sábado, 18 de julho de 2009

Rodada de Clássicos



Estamos chegando na terça parte do campeonato. 12ª rodada de 38. Na próxima rodada, já teremos passado de um terço. Hora de começar a "separar o joio do trigo", mas, sem que nos esqueçamos da “janela de transferências” de agosto.


O Inter vem de duas decepções, em outras competições, mas continua mostrando um bom futebol, no Brasileirão. A derrota contra o Atlético Paranaense não apaga as boas atuações, como a contra o Corinthians, no início, e contra o Fluminense, na rodada passada. Mas enfrenta outro candidato ao título, que vem de derrota fora de casa e que é, nada mais, nada menos, do que seu histórico maior arqui-rival. O Grêmio.

Que vem com boa campanha, após a eliminação na Libertadores, apesar da derrota pro Coritiba, no Couto Pereira, no meio da semana. É um dos clássicos da rodada, assim como é um confronto direto entre os postulantes ao título.

Outro time envolvido em um clássico, contra o seu rival local, é o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada. Tanto o Furacão como o Coritiba vêm em campanhas irregulares, mas o Coxa vem de vitória sobre o Grêmio, tem a dupla paraibana Marcelinho e Carlinhos, e o argentino Ariel, além do bom goleiro Vanderlei. Apesar do mando de campo, de Paulo Bayer e de Wallyson, eu apostaria minhas fichas no Coritiba.


Em São Paulo, clássico San-São, com ambas as equipes tentando escapar de crise. O Santos confirmou a contratação de Wanderley Luxemburgo, enquanto o Tricolor Paulista não embala sob o comando de Ricardo Gomes. Neste eu apostaria no Santos, porque, tradicionalmente, o Tricolor “amarela” na Vila Belmiro.


Enfim, aqui no Rio, o Flamengo tenta se reabilitar das duas pífias últimas rodadas contra um Botafogo desesperado por sair da zona de rebaixamento. Pela história recente, apesar de uma ligeira vantagem do Fla, o resultado mais provável seria o empate. Porém, tal resultado seria desastroso para ambas as equipes. O Rubro-Negro precisa dos três pontos, para não deixar as equipes da ponta dispararem. E o Alvi-Negro, para tentar se afastar do “G4 do Mal”. O Rubro-Negro, depois de dois resultados ruins, o empate contra o São Paulo (que não seria ruim pelo placar, no Morumbi, mas, pelas circunstâncias da partida), e a derrota frente ao Palmeiras, em casa, ambas com arbitragem no mínimo esquisita, pra não dizer tendenciosa, precisa mostrar que consegue jogar com elenco, já que mais uma vez jogará desfalcado, desta vez, sem Willians e novamente sem Juan. Enquanto o Botafogo vem animado, com a chegada de Andre Lima, que marcou 3 gols no último coletivo. Amanhã veremos se o Flamengo mantém a escrita, na "Era dos Pontos Corridos". Será que o gramado do Maracanã estará um pouco melhor do que o “charco”, demarcado e esburacado, que foi deixado pelos fãs do Rei Roberto Carlos?

Há ainda um clássico, não regional, mas nacional, que se mostra digno de nota. O Cruzeiro, pós “apocalipse estudantil libertatório” recebe o irregular Timão, em imprevisível jogo que marca o retorno de Ronaldo ao Mineirão contra seu ex-clube, antes de ganhar o mundo, ganhar Copas, prêmios, fazer fama e cair na cama e na grana.
Será que o Bolão vai comemorar contra sua ex-equipe? Ou será que o Gladiador Kleber vai fazer a festa e dar uma resposta à torcida da Raposa? Certamente, quem perder estará mais distante da disputa pelo título. Como o Corinthians já tem vaga garantida na Libertadores do ano que vem, prejuízo maior será do Cruzeiro, que joga em casa e sob pressão da torcida. Num campeonato que ceifa técnicos à proporção de quase um por rodada, melhor Adilson Rodrigues conseguir um bom resultado. Mesmo assim eu acho que dá Corinthians.

Vitória recebe o líder em casa e deve vencê-lo. Sem Diego Tardelli, caberá à defesa segurar o artilheiro do campeonato, Roger, enquanto lá na frente, a encrenca está nos pés de Éder Luís. Carpegiani é melhor treinador do que o Celso Ruth. Deve levar a melhor.


O Palmeiras, sempre sob pressão, mas, agora nem tanto, manteve Jorginho no comando da equipe e encara o fraco Santo André no Parque Antártica, com direito ao retorno de Obina. Vitória fácil, se não bobear e der chances a uma falta daquelas que só Marcelinho Carioca sabe converter como ninguém.

O surpreendente Barueri encara, em tese, um adversário fácil. O Náutico já não é uma boa equipe. Jogando fora de casa, o Timbu não deverá conseguir conter os três atacantes da equipe revelação desta edição do Brasileirão.

Também surpreendente foi a vitória do Avaí sobre a boa equipe do Goiás na última rodada. Não creio que consiga repetir a proeza frente ao Sport, na Ilha do Retiro. Mesmo sem Vandinho, que fez dois dos três gols da equipe na derrota frente ao Corinthians, o Leão da Ilha do Retiro ainda é mais forte que o Leão da Ilha da Magia.

Já o Goiás, visita o combalido Fluminense, podendo sair do Maracanã com os três pontos, se conseguir se aproveitar da crise e desorganização que se abateram sobre as Laranjeiras, combinadas com os desfalques de Fred e Diguinho. Mas vai ter de jogar bem melhor do que em seu último confronto, em que sequer foi capaz de, em casa vencer o fraco time do Avaí.

Na Segundona, o Vasco venceu a 2ª seguida e já está no G4, com 23 pontos, e como o Guarani acaba de sofrer sua 1ª derrota no campeonato (1 X 2 Paraná), o Cruz-Maltino da Colina está à “apenas” 4 pontos do Líder. Ainda assim, ultrapassado pelo Atlético – GO que venceu o Fortaleza por 3x1, que se manteve em 2º, embora com os mesmos 23 pontos do Vasco. Fechando o G4 temos a Portuguesa, que ontem perdeu pro Ceará por 2x0, ficando com 21 pontos. Correndo por fora, vem o Figueirense, com 20 pontos, que chegou à parte de cima da tabela, ainda em 6º, mas forte na briga, entretanto superado pela Ponte Preta, que hoje empatou com Bragantino, em 1x1, ficando nos mesmos 20 pontos, mas levando vantagem nos critérios de desempate.

Em breve, tentarei arriscar-me a fazer prognósticos para o final dos campeonatos das séries A e B.

Fonte da Imagem: http://vitoraflael.files.wordpress.com/2009/04/flamengo-x-botafogo.jpg

Um comentário:

  1. Rodada de clássicos é horrível para fazer o cartola heheheheheh

    prognóstico para o final?? cedo hein, cuidado hehehe

    adorei o post do dia do rock :)


    Beijos

    ResponderExcluir