domingo, 20 de novembro de 2011

Só faltam duas rodadas. Corinthians na frente com 67 pontos. Vasco com 65 pts e Fluminense com 62 ainda continuam na briga pelo título. Inter, Figueirense e Flamengo, todos com 57, além de São Paulo (56) e Botafogo (55) disputam as últimas duas vagas para a Libertadores. O Coritiba, com 54 pontos, matematicamente se mantém na briga, mas não parece ter mais chances de classificação.

E os destaques desta 36ª rodada do brasileirão 2011 foram jogadores dos três times que ainda se mantêm na briga pelo título. Adriano (foto), pelo Corinthians, fazendo o gol da virada para o Corinthians, seu 1º gol pelo Timão, fechando o placar em 2x1 sobre o Atlético Mineiro. Fred, que novamente marcou três gols, na goleada de 4x0 do Fluminense sobre o Figueirense, em pelo Orlando Scarpeli, no Estreito, em Florianópolis. E Felipe, com um golaço, que abriu o placar em São Januário, finalizado em Vasco 2x0 Avaí.

Avaí que com o resultado desta rodada foi rebaixado para a 2ª divisão, assim como o América-MG, que perdeu por 3x1 para o São Paulo. Enquanto alguns caem, outros sobem. Portuguesa, campeã da Série B deste ano, Ponte Preta e Náutico já garantiram acesso à 1ª divisão no ano que vem. Sport Club Recife, Bragantino, Vitória, Americana-SP e Boa Esporte-MG ainda lutam pela última vaga. Franca vantagem para o Sport.

Na 4ª divisão saiu oi campeão: Tupi, de Juiz de Fora-MG, vence o Santa Cruz – PE por 2x0 no jogo de volta (jogo de ida 0x0). Ambos e mais outros dois times (não faço a menor idéia qual sejam, nem acho relevantes), sobem à 3ª divisão. Importante é que o Santa Cruz, time tradicional, e de grande torcida (já foi a maior de Pernambuco), inicia a escalada para voltar à elite do futebol nacional.

O Flamengo entre em campo mas não joga. E fazendo isso, com sorte empata. Desta vez foi contra o Atlético – GO. Novo 0x0, repetindo o resultado de meio de semana contra o Figueirense, em disputa direta por vaga na Libertadores. Além de não passar o Figueirense, ainda foi ultrapassado pelo Inter, que vinha correndo por fora, lá atrás na zona de classificação, mas que será o próximo adversário do Fla.

Além do Flamengo ser ultrapassado pelo Inter, e não conseguir ultrapassar seus oponentes, não tem jogado um futebol consistente faz muito tempo. E com exceção da bissexta goleada sobre o Cruzeiro, faz um 2º turno deplorável. Envolto em polêmicas envolvendo a direção (conselho fiscal), a Traffic e Ronaldinho Gaúcho, além das maledicências sobre o treinados, Vanderlei Luxembrugo, e suas atividades extra campo (gerenciamento de jogadores, mesas de poker, etc...), o Rubro-Negro caiu de produção e não demonstra nem padrão de jogo, nem capacidade de reação na queda na tabela. Terá o confronto direto contra o Inter para mostrar que ainda pode dar pelo menos um alento (já que alegria para a torcida é só com título), para o ano que vem. A vaga para a Taça Libertadores 2012.

Na disputa pelo título, Corinthians terá jogos complicados, contra Figueirense e Palmeiras. Vasco terá dois clássicos, contra Fluminense (adversário direto), na próxima rodada, e Flamengo. E o Tricolor, além do confronto contra o Vasco, encara o Botafogo na última rodada. Mas o Fluminense não venceu ainda um clássico carioca este ano. Vantagem para o Timão que, provavelmente, se tornará pentacampeão brasileiro.

No andar de baixo, lutando para não caírem ainda, e fazerem companhia à Avaí e América-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Ceará, Atlético-MG, Bahia e Atlético-Go ainda lutam para permanecer na Série A.

O Time de Goiás depende só de um empate. O Atlético-MG pode garantir a permanência vencendo o Botafogo na próxima rodada, o Bahia vencendo o Santos (que está em inter-temporada, visando o Mundial de Clubes), escapa da degola, já o Cruzeiro tem que vencer o Ceará, em confronto direto, e na última rodada, clássico contra o Galo. Situação complicada. O Atlético-PR tem tabela não menos complicada, pois, apesar de enfrentar fora de casa o já rebaixado Coelho, pega o Coritiba na última roda e clássico é clássico.

Indo bem ou mal, pelo menos até o final, a emoção é garantida neste Brasileirão.

Fonte da foto: http://www.corinthians.com.br/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário