quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Faltam Três!!!



No caminho do Mengão, rumo ao Hexa, ainda teremos:
O Goiás, no próximo domingo, no Maracanã.
Depois o Corinthians, acho que em Campinas, se não mudarem de local novamente.
E, por fim, de novo no Maraca, o Grêmio, encerrando o campeonato.


Contra o Goiás já fomos garfados pela péssima arbitragem no primeiro turno. O soprador de apito não deu falta de Léo Lima em Aírton. Como consequência, gol de Léo Lima. Na mesma partida, marcaram impedimento, inexistente, num ataque do Flamengo, acho que do Bruno Paulo, em jogada que resultou, ou resultaria, em gol. Roubaram-nos 3 pontos. Que nos deixariam hoje na liderança. E sem depender de outros resultados.
Assim como as grafadas que sofremos contra o Botafogo, o São Paulo, e o Palmeiras, no 1º turno. Mais 5, senão 7 pontos, a mais para o Mengão, que, somados aos 3 pontos que nos foram surrupiados no Serra Dourada, perfazeriam 8, ou 10 pontos, que, a esta altura, já seriam suficientes para comemorarmos o título. Dependendo apenas de nós mesmos, ao término da próxima rodada, na pior das hipóteses.

Sobre o Coringão nem vou falar. Ronaldo torce para o Fla ser o campeão deste ano. O Corinthians só pensa em 2010. Mesmo assim duvido que o jogo, seja em Campinas, seja onde for, vá ser tão fácil assim.

E ainda teremos pela frente, na última rodada, o Grêmio. Este que é mais um tricolor de respeito. Venceu hoje o Palmeiras por 2x0, gols de Rafael Marques e Maxi Lopez (8,3 pontos no Cartola FC).

Não entendi muito bem o que aconteceu na volta dos times para o 2º tempo, em que dois jogadores do Palmeiras, Obina e Maurício, foram expulsos. Parece que foi caso de agressão entre eles, mas estava vendo o final da partida entre Uruguai 1X1 Costa Rica, e não entendi o que aconteceu. Estou vendo aqui alguém da diretoria do Palmeiras dizer que nem o Obina (com seus gols em jogos importantes), nem o tal do Maurício, que nem me lembro de quem se trata, não mais vestirão a camisa do Palmeiras. De relance, vi o lance da agressão mútua, que deve ter sido a causa da mútua expulsão.

Interessante é que eu me lembro de casos envolvendo o Renato Gaúcho e o Djalminha (ou era o Marcelinho Carioca), pelo Flamengo, e galera sendo expulsa, e um mais recente, entre dois jogadores do São Paulo, contra o Vitória, e a decisão foi Cartão Amarelo para cada um.

Tudo bem, o Maurício já tinha um cartão amarelo e o Obina tentou acertar um soco no seu companheiro de equipe (agora já vi as imagens).
O que ainda não entendo é como um time com dois jogadores a mais não aproveitar esta vantagem e enfiar uma acachapante goleada. Mas o Grêmio já jogou contra um São Paulo, nestas circunstâncias, e nem foi capaz de vencer o adversário.

O São Paulo encara o pior (ou melhor, conforme se analise as estatísticas de vitórias em casa) anfitrião, neste final de semana. Em compensação, o Botafogo precisa vencer, se quiser descolar da zona de rebaixamento. Ainda mais com o Fluminense vencendo as últimas partidas, e ganhando mais gás na Sul-Americana do que a Liquigás pode dar aos Chorões, ooopss... Alvinegros. O que importa é que o Botafogo tem que ganhar do São Paulo.

Mas o São Paulo jogará com pelo menos três desfalques. As suspensões de Dagoberto e de Borges eu entendo. Só não entendo a extensão de suspensão ao Jean, que, mesmo merecendo a expulsão, ainda assim foi uma jogada, digamos, normal, de cartão amarelo, que, como era o segundo, gerou o vermelho. Dagoberto foi celerado e o Borges foi criminoso. Jean foi um jogador que pegou pesado e usou a falta como recurso. Borges merecia punição maior até. A do Dagoberto está de bom tamanho. Já a do Jean está esquisita.

Voltando ao Mengão. Além de vencermos nossos adversários, e torcermos pelos alvinegros, ainda teremos de superar dificuldades como a recente contusão do Maldonado, mais uma de um jogador que servia a sua seleção nacional. A boa notícia é a volta de Kléberson, que poderá estar no banco de reservas na próxima partida. No mais, é confiar em Toró, que sempre que é acionado desempenha bem o seu papel, no talento do “veio” Pet (em destaque na foto), possível Bola de Ouro deste ano, e no pé esquerdo e nas cabeçadas de Adriano, o artilheiro do campeonato, além de um reforço (este menos provável, devido ao ranço dos rivais), de uma “torcida-arco-íris-pro-Flamengo”, contra mais um título do tricolor paulista.

Atlético-MG X Inter é o jogo a se assistir nesta rodada. É claro que Flamengo X Goiás e Botafogo X São Paulo também, mas, o Galo pegando o Saci, ambos disputando vaga no G4, assim como as últimas chances de brigarem pelo título, colocam este jogo mais em evidência do que os demais. Acho que dá Tardelli, Ricardinho e Cia.

Sobre a Copa Sul Americana: Que linda vitória do Fluminense. Sofrida, como a torcida tricolor parece gostar mais. E olha que o goleiro Barreto, do Cerro, dificultou um bocado. Operou milagres em finalizações de Conca, tentando um gol à La Petkovic, olímpico, e Fred, à queima-roupa. Tanto, Conca, como Fred perderam outras chances depois. Gum mais uma vez mostrou que valeu ser contratado e Alan, que bela revelação, fez um golaço, num mortal contra-ataque, driblando o goleiro paraguaio, adiantado, no meio do campo, e tendo calma para finalizar pro gol na hora certa.

Ainda sobre esta partida, uma curiosidade: A SporTV mostrou um botafoguense hoje no meio da torcida tricolor no Maraca. Este mesmo torcedor, se não me engano, já esteve em outro jogo causando tumulto e confusão, por estar com a camisa de um time, num jogo de outro time, em partida válida pelo Brasileirão deste ano. Não tenho certeza se ele estava com a camisa do Botafogo num jogo do Fluminense ou se com a do Fluminense num jogo do Botafogo. Mas sobre tal fato nada se falou.

Apenas se comentou sobre a rivalidade existente, atualmente, entre Fluminense e Botafogo, na luta contra o rebaixamento.

Apesar das chances de pelo menos um time do Rio ser rebaixado estarem hoje, segundo os matemáticos, em 92%, continuaremos torcendo para que nenhum time do Rio caia. Que caiam os coritibanos. Mas se os curitibanos caírem, também serve.

Foto: Petkovic no” Programa do Jô” (nesta noite de quarta, madrugada de quinta, nunca seibem como se dá esta mudança de data sem que o sol nasça).

Fonte da foto: http://www.flamengo.com.br/site/upload/noticias/200911181330096369_ampliada.jpg

4 comentários:

  1. Sei não...

    Ainda tenho esperança de um empate entre Galo e Inter´(1x1), combinada com vitória do Cruzeiro sobre o Coxa (2x0), daí o Cruzeiro entra no G-4. Sonhar nada custa.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. (teclado sem acento on)

    HUMPF

    Fomos no estadio hoje... eh...

    pois entao...


    o que eu vim falar aqui mesmo?

    esqueci...

    Flamengo em primeiro amanha, eh o que me resta de possivel alegria, ja que tem uma pessoinha aqui do meu lado que ficaria muito feliz com isso.

    Ah, eh... fui no jogo hoje.

    HUMPF

    ResponderExcluir
  3. Atualização...

    Já perdi as esperanças do Cruzeiro entrar no G-4. Empatar com o Atlético-PR foi o fim da picada e o ínicio do picadeiro (palhaçada...).

    Vida longa ao Flamengo (não sou flamenguista mas não esotu afim de ver o tricolor paulista ganhar de novo... de novo não..)

    ResponderExcluir
  4. Pô, Bá...

    Torci muito pra ver o Figueira e volta à primeira.

    Se estivesse aí, estaria com vcs no Colosso do Estreito.

    Será q no ano q vem vamos ganhar a Segundona?
    Pelo menos teremos um título nacional para esfregar na cara dos Avaienses...rs

    Beijos!
    Muá!

    ResponderExcluir