sábado, 30 de maio de 2009

Sexta Feira Basqueteira


Desde que resolvi "acrescentar um plus a mais" (sim o pleonasmo é proposital), que minhas sextas feiras, salvo raríssimas exceções, têm sido uma bostejança só...

Aulas aos sábados, às 8hAM, são testes contínuos de resistência extrema.

Menos mal que às sextas raramente há futebol que preste. Em compensação, muitos shows de rock, extremamente maneiros, costumavam acontecer nestas datas.

Sem rock n' roll, quase sem futebol (assisti parte da partida entre Guarani X Bragantino, o que não valeu grandes coisas, vide a resenha da partida, abaixo), e precisando "parir" um parecer sobre "Lançamento Tributário", depois de trabalhar à exaustão, foi uma salvação poder assistir duas belíssimas partidas de basquete.

Flamengo 92 X 86 Joinville.

O Rubro Negro começou bem, chegou a abrir 11 X 0 no 1º quarto da partida, Já no 2º quarto, irreconhecível em quadra, chegou a tomar mais de 14 pontos consecutivos e a virada, em conseqüência. Melhor voltou no 3º quarto, voltando a abrir vantagem, de 10 pontos, mas, o 4º e último quarto reservou emoções dignas de teste cardíaco, com direito à virada do time sulista, comandado pelo Alberto Bial, irmão do repórter e apresentador do Big Brother, que tinha no seu n.º 5, se não me engano, a sua melhor armar, acertando seguidas bolas de três, enquanto que, pelo rubro-negro, Marcelinho errava passes (uns cinco em seguida) e até mesmo dois lances livres consecutivos. Fato raríssimo para um dos jogadores de melhor média de acertos de lances livres do basquetebol brasileiro.

Menos mal que a torcida apoiou, o treinador soube usar o tempo técnico, e o time conseguiu, à duras penas, vencer e fazer 2X0 no confronto, precisando apenas de mais uma vitória pra chegar às finais.

E Marcelinho, que mesmo errando tem muito crédito, ainda saiu de quadra como o cestinha da partida, com 32 pontos.

O que me impressiona, no Flamengo, é como o time consegue expandir-se no placar e depois esquecer-se que o basquete é um jogo de defesa e posse de bola. Como desperdiça bolas bobas, não deixa passar o tempo enquanto tem a posse, força jogadas sem sentido. Mas, quando precisa, vai lá e faz os pontos. Espero que as bolas continuem caindo. Embora preferisse não contar apenas com o talento (e a sorte?), dos nossos atletas, mas com um jogo melhor cadenciado, mais estratégico, e, é claro, sem desperdiçar o potencial e o talento de nossos jogadores. Ainda assim, somos os favoritos ao título, ao bi-campeonato.


Já lá nos EE UU, os LA Lakers fecharam à série da Conferência Oeste, em 4X2, com show de Kobi Bryant, fazendo 119 a 92. Quem queria assistir o (até então possível) confronto entre Nenê x Anderson Varejão, que espere pela próxima temporada. O Lakers mereceu a vitória de hoje, o título da Conferência Oeste, e vem voando em quadra. Kobi Bryant, é claro, foi o cestinha, com 35 pontos. Agora resta esperar a definição da Conferência Leste, em que o Cleveland Cavalliers tenta ultrapassar o Orlando Magic, numa disputa que está em 3X2 para o time da Flórida.

Infelizmente, não há como negar a diferença que existe entre o basquetebol jogado aqui, e o que se faz nas quadras da NBA. Ainda mais assistindo um jogo depois do outro.

Mal comparando. E bota mal nisso, é a distância que há entre os jogos da rodada de futebol deste meio de semana (e nem incluo neste comparativo a final da Champions League), e o que apresentaram Guarani e Bragantino, pela Segundona, hoje (noite de sexta, dia 29.05.2009). Tentei assistir o quanto pude. E até que vi um ou outro (raro) lance interessante, como uma entrada do (acredito eu que seja) lateral direito do Bragantino pela direita, finalizando para bela defesa do goleiro bugre. Até que fui brindado com um belíssimo gol do Walter Minhoca (aquele mesmo que andou pela Gávea, na época da "República de Ipatinga", no início dos trabalhos de Ney Franco pelo Rubro-Negro), em belíssimo chute de fora da área, fazendo 2X1, de virada para o Bugre. Logo depois de mais uma jogada mais forte da marcação, nem me lembro qual dos lados, zapeei a TV e achei o jogo do Fla pelo NBB. Ainda bem.

Ainda saíram mais dois gols na partida. Se antes Carlinhos, zagueiro do Bragantino, havia marcado, em falha grosseira de marcação do Guarani, em que a zaga o deixou sozinho em jogada de bola parada, num cruzamento frontal ao gol (assistência de Sérgio Manoel, aquele mesmo que jogou no Botafogo), para tocar pras redes, Bill fez o outro, empatando a partida, aos 25 do 2º tempo.

Pelo Bugre, além do gol do Minhoca, ocorrido aos 10' do 2º tempo, ainda aos 43 minutos do 1º, Cléber Goiano havia feito o gol que empatara a partida, e, somente nos fim, nos acréscimos, o Guarani conseguiria o gol que o manteve 100% na competição, com o providencial desvio de Maranhão.


Por outro lado, acabo de ver (no VT de Atlético Goianiense X Ponte Preta), um lance com o qual já estou ficando mal acostumado (no mal sentido). Um jogador rubro-negro perdendo gol claro em frente ao goleiro, praticamente batido.

De fato, os jogos de basquete foram bem melhores e mais empolgantes.

A notícia mais importante do dia, sobre futebol, foi o provável furo de reportagem do colunista Anselmo Góis, do O Globo:

Já estão escolhidas as 12 cidades onde serão os jogos da Copa de 2014, que a Fifa anuncia no domingo, em Nassau, nas Bahamas. São elas:

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

O Rio, como se sabe, será o endereço da final, chance da definitiva reabilitação do Maracanã, após a derrota de 1950. São Paulo, está quase certo, fica com o jogo de abertura - Belo Horizonte sua a camisa no lobby para tomar o lugar dos paulistas. Cuiabá venceu Campo Grande, pelo prestígio político de Blairo Maggi, o governador do Mato Grosso. Manaus ganhou de Belém e Rio Branco o privilégio de ser a sede amazônica e Natal levou a última vaga, derrubando Florianópolis, por razões políticas

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/#190958


Não vou comentar aqui sobre se esta ou aquela cidade deveria estar, ou não estar, nesta lista. Vou esperar pra ver o anúncio oficial e somente após a Dona FIFA se pronunciar é que tecerei comentários.

Domingo tem Adriano e Juan, que graças ao efeito suspensivo obtido pelo FLA (junto a um destes Tribunais Esportivos malucos que punem demais, pra depois anular a punição. Não seria melhor punir "menos", pra não ver a punição virar pizza, e até mesmo pra depois, quando necessário for, punir "mais" e a punição valer de fato?)

O Vasco vai pra Curitiba, defender os 100% de aproveitamento, com 10 reservas em campo, contra o Paraná. Não há como criticar. A prioridade, no ano, é a Série B, mas, no momento, não há como negar que a Copa do Brasil é mais atraente.
Ademais, a torcida cruzmaltina não tem que se preocupar. Sobem 4 pra Série A, e o Vasco, pela tradição, é favorito pra ser vice...rs

Aqui no VT, a Ponte já fez dois, mas um foi anulado. Li agora que o jogo terminou empatado.

Quanto aos pedidos de comentários sobre a "Máquina do Estreito", assim que eu assitir um jogo do Figueira, prometo, comentarei. Provavelmente precisarei de colaborações pra saber o que se passa no "mais querido de Florianópolis e São José", favorito à conquista do seu primeiro título de âmbito nacional.

