terça-feira, 18 de agosto de 2009

Resumo do 1º Turno do Brasileirão 2009 - Terminou, mas não acabou.


Passada a 19ª rodada do Brasileirão, terminou, em tese, o 1º turno do campeonato. Mas, como a CBF mais uma vez fez confusão no calendário, não temos ainda o vencedor (simbólico) do 1º turno. Vamos ao resumo do turno, começando pelo G4:

Na ponta da tabela consta o Palmeiras, com 37 pontos nas 19 partidas disputadas. Um dos piores desempenhos de um líder do campeonato, encerrado o turno, quando comparado com as edições anteriores. Com 64% de aproveitamento, só superaria o Corinthians em 2005 e o Santos e 2004. Ainda assim perto da média considerada ideal pelos matemáticos (2 pontos por partida, ou seja, 4 pontos, uma vitória e um empate, em dois jogos), e com apenas duas derrotas, para o Inter na 3ª rodada, ainda sob a batuta de Vanderley Luxemburgo, e às voltas com a Taça Libertadores, e a outra na 14ª rodada, sob o comando do interino Jorginho, para o Goiás, ambas fora de casa, mostra uma campanha consistente e é o grande favorito ao título. Tem a melhor defesa (17 gols sofridos, e tem em Cleiton Xavier (o “Rei das Assistências”, com 12), Diego Souza e Pierre, além do goleiro Marcos, seus principais destaques. Conta ainda com os (eventuais) gols do inconstante Obina, para chegar ao pentacampeonato.

Vem seguido do Goiás, com 35 pontos, dos atrás do virtual líder, 3 atrás da “média ideal”, tendo como pontos fortes os avanços dos laterais, Vítor e Julio César, os líderes em suas posições no Troféu Armando Nogueira (vide: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/Brasileirao/Armando_Nogueira/0,,17230,00.html ), um meio de campo “brigador”, com Ramalho e a boa fase de Léo Lima, além de contar com a excelente pontaria de dois dos mais eficazes atacantes do campeonato, Iarley e Felipe. Resta saber como estará a forma física e técnica de Fernandão, e se o time terá fôlego para manter a pegada até o final do returno. Briga pela Libertadores, mas não creio que chegue ao título.

Em 3º, com 33 pontos, mas podendo chegar à primeira posição do turno (por conta das duas partidas adiada em função da “famosa” Copa Surondo), vem o Internacional, que se vencer os confrontos adiados, contra o Atlético MG e o Santos, chegará aos 39 pontos e 70% de aproveitamento.
Apesar de ter perdido um dos melhores atacantes brasileiros, Nilmar, ainda tem um bom elenco, manteve o treinador, Tite, apesar das inúmeras críticas e terá uma “maratona” pela frente. 6 jogos em 19 dias. Encara, em suas duas primeiras partidas já pelo 2º turno, o Corinthians e o rival na disputa pelo título, Palmeiras. Com a reposição das partidas adiada veremos se o Colorado se mantém na luta pelo título, ou se vai se acomodar com uma das vagas para a Libertadores 2010.

Lá vem o Tricolor Paulista, já chegando ao G4. É verdade que o Galo pode lhe tirar do G4, se vencer o Inter, na partida adiada, mas o fato é que São Paulo demorou, mas acordou. Depois da mudança no comando da equipe, com a saída de Muricy, hoje no rival Palmeiras, e a chegada de Ricardo Gomes, o único tri-campeão brasileiro seguido, com seis títulos no total, mostra que ainda está vivo na competição deste ano (Jason Lives Forever).
Francamente, preferia que não tivesse dado esta guinada, à bem do futebol nacional. Está na hora do título mudar de mãos. Mas, com o ataque voltando a funcionar, e com a sólida defesa, mais o retorno do líder Rogério Ceni, o São Paulo vem pro returno para disputar o tetra seguido, o hepta campeonato.

Virtualmente fora do G4 vem o Atlético-MG, que hoje, com os mesmos 33 pontos do São Paulo, pode ainda superar tanto o tricolor paulista como o Colorado (se o vencer na partida adiada), chegando aos 35 pontos. Já foi líder do campeonato, mas vejo um elenco limitado, apesar da excelente dupla de ataque, Tardelli e Éder Luiz. Luta por uma vaga para a Libertadores do ano que vem.

Entre os times que se encontram no meio da tabela os destaques são os novatos Barueri, sensação do início do torneio, e Avaí, sensação do 1º turno. A equipe de Barueri está num momento delicado, com a saída Estevam Soares, bem como de uma das revelações do campeonato, o atacante Fernandinho. Não deve manter a pegada das primeiras rodadas do Brasileirão, mas conta com o melhor ataque do campeonato (38 gols), e com os gols de Val Baiano para se manter na elite do futebol brasileiro. Já o Avaí manteve Silas num difícil momento da equipe, quando estava na zona de rebaixamento, e o time cresceu no campeonato, com uma seqüência de 9 partidas invictas, sendo 7 vitórias e 2 empates. Tem em Marquinhos, Muriqui e Eltinho seus principais destaques. Não acho que disputarão vagas na Libertadores, mas, pelo menos um dos dois poderá estar na Copa Sul Americana do ano que vem.

Dos grandes que vêm embolados pelo meio, o Grêmio é o time com melhores condições de subir na tabela. Basta melhorar seu aproveitamento fora de casa e manter a excelente campanha no Olímpico. Tem no goleiro Vitor, no zagueiro rever, nos meias Tcheco, Souza e Douglas Costa, e no ataque, seja com Maxi Lopes, com Perea, Herrera ou Jonas, seus pontos fortes. Está longe da briga pela ponta, mas pode faturar uma vaga na Libertadores 2010.

Já o Corinthians, garantido na Libertadores 2010 e ainda sentindo a ausência dos jogadores negociados, bem como a de sua principal estrela, Ronaldo, ainda se recuperando de contusão, não deve disputar o título, como até mesmo chegou a admitir o seu excelente treinador, Mano Menezes, mas deve protagonizar algumas boas partidas, em clássicos, principalmente após o retorno do R9.

O Flamengo é uma incógnita. O desempenho do time é uma gangorra, uma montanha-russa. Ora joga bem e perde, ora joga mal e ganha, ora dá vexame. Tem um bom ataque, com o destaque para o Imperador Adriano, artilheiro do campeonato com 10 gols, mas está em vias de perder seu 2º atacante, Emerson, para o futebol árabe. Já havia perdido o seu principal meia, Ibson, para o futebol russo, e sem conseguir depois repor sua ausência, perdeu também Kléberson, contundido, restando em Petkovic, aos 36 anos, a esperança de “inteligência” no meio de campo. Não consegue acertar a defesa, frágil como uma peneira de papel. Nem em Bruno, que cantávamos ser o melhor goleiro do Brasil, podemos confiar, pois vem falhando bastante. E isso porque temos um dos melhores volantes da competição, Willians, que detém o fantástico índice de 89 bolas roubadas. O Fla ainda deve brigar por uma vaga para a Taça Libertadores, mas precisa melhorar e muito. Missão (Impossível?) para o comandante Andrade, e para a Diretoria que precisa repor 1 zagueiro, 2 meias e 1 atacante.

Vitória, Atlético PR e Santos não devem alçar vôos mais altos. O Santos talvez, pois tem 25 pontos e um jogo a menos (contra o Inter), podendo se embolar com Corinthians, Grêmio e Flamengo, mas creio que devam ficar na zona da Sul Americana. Destaques para Leandro Domingues, Roger e Apodi na equipe baiana, o veterano Márcio Azevedo, Marcinho e Paulo Baier na equipe paranaense, e Rodrigo Souto, Madson e as revelações Paulo Henrique “Ganso” e Neymar, no Peixe.

Cruzeiro, Botafogo e Coritiba estão neste momento no “Limbo” da tabela. Mas a Raposa e o Alvinegro não jogaram a partida entre si do 1º turno. O Cruzeiro perdeu peças importantes no elenco, passou pela “ressaca” da perda da Libertadores, mas deve subir na tabela, apesar de, no momento, ostentar o pior ataque do campeonato, com apenas 18 gols. Destaque para o Gladiador Kleber, para o excelente goleiro Fábio e para o retorno de Gilberto ao futebol brasileiro. O Botafogo, com o ânimo renovado, após a chegada de Estevam Soares, com a melhor estrutura entre os clubes do Rio e com bons jogadores no elenco, como André Lima, Vitor Simões, Reinaldo, Batista, Renato e para o melhor zagueiro do 1º turno (segundo o Cartola FC), o capitão Juninho.

Já o Coxa-Branca, que dispensou Renê Simões e contratou Ney Franco, saído do Botafogo, saiu da zona de rebaixamento, com 19 pontos, apenas um acima do 17º colocado e1º integrante do R4. Alterna boas e más partidas. Se bobear, o Coritiba cai pra segundona. Ainda é candidato à degola, mas tem na dupla “Paraíba”, Carlinhos e Marcelinho, suas principais armas.

