domingo, 31 de outubro de 2010

BOTA... FOGO Neste Campeonato.


Tem coisas... Que só com o Botafogo acontecem.
Eu quero processar a AMPLA por ter me deixado sem energia elétrica e, por conseqüência, me privado de assistir a um dos melhores jogos do Brasileirão 2010. Se eu estiver errado, me perdoem, mas, acabo de ver os melhores momentos e não teve pra nenhum jogo. Galo X Fogão foi “O JOGO” da rodada.

Reitero. Não vi a partida "ao vivo". Nem no estádio (que sei lá onde fica), nem pelo PFC, porque sofremos um “apagão” aqui em parte da Zona Sul de Niterói. Que inveja dos meus vizinhos de frente que tinham energia elétrica e puderam acompanhar a partida.

Diego Tardeli, me pareceu, jogou uma partida primorosa. Quase genial. Obina jogou pra caramba. Ainda assim, o resultado da partida foi: Atlético-MG 0 X 2 Botafogo.
Com este resultado, ficando a seis pontos dos líderes, o alvinegro carioca mantém chances reais de título. Papai Joel ainda pode entregar um presente antecipado este ano.

Escrevo ainda no calor da emoção de quem acabou de ver os lances pela internet (site do globo esporte), e ainda tentando entender como pode acontecer de, num jogo, em que o Galo parece ter MASSACRADO o Botafogo, o alvinegro carioca ainda assim ter levado a melhor.

Edno e Loco Abreu fizeram a diferença. Mas, o que jogou o Tardeli? E o que tentou o Obina? Esta, me parece ter sido, uma das melhores partidas do Brasileirão 2010 (embora não tenha assistido ao vivo e por isso posso estar cometendo um grosseiro equívoco, embora acredite que a minha impressão inicial esteja correta)

Já disse isso antes e reitero. Com a vinda de Dorival Jr para o Atlético-MG, o Galo não cai. Por outro lado, o que neguei, omiti e desconsiderei até agora foi o Botafogo como postulante ao título. Não dá mais para negar. Espero que os jogadores do Botafogo estejam sentindo isso, pensem nisso, entendam isso. Que dá para brigarem não apenas por uma chance de vaga na Libertadores, mas pelo título do campeonato em si.

Esqueçamos as rivalidades locais. Eu sou Rubro-Negro. Já ganhei tudo e Sou o Rei do Rio e um dos Melhores do Brasil e do Mundo. Até mesmo por issso, prefiro ver dois times cariocas disputando um título nacional do que ver dois clubes do Rio lutando para não serem rebaixados. A semelhança na análise das equipes entre o campeonato passado e de agora não é mera coincidência.

Um anjo está entre o Criador e a Criatura não para criar, mas para ensinar, para transmitir.
Dizem que o mais belo dos anjos caiu, por querer rivalizar com o criador.
Ainda assim, há quem diga que este anjo é o mais fiel de todos. E que tem a mais difícil tarefa.

Mas "caiu" numa terra, chamada Pau-Grande, outro anjo. Um Anjo Torto. Tão torto que era irresponsável, apaixonado, desligado e irremediavelmente mundano.
Faz 77 anos que isso aconteceu. E muitos "Joões" testemunharam a presença deste ser divino, puro como a "água" que bebia. Maravilhoso naquilo que fazia.
Um Anjo Torto, e das pernas tortas...
Que achava divertido caçar passarinhos.
Que dizia ser sem graça um campeonato sem returno (referindo-se à Copa do Mundo). Que nunca entendeu o que ele representou, e o mito que significa até hoje.
Ou, simplesmente não ligou para isso.
Que amou,
Que errou,
Que driblou,
Que encantou.
E que teria feito 77 anos.
Parabéns, Mané.
Um brinde a ti.
E obrigado.

Fonte da foto: http://mundobotafogo.blogspot.com/2008/09/salv-man-garrincha-e-copa-sul-americana.html

PS: Parabéns tb ao Diego Armando pelos seus cinquentinha.

Um comentário:

  1. Uma coisa inegável é o hiato que o Botafogo viveu após o título do brasileiro. As más administrações, permeadas por total falta de controle financeiro resultaram em um botafogo com seis anos de cota de televisão antecipas e uma segunda divisão com o 1o. de janeiro contando com 9 jogadores profissionais no elenco. Assim, assumiu Bebeto de Freitas, um dos maiores expoentes e mais técnicos jogadores e treinadores do esporte mais vitorioso do século no país. E, a partir deste momento, o que vimos foi o ressurgimento de uma força, sempre adequado à uma lógica de responsabilidade administrativa e financeira compatíveis com o capital. Hoje, o botafogo não esbanja. Tem um bom CT, um excepcional estádio, premiações e salários de toda a estrutura funcional em dia. Hoje, o botafogo volta a formar ídolos e vai na contramão, procurando vincular seus jogadores aos clubes. Qualquer um ex-jogador do período recente fala com orgulho do alvinegro, pois entendem o quão trabalhoso é recontruir da falência um dos maiores clubes da história. E o time de hoje tem ídolos e, mais, tem ídolos nas duas áreas, a nossa e a deles. Dois jogadores que já escreveram a história no clube, mas que tem tudo para nos próximos dois anos virarem mitos históricos. o 1 e o 13. 1 + 13 = 14 = 7 + 7. Salve São Mané.
    tonho.

    ResponderExcluir