Bom saber que o Nilmar confirmou apresentação à Seleção Nacional.

Finalmente vi no VT o gol do Rubro-Negro goiano, em belo cruzamento, escorado por Jaílson.

Já nas Laranjeiras, a notícia é de que o cara armado, que deu o tiro no treino, foi levado pelo Fernando Henrique. Punição sumária para o "Mãos de Maionese", afastado do Elenco.

Será que depois do retorno do Lúcio Flávio, não haverá um diretor, em General Severiano, interessado em trazer de volta o Sérgio Manoel?

Ainda não pude provar as belezinhas portuguesas. Mas já tem uma cervejada com amigos, marcada pra amanhã, no final da tarde.

Bom final de semana a todos.
E lembrem-se. O Cartola encerra duas horas antes do início da rodada.

Abraços!

7 comentários:

  1. Godfather...

    Vou aproveitar seu espaço para divulgar um pouco mais o grande time aqui de Minas, e divulgar o jogão da rodada do próximo domingo, entre Cruzeiro e São Paulo, no Morumbi. Será um termômetro para o jogo da volta pela Libertadores, dia 17 de Junho.

    Com a contusão de Thiago Ribeiro, no jogo de ida, a vaga no ataque, ao lado do gladiador Kleber, será disputada entre Wellington Paulista e Zé Carlos, que estreou com o gol da vitória sobre este mesmo São Paulo, na quarta-feira passada.

    Ah, além disso, o time B do Cruzeiro anda invicto em sua excursão por terras lusitanas. Venceu o Vitoria de Guimarães por 2x1, o Sporting Braga por 1x0 e aguarda o confronto com o Nacional da Ilha da Madeira, dia 1 de Junho. Dá-lha Raposa, ora pois!

    Um abraço, grande padrinho.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Floripa a gente já sabia que Florianópolis não seria sede da Copa desde semana passada (anunciaram no Jornal do Almoço).

    Enfim... A única coisa boa mesmo que teria aqui com a vinda da Copa, seria uma ou outra melhoria na cidade, fora isso, com o perdão da palavra, vão pras putas que os paríuzis... hehe

    Só levanto aqui a questão, que teima em vir a minha mente quando lembro dessa notícia... "qual o estado que foi eleito como melhor destino turístico do Brasil?".

    Politicagens à parte, nossa cidade e estado vão muito bem, obrigada.

    Há muitos anos que as pessoas elogiam Florianópolis, Santa Catarina, e quase nunca se fala nada nos jornais, na televisão, na mídia em geral... Pelo contrário, quando falam geralmente é sobre desgraça.
    Pensando por esse lado, talvez seja realmente melhor assim. O povo sempre se virou muito bem sozinho, é melhor que não venha um bando de gente encracalhar nossa cidade.

    E podem me chamar de bairrista, porque sou mesmo. E com muito orgulho.

    "sou manézinho mas não sou nem um bocó"

    A cidade que não merece a Copa do Mundo, espera o casal real em breve. Estaremos de braços abertos! Beijocas!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente adoro futebol mas adoraria ficar longe da bagunça, bagunça eh bom na casa dos outros, ficar com a sujeira do dia seguinte, já pensou?? não sei não... para outras cidades a copa vai gerar melhorias,pra sampa? o q q dá pra se fazer? não sei não...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Cris.
    Desde que Florianópolis se candidatou a ser sede, eu fui contra. Por melhor que seja a cidade, sempre ficará um caos. Mas daí começaram a apresentar as melhorias que fariam para conseguir, aí comecei até a pensar diferente.

    Agora que não conseguimos, volto a pensar no benefício disso: não vão vir aqui encracalhar minha cidade, que é muito limpinha por sinal.

    Eu fico imaginando São Paulo o triplo de população na cidade... jesúis... Cris, vocês tem até 2014 pra vir morar aqui, rs!

