segunda-feira, 12 de abril de 2010

E, lá vamos nós de novo.


Pelo 4º ano consecutivo, sobram Flamengo e Botafogo par disputarem o título estadual.
Se der a lógica, e o retrospecto, o resultado da partida será 2x2, mas o Fla levará o título na disputa de pênaltis.
A variável está no banco de reservas do Botafogo. Papai Joel, e sua indefectível prancheta, agora estão do lado deles. E pode fazer a diferença.

O Rio sofreu muito. Niterói mais ainda, São Pedro não foi nenhum pouco camarada conosco. Q o diga as famílias dos mais de duzentos mortos em função das fortes chuvas q assolaram nossas terras.

Quem puder, e quiser, busque os pontos de coletas de donativos. Nós, do AlcooRoll fomos ao Canto do Rio (um clube no centro de Niterói, perto das Barcas), e contribuímos com a campanha de apoio às vítimas da catástrofe que se abateu sobre Niterói.

Por favor. Se vc puder, contribua também.

E quero agradecer pela ajuda já prestada às vítimas deste desastre, como a campanha do São Paulo Futebol Clube, recebendo donativos para as vítimas da calamidade aqui do Rio. Obrigado.

É difícil até escrever depois de tudo q aconteceu. Niterói, conhecida como a “cidade sorriso”, emudeceu, entristeceu. E assim deve ficar um tempo. E tome tempo pra q a gente esqueça o q houve. Quem não pode esquecer, nunca, são as autoridades. Aliás, estas, pelo menos os detentores dos cargos atuais, estiveram presentes desde o primeiro momento e contra eles pouco, ou nada se deve falar...

Até tirar gente q estava em áreas onde havia risco de desabamento foram em pessoa. Mas algo tem q ser feito. Não se pode deixar pessoas em risco só pq está sol, ou pq é ano de eleição. Tirar qq um de casa tem custo e custo político. Só q pobreza não é desculpa para poder morar em um lugar q é inapropriado.

Até já discuti isso com alguns amigos, mais a esquerda q eu mesmo sou, e ainda assim nenhum me trouxe argumentos plausíveis para moradores de morros, de áreas de preservação ambiental, de bordas de lagoas, etc.

Ninguém discute moradia embaixo de viaduto. Interessante. Mas, morar numa encosta pode, certo? Desde q o Estado e o Município (com o seu, o meu IPTU, IPVA, parte do ICMS), custeie a obra de contenção de barreira para q o barraco, construído fora das normas, não cai na chuva. Legal NÉ?

E como assim o morro q desabou aqui em Niterói era um lixão? Como assim pessoas moram em cima de algo q foram um dia um lixão? Tem mais umas oito comunidades em cima do q antes eram lixões. Não é brincadeira. Esta semana provou isso.

Sentimos por todos que passaram dificuldades em virtude das fortes chuvas q caíram aqui no Rio, alguns deles parentes e familiares que não conseguira, chegar em casa, tiveram de dormir no carro, na rua, mas agradecemos que nada de pior lhes tenha acontecido, como aconteceu com mais de duzentas pessoas, cujas marcas em suas famílias serão sentidas para sempre.

Mas aqui é pra se falar de futebol, cerveja e roquenrow. E eu queria falar de um baixinho portenho.

Messi arrebentou na Champions League e fez 4 gols contra o Arsenal. Este seria o meu post se não tivesse acontecido a catástrofe q caiu sobre nossas cabeças. E ainda fez um dos gols sobre o Real Madri, em jogo q só assisti pq a Rainha do Conselho Etílico quis tanto ver, mas tanto q q até achou, não uma, mas várias TVs Online q passam jogos. A narração em português de Portugal é hilária, mas tenho de agradecer à qualidade da TV Grega, cujo nome não me lembro agora, mas em q, até os comerciais, são legais. Muito embora, torando os nomes dos jogadores, não tenhamos entendido nada mais.

Messi se não der uma de Ronaldinho Gaúcho, na última Copa, será o melhor do mundo de novo. Ainda q não renda na Copa corre sério “risco” de ser. Ele faz a diferença. Como diria Armando Nogueira, “dribla no espaço de um lenço”. E o faz sorrindo, antes mesmo de chutar e ver a bola tocar as redes, para depois correr pro abraço.

O Bayer foi a surpresa, ao conseguir sua classificação frente ao poderoso Manchester United, em sua própria casa. Como a Inter eliminou o Chelsea, e no confronto de franceses, deu Lyon, teremos mais uma semifinal com cara de final antecipada. Barcelona x Inter.

Assim como no “Paulistinha”. O clássico “San-São” de hoje define o q seria o verdadeiro campeão, mas é mera semifinal. O Santos venceu hoje no Morumbi, deverá vencer de novo, no jogo da Vila, tem mais do q dez pontos na frente de seu adversário, se contarmos a fase de grupos, contagem zerada na atual fase do campeonato, o q mostra como é injusta a forma de disputa do estadual paulista.

Em tempo, depois de passar pelo São Paulo, o Santos ainda terá de enfrentar o vitorioso no “crááássico” entre “Santo alguma coisa” contra “Grêmio-Não-Sei-Daonde”. Que beleza!

Aqui no Rio, deu mais do mesmo. E deve seguir por aí. Se Papai Joel não aprontar algo diferente em sua prancheta.

Com isso, mais do q demonstrada está a falência dos campeonatos estaduais. Na dúvida, vejam a média de público até agora. No Rio, favor comparar apenas a média de público pagante.

Campeonatos CHATOS, desinteressantes, longos em demasia e de pouca serventia. Não só no eixo Rio-SP, mas em Minas, no Rio Grande do Sul... Precisam ser reduzidos. Em tempo de duração, em número de clubes e, principalmente, em número de jogos desinteressantes.

Interessante foi a arbitragem destas semifinais no Rio. No jogo que classificou o Botafogo, os “Chorões” fizeram gol em condição irregular. No jogo da gente, o “soprador de apito” acertou no pênalti em Léo Moura, inventou a expulsão de Juan e depois ignorou pênalti em “lance de vôlei” do Williams. Lastimável.

O q importa é q, pelo 4º ano consecutivo, decidirão o título Botafogo e Flamengo. A história mostra quem será o lado vencedor. Mas, futebol, como dizem, é uma “caixinha de supresas”. Ou seria uma prancheta?


PS: Que porcaria de implicância é esta com a Cruz Templária dos Cruz-Maltinos? A camiseta é bonita. Tem à ver sim com a história do time (afinal, estava estampada nas velas das caravelas que rumaram para as Américas, símbolo do clube), é LINDA, tem estilo e não entendo o porquê da perseguição contra ela. Se eu fosse português, compraria uma.

Fonte da Foto: http://www.flamengo.com.br/site/upload/noticias/201004111931193670_ampliada.jpg

2 comentários:

  1. Grande camarada!
    Li o texto, apaixonado e enamoado - ainda bem - pelo seu clube de coração. Percebi que o amor e a idolatria pelos ídolos - do passado principalmente - inebria sua capacidade de expor racionalmente os fatos. Não quero dizer que falte racionalidade ao seu argumento, muito pelo contrário, mas a paixão evidenciou-se acima dela.
    Muias e muitas horas de cerveja e bom humor estão reservadas para discutirmos esse assunto (possivelmente até o fim de nossas vidas).
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  2. O comentário era para ser colocado junto ao texto sobre a controversa taça das bolinhas.

    ResponderExcluir