sábado, 26 de novembro de 2011

Faltam Duas Rodadas. Vamos Aos Palpites.


Reta final do campeonato, com três times ainda disputando o título de Campeão Brasileiro 2011, enquanto seis equipes continuam na luta pela última vaga para a (pré) Copa Libertadores 2012. Já no andar de baixo, na luta contra o rebaixamento, quatro clubes ainda brigam, mas, dois deles se juntarão aos já rebaixados Avaí e América Mineiro.

Hora dos prognósticos (leiam as “Observações”, no fim do “post”):


Corinthians Campeão (imagem). Vencendo as duas partidas restantes, será Penta, independente de outros resultados. Vencendo o Figueirense, e contando com empate entre Vasco e Fluminense, o “Bando de Loucos” comemorará o título antecipadamente.

Vasco é vice. Dificilmente conseguirá vencer os dois clássicos que tem pela frente. Basta empatar com o Tricolor, e o Corinthians vencer, que estará fora da disputa. E poderá concentrar os esforços para reverter no Chile, o resultado ruim da 1ª partida semi-final da Copa Sul-Americana, em que empatou em 1x1 com La Universidade Del Chile.

Fluminense, tranqüilo, em terceiro. O time que não empata também não ganha clássicos. Então, está na hora de empatar. Contra o Vasco na próxima rodada, e, num “amistoso” contra o Botafogo, na rodada final. Jogo que poderá ter até sua data alterada para sábado, se ambas as equipes não tiverem mais compromissos de tabela. O que, aliás, resolveria um grande imbróglio, criado pela CBF.

Flamengo , 4º colocado, e classificado para a Pré-Libertadores. Vencendo o Inter, e, considerando uma combinação não improvável de resultados, vai para a última rodada precisando. Mesmo que empate com o Colorado ainda terá chances de conseguir a vaga. Mas, aí a combinação de resultados se torna mais complicada.

O Botafogo seria então o Cavalo-Paraguaio-Carioca do Brasileirão 2011. Mas, com a reeleição de seu presidente, e com a iminente contratação de um novo treinador, para a temporada de 2012, deve vir mais forte ano que vem. Mas neste ano, poderá até mesmo chegar ao fim do campeonato na 9ª posição da tabela.

Inter (que tem dois confrontos difíceis. Fla, em confronto direto, fora de casa, e o clássico Gre-Nal na última rodada), ficaria em 6º, superado pelo São Paulo, que parece ter encontrado um fôlego novo, com a contratação de Emerson Leão, e o reencontro de Luís Fabiano com os gols, nesta reta final, pode chegar em 5º.

Já o Figueirense, time-sensação do 2º turno, após a última partida, em que sofreu acachapante goleada, em casa, não deve conseguir conter o Timão, e ainda encara o rival, já rebaixado, Avaí, na última rodada. Sendo que a única missão que restou ao Leão da Ilha é atrapalhar seu “co-irmão” do Estreito. Mesmo assim, o Figueira, com sensação de dever cumprido, ficará com a 7ª posição.

O Coritiba poderia ter feito melhor campanha, se tivesse obtido, fora de casa, um desempenho tão bom quanto em casa. Mesmo assim, pode chegar em 8º lugar.

Já o Santos, treinando para o Mundial Interclubes, fecha a “primeira página” da tabela, na décima posição. Uma das decepções do campeonato. Era franco favorito no início do Brasileirão, mas, priorizou a conquista do Tri na Libertadores, e passou o resto do campeonato meio que de folga, esperando a hora de enfrentar o Barcelona, no final do ano. Só não pode perder pro Mazembe da vez. Junto com o Flamengo fez a melhor partida do campeonato (e de muitos anos, décadas talvez). Fará ainda o artilheiro do campeonato (Borges), e o Craque do Brasileirão 2011 (Neymar).

Abrindo a 2ª página da tabela, , na 11ª posição, teremos o Grêmio, cujo único brilho no campeonato foi a virada sobre o Flamengo, no Olímpico. Se tivesse jogado uma “meia-dúzia” de três ou quatro partidas como aquela, durante o Brasileirão, estaria disputando o título. Ou, pelo menos, uma vaguinha na Libertadores.

