sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Enfim, Rock and Roll! And Metal Will Never Die!



Neste último domingo, dia 30 de agosto de 2009, aconteceu a premiação do 8º Festival Coletâneas de Bandas e dentre as centenas de participantes uma se destacou das demais.
Steely Heaven (foto).

Foram 6 as bandas vencedoras: SHAKRA (Rio de Janeiro); BELTRANOS (Rio de Janeiro); 8º ANDAR (Minas Gerais); RUMO (São Paulo); RG (Rio de Janeiro); além, é claro, da STEELY HEAVEN, também daqui, do Rio de Janeiro.

A Shakra, banda de Reggae, embora não seja meu estilo, fez bonito, soando muitas vezes como o Rappa. A 8º Andar, mineira, não podia deixar de se assemelhar aos conterrâneos do Jota Quest. A paulista de Campinas Rumo, essa, bem, precisa encontrar algum rumo. Foi sofrível. A RG tem um som legal, misturando a pegada do Barão Vermelho com o balanço do Paralamas. Fez um som interessante, se não fosse, talvez, pelo vocal, meio lugar comum se comparado com as bandas da atualidade que tocam em rádio.

Tivemos também os “Os Beltranos”. Caramba... Um frontman espalhafatoso, showman, com cartola, casaco, lenço preso no pedestal do microfone. Postura que mescla Steven Tyler (Aerosmith), com Axl Rose (Guns N’ Rose) e jeitão de Roger Rocha (Ultrage à Rigor). Aliás, a semelhança física com o roqueiro são-paulino é impressionante. A banda toca o bom e velho roquerow, cru e nu, e nos trás pérolas como a versão “hard” para o clássico da MPB “Carinhoso” (Meu coração... Não sei por quê... Bate feliz... Quando te vê...). Além das composições próprias, como Maldita e Opala Preto. Lembra Matanza e Velhas Virgens. Divertido, esculachado, muito maneiro, muito Phoda!

Mas, no templo sagrado do Rock N’ Roll, com Carrão Conversível em cima do bar, guitarras e vestuários de astros do rock pendurados na parede, o prato principal foi o Steely Heaven.

A banda carioca de Heavy Metal entrou mostrando o peso do seu novo trabalho (o álbum “Far Beyond Heaven...Right Before Hell”, com os petardos Battle of Angels e Last Cry. Fortes, potentes, empolgantes. Mostra as qualidades e virtuosismos das guitarras, o baixo empurrando a banda e a galera, enquanto o vocalista, Bernardo Lepore, além de atingir com precisão tanto as notas mais agudas, como os mais fortes graves, tem um carisma diferenciado, próprio dos bons vocalista que certamente o inspiraram, tais como Bruce Dickinson (Iron Maiden), Eric Adams (Manowar), e, porque não dizer, André Mattos (Angra, Shaman).
E não parou por aí... Outras influências da banda se revelaram, com a excelente versão de Enter Sandman, do Matallica, com direito ao finalzinho de One, como incidental.
Cabelos ao vento, Headbangers felizes, hora da banda mostrar versatilidade com a complexa e magnífica “R.I.P.”, música com mudança de ritmos e estilos, lembrando os bons tempos de Progressive Metal (sem a chatice do Dream Theatre). Bernardo Lepore explora suas qualidades no vocal, enquanto um dos guitarristas, e fundador da banda, Robb St, demonstra suas habilidades no teclado. E pra terminar, uma ode ao heavy metal: “Metal Will Never Die”, ou, tão somente “M.N.W.D”. E com uma surpresa. A banda chama ao palco o vocalista anterior, Rodrigo Simes para junto revezar os vocais.
Impossível não compará-lo ao lendário Ronnie James Dio, tanto pela estatura, como pela performance. Final apoteótico para uma banda que pode e, espero, dará muito ainda o que falar, e principalmente, o que ouvirmos. Com certeza não sai do meu MP3 List, embora, nos palcos, seja muito melhor.

Long Live, Rock N’ Roll...
Metal Will Never Die!!!

Fonte da Foto: Vivi Viegas

8 comentários:

  1. Hahaha, valeu pela força, Viegas! Um prazer ter sua presença nos shows, e mais ainda, saber que curte o som!

    Estamos mesmo tentando melhorar sempre a performando ao vivo da banda. Hoje em dia, mais que nunca, como construir carreira com venda de discos é impossível, ter uma presença de palco consistente é fundamental. Ótimo ver que estamos agradando!

    Viu como até saí do lugar, dessa vez? hahahaha

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Porra, sem palavras para agradecer as palavras , a presença no show, e a força pro steely heaven! grande abraço, fica na paz cara!
    Robb

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh que invejaaaaa
    Toamra que eles venham logo pra Sampa :)

    ResponderExcluir
  4. putz...obrigado pelos comentários... "baixo empurrando a galera..." vlw mesmo!!!

    Lembrando a turnÊ do SH...
    dia 06/09 - Vila Valqueire
    dia 21/09 - Jacarepaguá
    dia 04/10 - Caxias (abertura p/ o Angra)

    e onde mais nos convidarem...

    basta ter mt cerveja gelada!!!

    See yaa!!!

    ResponderExcluir
  5. valeu mesmo a noite.
    Encerramos com grande estilo, mais uma edição do Festival Coletânea de Bandas.
    Bom saber que estão conferindo, divulgando, escolhendo, criticando, elogiando, o que as bandas tem para mostrar.

    Fica a sugestão para que mais bandas desfrutem da mesma alegria que a Steely Heaven e as demias bandas puderam viver nesse dia 30 no Hard Rock Cafe (RJ).

    As inscrições para o 9º Festival Coletânea estão abertas.
    Teremos palcos no RJ, SP, MG, ES e SC.

    As bandas vencedoras, como a Steely Heaven, farão participações especiais.

    Regulamento e inscrições pelo
    www.coletaneadebandas.com

    Valeu a cobertura!!!
    Já já tem mais novidades pelos palcos com mais uma edição do "Coletânea"

    Abs
    Anderson Rocha (produtor do festival)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo o show do Steely Heaven! Cada um dos seus componentes tocou muuuito! Parabéns! Sandra

    ResponderExcluir
  7. Caracas eu estava lá, esta Banda(STEELY HEAVEN) é muito boa, parabens pelas musicas e pelo shou.E o BATERA? MUITO BOM, toca pra K....lho

    ResponderExcluir
  8. Ha, esqueci de dizer: o anonimo a cima sou eu o PAI do Bobb e do Marcelo Batera Bjs

    ResponderExcluir