Por último, os integrantes do R4. Nenhum deles conseguiu sequer, a média de um ponto por partida. Considerando-se que o n.º de pontos considerado como linha de corte para se manter na 1ª divisão é 45, e que nos últimos três anos, pelo menos dois times que se encontravam na zona de rebaixamento, no final do 1º turno, foram rebaixados, e que, somados os pontos obtidos pelos 4 clubes, este é o pior desempenho dos integrantes do R4 nos últimos anos, vamos aos candidatos à degola:

O Santo André (18 pontos), com os veteranos Fernando, Gustavo Nery e Marcelinho Carioca não deve se manter na 1ª divisão. Após um bom começo de campeonato vem caindo de produção, dispensou o treinador Sérgio Guedes e apesar dos esforços de Neneca, dono da maior marca de defesas difíceis do campeonato, não deve ter fôlego para subir na tabela.

O Náutico (18 pontos) tem um bom goleiro, Gledson, um bom atacante, Gilmar, e um versátil coringa, Carlinhos Bala, mas Geninho não consegue dar um padrão de jogo para sua irregular equipe. Com uma das piores defesas do campeonato (37 gols sofridos), o Timbu precisa melhorar muito para não cair.

O Fluminense (15 pontos), novamente, se encontra na zona de rebaixamento, com Renato Gaúcho no comando, Branco na Coordenação, Fernando Henrique no gol, e um elenco rachado pela disputa de poder (e $$$), entre diretoria e patrocinador. Mas tem um ataque que pode funcionar, com Roni e Kieza, e com o eventual retorno de Fred. Mas a missão é árdua e difícil, ainda mais para um time que só venceu 3 dos 19 confrontos. Ano passado tinha 16 pontos no final do turno e conseguiu escapar da degola.

O Sport Club Recife, terminou o 1º turno na lanterna. Com apenas 13 pontos, e ao lado do rival local na “disputa” pela pior defesa do campeonato, com 37 gols sofridos, e após 12 derrotas e apenas 3 vitórias, apesar de contar com bons jogadores no plantel, como Fabiano, Élder Granja e Dutra, o Leão da Ilha do Retiro não é nem sombra do time que fez uma excelente campanha na 1ª fase da Taça Libertadores deste ano. Deve cair.

Para concluir o "Resumo do 1º Turno do Brasileirão 2009", escalo a minha Seleção, com base nas estatísticas do Cartola FC, no Troféu Armando Nogueira, do Globo Esporte, e no Bola de Prata da Placar (além do meu critério pessoal), no sistema da Seleção Brasileira (4-2-2-2), escalando titulares e reservas, e dois treinadores:

Goleiros: Felipe do Corinthians; e Fábio do Cruzeiro;

Laterais Direitos: Apodi do Vitória; e Thiago Feltri, do Atlético-MG;

Zagueiros: André Dias, do São Paulo; Juninho, do Botafogo; Rever, do Grêmio; e Welton Felipe do Atlético-MG;

Laterais Esquerdos: Julio César, do Goiás; e Eltinho do Avaí;

Volantes: Willians, do Flamengo; Pierre, do Palmeiras; Ramalho, do Goiás; e Guiñazu, do Internacional;

Meias: Cleiton Xavier, do Palmeiras; Marcelinho Paraíba, do Coritiba; Leandro Domingues, do Vitória; e Diego Souza, do Palmeiras;

Atacantes: Adriano, do Flamengo; Fernandinho (Ex-Barueri); Felipe, do Goiás; e Diego Tardelli, do Atlético-MG;

Treinadores: Tite, do internacional; e Silas, do Avaí.

Fonte da Imagem: http://www.flickr.com/photos/toxicsquall/3712888164/

2 comentários:

  1. tudo bem q foi baseado nessas coisas todas, mas não ter o ronaldo na seleção do brasileirão... acho complicado...

    ResponderExcluir
  2. Lindona...

    O Ronaldo está contundido desde a 14ª Rodada e foi poupado em várias outras rodadas anteriores. Não consta no "top 5" do Troféu Armando Nogueira, nem no "Top 10" do Bola de Prata da Placar, assim como sua média no Cartola é inferior aos dos meus "convocados".

    Falando em convocados... "O Imperador voltou".

    Bjs & ol_l l_lo

    ResponderExcluir