Ressurgindo qual Fênix das cinzas, na 12ª colocação, o Galo de Cuca, especialista em salvar times do rebaixamento. O Atlético Mineiro deve chegar na 12ª colocação, e com uma alegria extra. Atrapalhar o rival Cruzeiro. Se foi “guarda-vagas” na Libertadores, no passado, este ano pode ter voltado às funções de “guarda-vagas”. Só que desta vez, para o andar de baixo. Entretanto, há um detalhe. Com a pontuação atual, fracassando em seus jogos e se houver uma combinação esquisita de resultados, ainda pode cair.

13ª posição para o Palmeiras. A confusão que foi este ano no Palestra Itália pode ainda se tornar em alegria para os torcedores, por atrapalhar os rivais. O São Paulo, que anda luta por vaga na Libertadores, e o Corinthians, que luta pelo título. Acho que consegue tirar preciosos pontos do tricolor paulista. Mas vai entregar a faixa de Penta-Campeão ao rival Timão.

Agora sim, a turma da degola. Tirei o Galo dela, porque acredito que desta vez, o Atlético Mineiro vai conseguir escapar. Como escrevi acima. Assim como “salvei” o Galo, salvo também, Bahia e Ceará. Vai ser complicado, e são rivais que se enfrentarão na última rodada. Mas confio na vitória do Vozão sobre a Raposa, e no Papai Joel conseguindo tirar água-de-coco das pedreiras que enfrentará, para, com alguma providência do Divino, manter o Baêa na Primeirona. Com um empate na última rodada, e uma combinação interessante de resultados, o Ceará terminará em 14º e o Bahia em 15º.

Rebaixados: Cruzeiro, maior decepção do campeonato. Time que era favorito ao título, mas, que foi dilapidado durante o campeonato, pela sua diretoria. Montillo não vêm rendendo bem, o time trocou diversas vezes de treinador, e deverá amargar, pela primeira vez em sua história o descenso. E Atlético Paranaense. Não é a primeira vez que ronda a queda, mas, tendo de vencer o rival na última rodada, mesmo enfrentando o já rebaixado (e vencendo), na penúltima, ainda assim deverá cair, juntando-se à Raposa, ao Coelho e ao Avaí.

Depois escalarei a seleção do Brasileirão. Vi algumas falhas na lista da CBF, como anularem Leandro Damião, ao colocarem-no no mesmo grupo de atacantes de Neymar. E não entendi a presença de alguns jogadores na lista, como Mariano, do Fluminense, p. ex. Quanto aos árbitros então, dar-me-ei o direito de sequer comentar.

OBS: As classificações aqui apresentadas fazem parte tão somente e apenas, de uma opinião, uma brincadeira de “gato-mestre”, um exercício lúdico de futurologia. Na noite do próximo domingo muitas das previsões aqui escritas pode cair por terra.Não há intenção em ofender ninguém. Não gostou das previsões? Faça a sua classificação final e poste nos comentários.

OBS2: Muita coisa têm que dar certo para o Fla. E, francamente, pelo histórico recente, pelo futebol que vem jogando, favorito para a vaga na Pré-Libertadores ele não é. Mas a torcida é forte, e a esperança só acaba com o apito final.

OBS3: Pum, noitadas e onanismo? Ainda bem que é só isso. No passado recente, os “escândalos” eram bem piores.

Fonte da imagem: http://dibjr.files.wordpress.com/2011/08/ii.gif?w=277&h=400

domingo, 20 de novembro de 2011

Só faltam duas rodadas. Corinthians na frente com 67 pontos. Vasco com 65 pts e Fluminense com 62 ainda continuam na briga pelo título. Inter, Figueirense e Flamengo, todos com 57, além de São Paulo (56) e Botafogo (55) disputam as últimas duas vagas para a Libertadores. O Coritiba, com 54 pontos, matematicamente se mantém na briga, mas não parece ter mais chances de classificação.

E os destaques desta 36ª rodada do brasileirão 2011 foram jogadores dos três times que ainda se mantêm na briga pelo título. Adriano (foto), pelo Corinthians, fazendo o gol da virada para o Corinthians, seu 1º gol pelo Timão, fechando o placar em 2x1 sobre o Atlético Mineiro. Fred, que novamente marcou três gols, na goleada de 4x0 do Fluminense sobre o Figueirense, em pelo Orlando Scarpeli, no Estreito, em Florianópolis. E Felipe, com um golaço, que abriu o placar em São Januário, finalizado em Vasco 2x0 Avaí.

Avaí que com o resultado desta rodada foi rebaixado para a 2ª divisão, assim como o América-MG, que perdeu por 3x1 para o São Paulo. Enquanto alguns caem, outros sobem. Portuguesa, campeã da Série B deste ano, Ponte Preta e Náutico já garantiram acesso à 1ª divisão no ano que vem. Sport Club Recife, Bragantino, Vitória, Americana-SP e Boa Esporte-MG ainda lutam pela última vaga. Franca vantagem para o Sport.

Na 4ª divisão saiu oi campeão: Tupi, de Juiz de Fora-MG, vence o Santa Cruz – PE por 2x0 no jogo de volta (jogo de ida 0x0). Ambos e mais outros dois times (não faço a menor idéia qual sejam, nem acho relevantes), sobem à 3ª divisão. Importante é que o Santa Cruz, time tradicional, e de grande torcida (já foi a maior de Pernambuco), inicia a escalada para voltar à elite do futebol nacional.

O Flamengo entre em campo mas não joga. E fazendo isso, com sorte empata. Desta vez foi contra o Atlético – GO. Novo 0x0, repetindo o resultado de meio de semana contra o Figueirense, em disputa direta por vaga na Libertadores. Além de não passar o Figueirense, ainda foi ultrapassado pelo Inter, que vinha correndo por fora, lá atrás na zona de classificação, mas que será o próximo adversário do Fla.

Além do Flamengo ser ultrapassado pelo Inter, e não conseguir ultrapassar seus oponentes, não tem jogado um futebol consistente faz muito tempo. E com exceção da bissexta goleada sobre o Cruzeiro, faz um 2º turno deplorável. Envolto em polêmicas envolvendo a direção (conselho fiscal), a Traffic e Ronaldinho Gaúcho, além das maledicências sobre o treinados, Vanderlei Luxembrugo, e suas atividades extra campo (gerenciamento de jogadores, mesas de poker, etc...), o Rubro-Negro caiu de produção e não demonstra nem padrão de jogo, nem capacidade de reação na queda na tabela. Terá o confronto direto contra o Inter para mostrar que ainda pode dar pelo menos um alento (já que alegria para a torcida é só com título), para o ano que vem. A vaga para a Taça Libertadores 2012.

Na disputa pelo título, Corinthians terá jogos complicados, contra Figueirense e Palmeiras. Vasco terá dois clássicos, contra Fluminense (adversário direto), na próxima rodada, e Flamengo. E o Tricolor, além do confronto contra o Vasco, encara o Botafogo na última rodada. Mas o Fluminense não venceu ainda um clássico carioca este ano. Vantagem para o Timão que, provavelmente, se tornará pentacampeão brasileiro.

No andar de baixo, lutando para não caírem ainda, e fazerem companhia à Avaí e América-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Ceará, Atlético-MG, Bahia e Atlético-Go ainda lutam para permanecer na Série A.

O Time de Goiás depende só de um empate. O Atlético-MG pode garantir a permanência vencendo o Botafogo na próxima rodada, o Bahia vencendo o Santos (que está em inter-temporada, visando o Mundial de Clubes), escapa da degola, já o Cruzeiro tem que vencer o Ceará, em confronto direto, e na última rodada, clássico contra o Galo. Situação complicada. O Atlético-PR tem tabela não menos complicada, pois, apesar de enfrentar fora de casa o já rebaixado Coelho, pega o Coritiba na última roda e clássico é clássico.

Indo bem ou mal, pelo menos até o final, a emoção é garantida neste Brasileirão.

Fonte da foto: http://www.corinthians.com.br/portal/