segunda-feira, 20 de julho de 2009

Comemorações - Dia do Futebol - Dia do Amigo


Ontem foi o Dia Nacional do Futebol. Hoje é o Dia do Amigo. Este mês de julho é repleto de comemorações.

A data de 19 de julho é em homenagem ao primeiro clube com time de futebol registrado, o Sport Clube Rio Grande, em 1900.

Comemoraram a data de ontem os torcedores do São Paulo (cujo jogo foi no Morumbi, e não na Vila Belmiro, como erroneamente pensei), que com os dois gols do Coração Valente, Washington, (Roni descontou pro Peixe), afasta um pouco a crise e ganha fôlego para iniciar uma reação no campeonato.

O Corinthians também pôde comemorar, a bela e suada vitória sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão, com Direito ao Ronaldo perder pênalti e depois fazer, com a bola rolando. Antes deu passe milimétrico pra Jorge Henrique marcar. O Gladiador Kleber descontou. O que a torcida corintiana infelizmente terá de lamentar é que a sua diretoria, inexplicavelmente, acabou de se desfazer de dois de seus melhores jogadores. André Santos, o lateral esquerdo da Seleção, e o cabeça-de-área Cristian, que estava em grande fase no Timão, marcando gols, dando passes, se tornando um dos destaques da equipe. E eles vão justo para o Fernebahce, o time turco que há 5 meses não paga o Roberto Carlos.

Os tricolores gaúchos festejaram duplamente, nos 100 anos de Gre-Nal, com uma belíssima vitória, de virada, sobre seu maior rival. Gols de Nilmar, pro Inter, Souza (linda cobrança de falta) e Maxi Lopes pro Grêmio.

Guga Kuerten e os demais Avaianos de Floripa também tiveram dois motivos para comemorar. Além de mais uma vitória, fora de casa, 3x1 sobre Sport Club Recife, a saída da zona de rebaixamento.

Nem sei se há torcida suficiente para celebrar, mas, motivos não faltam para comemorações em Barueri. Surpresa e sensação do campeonato, mais uma vitória, de goleada, sobre o sofrível Timbu dos Aflitos, com 4 gols do Val Baiano, substituto do ex-artilheiro Pedrão, que foi para as Arábias, uma bela colocação na tabela (5º colocado com 21 pts, a mesma pontuação do 4º colocado, Vitória e há apenas 4 pontos do líder). Ao Náutico Capibaribe sobrou a lanterna.

Uns comemoram, outros lamentam, mas, seja como for, ninguém cala este chororô... Mais um Flamengo 2 X 2 Botafogo. Mais uma vez a arbitragem prejudica o Flamengo e mais uma vez são os botafoguenses que choram no final, reclamando lances que só eles vêem. O detalhe interessante é que, reclamações sobre o único lance que a arbitragem errou em desfavor do alvi-negro quase não foi mencionado. Falta, que pra mim não existiu, acho que no Aírton, marcada pelo árbitro antes da bola chegar ao André Lima completar paro gol.

Já contra o Flamengo teve a marcação da falta que gerou o gol do Alessandro, em posição de impedimento (dois erros); nova marcação equivocada de falta, que gerou o escanteio e o segundo gol, de Renato, para o Botafogo; término de partida 20 segundos antes do tempo de acréscimo anunciado pelo árbitro, quando o Fla partia em contra-ataque de 4 contra 2. Ou seja, 4 erros contra o Flamengo. Aliás, nos casos das faltas, é um tipo de erro que vêm se repetindo há três partidas. Aconteceu no Morumbi, no lance do gol de Borges, em que derrubaram o Fabrício e não foi marcada falta. Tornou a acontecer contra o Palmeiras, quando Ortigoza derruba Wellinton, e mais uma vez a arbitragem deixa a jogada rolar, resultando em gol, se não me engano, do Diego Souza, e desta vez chegou ao ápice, em que não apenas não marcam a falta do atacante adversário, mas a invertem em desfavor do Flamengo. Assim não adianta a diretoria buscar zagueiro novo. Enquanto a arbitragem inverter, ou não marcar as faltas, que os atacantes adversários fazem, puxando ou empurrando nossos zagueiros, podem trazer o Juan, Lúcio, Cannavarro que de nada adiantará.

De qualquer forma, o Flamengo em três partidas fez apenas dois pontos. Sente a falta de seu principal meia, Ibson, sem ter peças de reposição à altura. Estranha também é a incurável lesão de Juan, cuja ressonância magnética nada teria apontado. Tem gente na mídia dizendo que um acordo velado. Juan finge que está machucado e Cuca finge que acredita e todos ficam bem. Aturar Everton e Zé Roberto é dose para Urubu gigante. Enquanto isso, na lateral direita (ora na meia) Léo Moura continua em busca do futebol perdido. Kléberson parece ter aderido à moda, recente na Gávea, de jogador convocado pra Seleção, quando volta pro Fla, deixa de jogar bola. Foi assim com Jonatas, Ibson, Léo Moura, Juan... No fim, o ataque, nosso problema em tempos recentes, é o único setor do time que funciona. Adriano sempre marcando e Emerson, sempre correndo e se esforçando são os únicos motivos de alegria pra torcida rubro-negra, que embora ainda seja cedo, pode estar dando adeus ao sonho do Hexa. Talvez, quem sabe, a gente ainda consiga brigar por uma Libertadores.

E pensar que há 17 anos atrás (19 de julho de 1992), justamente em cima do Botafogo, o Flamengo conquistava o Pentacampeonato Brasileiro (detalhe da foto). Alguém se lembra do placar da partida?

Quem vai bem é o Atlético Mineiro. Apesar do 0x0 com o Vitória, manteve a liderança, não se sabe que efeitos terá a janela de transferências, mas, está forte na ponta da tabela.

Vem bem também o Palmeiras. O interino Jorginho conseguiu aquilo que Luxemburgo, agora no Santos, não conseguia no Verdão. Uma seqüência de boas partidas. Com o 1X0 de sábado, sobre o Santo André, já é a 4ª vitória seguida, e alcança, em pontos, o Galo.

No Paraná, o Coritiba vai se distanciando da Zona de Rebaixamento, enquanto que Atlético Paranaense vai ficando perigosamente mais próximo dela. Considerando-se que Cruzeiro e Botafogo possuem um jogo a menos, o Sport Club Recife estaria na Zona de Rebaixamento e o Furacão, na borda dela.

Enquanto isso, nas Laranjeiras, após a acachapante derrota, em pleno Maracanã, de virada, pro Goiás (1X4), com o time na zona de rebaixamento e conflitos internos entre diretoria e patrocinador, eis que surge uma velha solução. Renato Gaúcho de novo no comando da equipe. Até acho que, para tirar o time do sufoco, a chegada de Renato pode funcionar, pode dar uma injeção de ânimo na equipe. Mas, se os resultados não virem, se daqui à dez rodadas a equipe ainda estiver na zona “perigosa”, a instabilidade no comando do clube pode sacá-lo antes do tempo, como fez com Renê Simões e Parreira, este ano.

Meus bons amigos. Feliz Dia do Amigo.
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário