terça-feira, 14 de julho de 2009

13 de Julho - Dia Mundial do Rock


Em 13 de julho de 1985, capitaneados por Bob Geldof, vários dos grandes nomes do Rock N’ Roll na época participaram de dois shows beneficentes, cujos fundos se reverteram para as vítimas da fome na África (mas precisamente Etiópia), um na Filadélfia – EUA, o outro em Londres – GB. Desde então, esta data é associada ao Rock N’ Roll. Black Sabbath, com Ozzy Osborne, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones, do Led Zepellin, Queen, The Who, Dire Straits, Sting, Mick Jagger, uma “super banda” formada por Paul Mcartney, David Bowie, Pete Townshend, Alison Moyet, e Bob Geldof, U2, Eric Clapton, Bob Dylan, Judas Priest, entre tantos outros que estiveram nos palcos ingleses e americanos naquela data. Phil Collins conseguiu a proeza de tocar em ambos os palcos.

Mas toda esta história não começou neste dia 13 de julho. Remete a criação das primeiras guitarras elétricas, à música negra dos sul dos Estados Unidos e ao Blues de Chicago. Ao surgimento das transmissões, pela TV, dos primeiros shows com Jerry Lee Lewis, Litlle Richards e o surgimento de um Rei, Elvis Presley.

E ainda hoje vive, seja nas novas bandas, nos ovos estilos, ou nas consagradas bandas ainda em atividade, como The Rolling Stones, U2 (uma das únicas que conseguiram manter seus integrantes originais ao longo das décadas de “estrada”), o próprio Black Sabbath (chamado de Heaven and Hell quando conta, nos vocais, com o criador do símbolo do Heavy Metal, Ronnie James Dio), Kiss e de outros sobreviventes de um estilo de vida às vezes destrutivo, mas que nos faz parecer mais vivos do que nunca.

Long live, Rock N’ Roll!

Um comentário:

  1. Po, Viegas, sua última frase disse tudo:

    "um estilo de vida às vezes destrutivo, mas que nos faz parecer mais vivos do que nunca"....

    Eu acho que o rock é isso aí, mesmo. Sem tiar nem por, é o que nos faz mais vivos.

    Forte abraço, meu caro.

    ResponderExcluir