quarta-feira, 29 de julho de 2009

Heróis


A principal notícia do último final de semana não nos foi agradável. O incrível acidente sofrido por Felipe Massa nos treinos do GP da Hungria.

Outras notícias melhores se seguiram, com a vitória histórica do Flamengo sobre o Santos na Vila Belmiro e o “Hat-Trick” (ou “tripleta”, como preferirem), de Obina, para o Palmeiras, sobre o Corinthians.

A impressionante imagem do acidente sofrido por Massa nos remeteu há 15 anos, ao fatídico acidente na Curva Tamburello. A chocante foto publicada, entre outros jornais, na capa do O Globo, e na sua versão na internet nos fez pensar até no pior.
É um alívio imenso saber que ele está se recuperando bem. Pelas últimas notícias, Felipe Massa já deixou a UTI na manhã desta quarta e sai do Hospital Militar de Budapeste no próximo domingo. Schumacher foi anunciado como seu substituto até o final da temporada. Já retorna à F1 batendo uma escrita de 20 anos. Desde 1989, quando a Mc Laren contava com Prost e Senna em seus cockpits, que uma escuderia de F1 não contava com dois Campeões Mundiais em seus bólidos. Resta saber se Schummy, aposentado da categoria desde 2006, conseguirá entrar em forma e se adaptar rapidamente às mudanças nos carros. Terá apenas até a semana do dia 23 de agosto, data do próximo GP, da Europa, em Valencia, Espanha, para tal.

Neste último final de semana, em virtude de algumas festividades e comemorações pessoais, com a presença de amigos e familiares, em que juntos curtimos bastante, com muita birita e Rock N' Roll, pouco tempo sobrou para se acompanhar a rodada do Brasileirão. Mesmo assim, alguns jogos, juntos conseguimos assistir.

Vi um pouco da vitória do Botafogo sobre o Inter. Um bom jogo, animado, cheio de alternativas e com o Fogão se reencontrado com o bom futebol, pelo menos no 1º tempo da partida, quando com facilidade abriu dois de vantagem, gols de Wellington e André Lima. Começa o 2º tempo e vem o susto para a torcida alvinegra. Na raça, na vontade e sob a batuta de seu novo maestro, Andrezinho, marcando o 1º do Inter de pênalti, aos 2’ do 2ºT, e depois, aos 18’, lançando Leandrão para o 2º, o Colorado chega ao empate. Mas o Botafogo conseguiu se reequilibrar e vencer a partida no final, com mais um gol do “genérico do Ruy Cabeção”, o lateral Alessandro.

No domingo, confesso que mais torci do que assisti à histórica vitória, de virada, do Fla sobre o Peixe, na Vila. Primeira vitória do Flamengo no Estádio do Santos, em partidas oficiais, e 33 anos depois da última vitória, em amistosos. Naquela ocasião, Luxemburgo, hoje treinador do Santos, fez o gol da vitória Rubro-Negra. Desta vez, os donos da casa abriram com chute de fora da área, de Robson, que Bruno aceitou, mas Adriano, voltando pra buscar jogo, também de fora da área, acertou um petardo daqueles. No final, passe de Léo Moura para o garoto Bruno Paulo, que vai à linha de fundo pela ponta direita e cruza na direção de Adriano, mas o zagueiro santista Pará se antecipa e escora pras próprias redes. Festa Rubro-Negra na Vila Belmiro, escrita quebrada, e choro emocionado do (eterno) treinador interino Andrade.

Clássico deslocado de arena e de cidade. Confronto entre dois postulantes ao título do Brasileirão deste ano. Muricy não estréia, deixa Jorginho com uma última “roubada”. Ronaldo voltando à Presidente Prudente. E, uma queda, aparentemente boba, tira o Fenômeno do jogo (duas fraturas de metacarpos), e de algumas rodadas do Brasileirão. Então, eis que brilha a estrela e o talento de Obina. TRÊS gols em um clássico. Palmeiras 3x0 Corinthians.
E a torcida do Verdão canta: “Obina é melhor que Eto’o!"; "Obina é melhor que o Gordô!”; "Aõ... aõ... aõ... Obina é Seleção!" (na imagem em destaque).
Seja como for, Obina foi o grande herói da 14ª Rodada do Brasileirão.

Mas, antes que venham os gritos de: "E o volei?", não podemos esquecer dos heróis da nossa seleção, que em emocionante partida contra a Sérvia, na casa deles, conquistou seu 8ª título da Liga Mundial. O trabalho de renovação da Seleção Brasileira vem sendo bem conduzido pelo Bernardinho. Destaques para o Escadinha, primeira vez que um líbero é considerado o melhor jogador do torneio, para o Bruninho, tanto questionado, tão fundamental para tal conquista, e que retratou, às lágrimas, a importância de mais esta vitória, e para Giba, o grande ídolo, que hoje atua mais como um instrutor da garotada, um ponto de equilíbrio e exemplo para os demais, peça importantíssima neste momento de transição de gerações.

O futebol brasileiro bem que poderia aprender com o nosso Voleyball. Pena que a CBF não goste de futebol, do Brasileirão, dos nossos grandes times...

Outros destaques do final de semana: A impressionante 4ª vitória seguida do Avaí, novamente fora de casa (Atl-PR 1X3 Avaí); A polêmica expulsão de Washington, que antes fez um dos gols da vitória do São Paulo em plena Arena Barueri contra os donos da casa (1x2); E o golaço de Souza, na vitória do Grêmio, em casa, contra o Santo André (3x2).

Agora vou tentar assistir aqui os jogos da 15ª rodada, que já começaram.
Fonte da imagem: http://detrivella.blogspot.com/2009_05_01_archive.html

Um comentário:

  1. Cheguei a comentar com a Vi que levei um puta susto com o massa... no dia anterior ao acidente eu vi uma manchete no globo.com dizendo que o Massa tinha dito que tinha sido um dia horrivel q tudo tinha dado errado, e tinha uma foto dele, tava com um cara super abatida e preocupada... lembrei na mesma hora do Senna... um dia antes do acidente... pensei, credo, já pensou acontece de novo?? E isso um dia antes, imagina como não fiquei sem ar qdo vi a noticia do acidente!!!!! Nossa!! Ainda bem que nada de pior aconteceu, mas o susto foi grande. O bom disso tudo vai ser poder ver o Shummi correndo de novo, vai ser beeeeeemmmmmm legal, faz um tempão que não assisto corrida, a próxima eu não perco por nada!

    Quanto ao Obina, bem, o cara pode não fazer mais nada no Palmeiras, nunca mais, mas 3 gols num mesmo jogo contra o corinthians!!!! Para tudo, merece hall da fama eehehhehehe

    Bjos

    ResponderExcluir