    O que me dá nos nervos quando lembro disso tudo é o bando de pela saco tentando dar explicações do porquê... Já basta ontem, ouvindo a reportagem da Globo (que imagina se já não sabe do resultado), falando sobre Florianópolis "A Arena Florianópolis será feita onde fica o Orlando Scarpelli e precisará de uma graaaande reforma". Foi o único que ouvi falarem isso, me corrijam se eu estiver errada... Agora, aquele estádio lá que caiu pedaço não né?

    Me irrita a hipocrisia, qualquer que seja o motivo.
    Fora isso, tô de boa, com ou sem Copa, teremos prós e contras.

    ResponderExcluir
  5. De fato, sou inclinado a concordar com os comentários acima. Lugares com qualidade de vida acima da média não tem lucro algum com a Copa do Mundo.
    Nâo vejo como a Copa do Mundo pode trazer algum benefício para São Paulo, por exemplo. Fico imaginando o trabalho que todos vão ter para chegar ao Morumbi. Capaz até de atrasar o jogo de abertura da Copa, rsrs....

    Por outro lado, as cidades do Nordeste terão grandes benefícios com a Copa do Mundo. Recife, por exemplo, vai instalar o novo estádio em uma região notadamente conhecida como ponto de desova de carros roubados, a urbanização desta região certamente provocará uma redução na criminalidade na região (espero). Ou, na pior das hipóteses, os ladrões de carro vão ter que procurar outro lugar pra despejar as carcaças dos carros roubados... De qualquer forma, já vão incomodar os criminosos rsrsrs....

    ResponderExcluir
  6. Olha que pessoa mais desnaturada, ô traste! E eu me preocupando com Floripa fora da Copa?

    Você falou do meu Figueira! DO TIME MAIS VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO.

    Não preciso de mais nada.

    Um beijo, Bá

    ResponderExcluir
  7. De fato o jornal O Globo conseguiu o furo. Dizem q foi um "furo combinado". Não sei.
    O pessoal da ESPN está batendo forte em várias questões, algumas bastante relevantes. Soninha, a minha comentarista preferida, mstrou colocações bastante pertinentes, preocupada com cronograma e com lisura nos gastos.

    Eu, assim como muita gente boa por aí, também questiono a escolha de algumas cidades. Principalmente acerca das sedes "ecológicas", do Pantanal e da Amazonia, Cuiabá e Manaus. Campo Grande e Pará possuem maior representatividade. A primeira em turismo, a segunda em futebol (Remo, Payssandú), mas como se sabe, não foi uma decisão apenas técnica.

    Embora eu tenha acertado Manaus como uma das escolhidas. Acertei também que Florianópolis ficaria de fora. Nada contra a Ilha da Magia, mas achei que o Sul ficaria somente com duas sedes, e Curitiba levaria a melhor sobre Floripa. Porto Alegre era sede certa.

    Errei Cuiabá e Natal. Achei que Belém conseguiria ser sede e Natal ficaria a ver navios, enquanto a sede pantaneira seria Campo Grande. Ou iria pra Goiania mesmo, mais longe, porém mais representativa em termos futebolísitcos, e que ficou de fora da lista também.

    Injustiças à parte, vai ser um "deus-nos-acuda" agora, nas cidades-sedes, a corrida para conclusão das obras, num prazo menor que 5 anos (considerando a data do "evento teste", a Copa das Confederações).

    Se a "maravilha" de serviços públicos, em transporte e demais itens de infra estrutura, além das reformas e construções dos estádios, não estourar os orçamentos públicos, todas as cidades, até mesmo SPaulo, ganharão com a Copa. Se bobear, até cidades que foram preteridas, como Campo Grande, Goiania e Belém poderão se beneficiar, virando "sub-sedes", sedes de Seleções, e angariarem algum tipo de investimento acessório. Quem sabe Floripa tb não se beneficia?
    Resta saber como esta gastança vai ser realizada...

    : /

    ResponderExcluir