na última rodada da 1ª fase da Copa América, Argentina, Uruguai e Brasil conseguiram suas primeiras vitórias na competição e avançam para a próxima fase. Nas quartas de final, os anfitriões argentinos pegam os uruguaios. Já o Brasil, após dois empates medíocres, e jogando muito aquém do que se espera, venceu o Equador por 4x2, com 2 gols (cada) de Neymar e de Pato (foto).



A Argentina, na segunda-feira, finalmente jogou bem. O atual melhor do mundo, Lionel Messi fez quase tudo que dele se espera. E se faltaram gols seus, não faltaram as oportunidades que ele, El Pulga, criou para seus compatriotas. Higuaín que o diga, outro que ainda está em branco na competição. Mas com 2 gols de Kun Aguero, e 1 de Di Maria, os donos da casa espantaram a zebra costa-riquenha.

A Celeste Olímpica, por sua vez, na terça feira, abriu o placar logo no início, contra os garotos do México (que não enviaram sua seleção principal e pagaram caro por isso, terminando a competição com três jogos e três derrotas). Mas os uruguaios, mesmo criando inúmeras chances, não tiveram competência, ou tranqüilidade, senão ambos, para ampliarem o placar. Só o bom atacante Diego Forlán perdeu umas 3 chances claras de gol. Como terminaram a 1ª fase em 2º lugar em seu grupo (a exemplo da Argentina), vão encontrar os anfitriões no próximo sábado.

Já a Seleção Brasileira começou jogando pior do que nas duas primeiras partidas. Mesmo assim abriu o placar, em bola alçada na área, por André Santos, que Alexandre Pato se antecipou à zaga e, de cabeça, colocou o Brasil em vantagem, no meio do 1º tempo. Logo após, numa bela trama pela direita, Robinho toca avançado para Maicon chegar à linha de fundo. O lateral evolve para Robinho chutar forte, na trave. Cerca de dez minutos depois do gol brasileiro, Caicedo aproveitou falha do miolo de zaga brasileira e chutou de fora da área. Julio César também falha e o Equador empata a partida.

Logo no início do 2º tempo, Neymar aproveita passe de Ganso (parcialmente cortado pela defesa equatoriana), e chuta para marcar o 2º da Seleção, 1º dele na competição. Novamente tivemos outra chance, desperdiçada, de ampliar, com Pato, cabeceando para fora bom cruzamento de Maicon, mas, logo após, Caicedo, de novo ele, em outro chute de fora da área, e nova falha de Julio César, empatou a partida. Parecia até que o Equador conseguiria a virada, e o Brasil "cairia cedo" e voltaria para casa, quando a Seleção "acha" mais um gol, após chute de Neymar, em que o goleiro equatoriano "bateu roupa" e Alexandre Pato, como se centroavante de origem fosse, chega antes em bola dividida com dois zagueiros e faz o 3º gol brasileiro na partida. Os equatorianos sentiram e deram espaços para a Seleção que a partir do 3º gol passa a impor o seu toque de bola e logo chega ao 4º gol, com Neymar, aproveitando cruzamento, na linha de fundo, de Maicon. Robinho ainda marcaria o 5º gol brasileiro, mas a arbitragem marcou, erroneamente, posição de impedimento do atacante, que permanece sem marcar há mais de 1 ano pela Seleção.

De positivo: Pela Argentina, o futebol apresentado por Lionel Messi e a ofensividade e objetividade de Kun Agüero; Pelo Uruguai, o conjunto, além da disposição pessoal de Forlán; e pelo Brasil, Maicon, que deu mais opções ofensivas que Daniel Alves, além de Pato e Neymar, que se reencontraram com os gols.

De negativo: Do próximo confronto, entre Argentina e Uruguai, apenas um seguirá em frente nesta edição da Copa América; pelo lado da Argentina, Higuaín, que mesmo com a bola passada com carinho, e com o gol aberto, consegue perder os gols; pelo lado do Uruguai, Forlán foi quem desperdiçou chances como estas; pá pelo Brasil, Julio César pelas duas falhas (tudo bem que fez, pelo menos, três defesas difíceis, mas, tomou um frango e um galeto. Só faltou o peru); o sistema defensivo, que era tido como quase intransponível e que agora não inspira confiança; e a armação das jogadas pelo meio, que, com exceção dos poucos lampejos de Ganso, nada produz.

E ficou assim a tabela da Copa América 2011 - Quartas de Final:

Sábado (16/11/2011):
Colômbia x Peru, às 16 horas
Argentina x Uruguai, às 19h15

Domingo (17/11/2011)
Brasil x Paraguai, às 16 horas
Chile x Venezuela, às 19h15

Fone da foto: http://fradeonline.blogspot.com/search?updated-max=2011-07-14T11%3A14%3A00-03%3A00&max-results=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário