segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quando o Mundo Nos Dá Laranjas, Fazemos Suco Com Elas.



A Holanda mais uma vez jogou pro gasto e espantou a zebra eslovaca. Fez dois a zero e tomou um gol bobo no último minuto da partida. O Brasil também jogou pro gasto, mas mostra uma sistema defensivo que pode definir as coisas pro nosso lado. Mesmo quando avança ao ataque. Brasil 3x0 Chile, gols de Juan, Luís Fabiano (foto, ao lado de Kaká) e Robinho.

O favoritismo prevaleceu e teremos um anunciado confronto nas quartas de final. Mais um clássico do futebol mundial. Brasil x Holanda. Jogo complicado, provavelmente a partida que revelará um dos finalistas desta Copa do Mundo.

O Brasil começou mal, recuou de mais no início da partida e não conseguia encaixar os contra ataques, até que Juan aproveitou cobrança de escanteio abrindo o placar.

Com a vantagem no oplacar, o Chile se lançou ao ataque e aí funcionou a nossa principal arma ofensiva, o contra ataque. Puxado por Robinho (que até então não acertava nada na partida), que avançou pela esquerda e esperou a entrada de Kaká pelo meio, para dar o passe. Kaká, com muita inteligência, toca para Luís Fabiano, na mesma linha da zaga, e o nosso artilheiro dribla o goleiro, antes de marcar mais um belo gol.

Bielsa mexeu no time no 2º tempo, lançou Valdívia (não entendo como era reserva. Como o Chile melhorou com ele em campo), mas, em novo contra ataque foi a vez de Robinho marcar no mundial. No fim pressão chilena e mudanças na equipe brasileira. Até Kléberson e Gilberto (além de Nilmar), entraram em campo.

Os pupilos de “El Loco” Bielsa, conseguiram um bom feito. A melhora campanha do Chile em copas do mundo, desde 1962 quando foram anfitriões.

Ponto negativo na partida, para a Seleção, foi o segundo cartão do Ramires, que o tira da partida contra a seleção dos Países Baixos. Vamos ter de esperar ou o retorno do celerado e aloprado Felipe Melo, ou torcer pela volta do Elano e manutenção do Daniel Alves, que fez boa partida hoje. E novamente o nosso melhor jogador foi Lúcio, que defende, parte para o contra ataque, se apresenta no ataque (até jogada na ponta esquerda fez), e sofreu pênalti claro, não marcado pela arbitragem.

A (fraca e falha) arbitragem é a pior coisa da copa, superando até as irritantes vuvuzelas. Foram vários os erros, como os dos dois gols americanos mal anulados, o cartão vermelho para um jogador que sequer estava na confusão (estava na turma do “deixa disso”), para o capitão da Argélia, a falta de pulso e o cartão vermelho equivocado para o Kaká, no jogo contra a Costa do Marfim, além dos principais erros:

O gol de Lampard, não confirmado pelo árbitro; e o impedimento de Tevez, não marcado, no 1º gol da Argentina contra o México, que por ter sido o 1º gol da partida, e num momento em que o México era melhor, acabou desmontando a equipe mexicana e foi fundamental para que a Argentina avançasse às oitavas.

E A Dona Fifa? O que faz? Ao invés de punir árbitros, ou utilizar a tecnologia disponível para evitar que erros como estes voltem a acontecer, proíbe a transmissão dos replays de lances “polêmicos”, nos estádios. Não se procura evitar o erro, ou punir os culpados, mas, escondê-los debaixo do tapete.

Seja como for, com erros os sem, sexta feira teremos um jogo bem difícil. Vai ser complicado marcar Snejder e Robben, ainda mais por que este último costuma jogar na ponta direita, lateral esquerda de nossa defesa e apesar da melhora de Michel Bastos (quase fez um golaço hoje, driblando dois zagueiros mas finalizando mal), a esquerda é justamente o setor mais fraco da nossa Seleção. E a versão 2010 da Laranja Mecânica ainda conta com Kuyt e Van Persie no ataque.

Fácil não vai ser, mas quem vencer vai pras semifinais com moral, e provavelmente passará pelo vencedor de Gana X Uruguai, desta forma chegando à final. E quando a vida nos dá laranjas, fazemos suco com elas. Vamos espremer esta Holanda.

Fonte da Foto: http://pt.fifa.com/worldcup/matches/round=249717/match=300061500/summary.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário