segunda-feira, 19 de abril de 2010

“Papai Joel” quebra a escrita.


O Botafogo consegue, finalmente, vencer o Flamengo numa final, depois de oito derrotas consecutivas, que geraram mais um tri-Campeonato para o time da Gávea, o “Penta-Tri”, e conquista o estadual carioca. A maldição do tetra se mantém para o Fla, enquanto o Botafogo mantém a mística dos 21 anos. E a culpa é do Vasco.

Ok. Você não conhece ou não gosta tanto de futebol para saber os fatos que fundamentam o que foi dito acima. O Alcooroll explica:

O Botafogo esteve por 21 anos na “fila”, sem nenhum título, e numa final, contra o Flamengo, gol de Maurício, quebrou a escrita e saiu da fila. Há 21 anos atrás. Não ficou o “Glorioso” tanto tempo assim sem nenhum título depois. Ganhou até um Brasileiro neste período. Roubado na final contra o Santos. Mas é o campeão brasileiro de, se não me engano 1995. Único título da estrela Solitária em campeonatos brasileiros. Túlio era o atacante e a referência do time e a frase: “Urubu otário, quem tem o Túlio não precisa de Romário”, criada pelo próprio jogador, era entoada no Maraca.

O título do Botafogo no carioca, q encerrou a fila de espera de 21 anos foi bem antes. Em 21 (olha este número aí de novo) de junho de 1989, Maurício fez um gol que encerrou a espera por títulos para a torcida alvi-negra. Vinte e um anos depois, depois de ter sido três vezes vice-campeão carioca, todas as vezes vendo o Flamengo vencê-lo, encara novamente, numa final, numa decisão o time da Gávea, que em oito finais o vencera. Mas desta vez tem ao seu lado Joel Santana.

E o “Papai Joel” sabe o q faz. Não é à toa que ele é o maior vencedor de títulos estaduais do Rio em atividade. Irônico que um dos títulos que ostenta tenha sido pelo Flamengo, na série do último tri, contra o Botafogo. Mas, por outro lado, não era ele o treinador do Fluminense no título do “gol de barriga”, do Renato Gaúcho (aliás, o único jogador de futebol que conheci, com quem conversei, e que me recebeu na casa dele, me serviu uma bela feijoada, muuuuuita cerveja, e até mesmo, por causa dele, assisti jogo de graça. Pena que na época ele não jogava pelo Mengão mas sim pelo atual campeão carioca)?

Como Joel Santana consegue ganhar tantos títulos cariocas? E por clubes diferentes? Por que, qualquer time que tenha em suas mãos ele acerta a marcação. E monta uma jogada de contra-ataque forte. Como se ganha de “pequenos”, quando se precisa atacar? Não sei. Mas ele sabe. Ele monta alguma jogada que deve fazer sentido e faz o resultado. Que deve variar de acordo com as características do clube que treina, do adversário que tem pela frente, mas, uma coisa não falha. Ele sempre acerta o setor defensivo, a marcação.

Tanto é que o campeão carioca deste ano, em sua campanha, rumo ao título tão perseguido, por longos anos, perdeu de 6 (SEIS) x 0 (zero), para o Vasco. Não fosse os “portugas” terem esculachados os “chorões”, a diretoria do alvi-negro talvez não tivesse demitido o incompet... ops... o idiot..., ops... o treinador anterior, e contratado o “Papai Joel”.
Tem vários aspectos positivos na vitória do Botafogo. Entre os quase podemos ressaltar que algumas teorias conspiratórias caem por terra: Não teve arranjo de resultado (acho que nunca existiu, com exceção do título do Vasco, também por antecipação, no campeonato dos W.O., quando o nefasto Caixa D’Água era o presidente da FERJ e o nada melhor Eurico era o Manda-Chuva do time da colônia dos colonizadores); não teve manipulação da TV (Globo?) para que houvesse as finais. Aliás, eu falei a semana inteira, que se o Botafogo quisesse ganhar o Carioca 2010, que ganhasse esta partida, porque se fosse pras finais, não sei não; Que a arbitragem favorece o Flamengo (puro chororô), quando o que se viu foi um a arbitragem ridícula, que errou bastante e que gerou um gol para o Botafogo, o segundo de desempate, pois não houve a falta do Williams, cuja cobrança gerou o pênalti, no mínimo duvidoso, e a expulsão, do Maldonado. Na cobrança, “El Loco” Abreu reprisou uma Copa América e o Bruno, famoso por pegar pênaltis, tomou um humilhante gol.

Poucas vezes pode se dizer que um goleiro é responsável por tomar um gol de pênalti.

Mas, neste caso, a conta vai para o Bruno.

Depois disso o que se viu não foi futebol. Foi desespero do Flamengo e superação (e sorte) do Botafogo. Adriano desperdiçou pênalti (não me lembro de outro pênalti perdido pelo, outrora Imperador, atual paciente de Joanite); Petkovic bate uma falta aos 43 minutos do 2º tempo... na barreira.
Bruno, pegador de pênaltis e melhor goleiro em atividade dentro do território nacional, famoso também por saber jogar com os pés, quase toma um gol numa bola recuada e na qual foi fazer um graça e quase leva a pior frente ao garoto Caio. Bom guri, mas que perdeu, depois um gol feito. No final, a dupla de ataque do Mercosul foi quem fez a diferença. Batendo pênaltis.
Garoto novo que faz a diferença, aliás, garotos, são os do Santos. Neymar e Ganso. Fizeram 3x0 sobre o São Paulo (ou o que sobrou da porcaria de time que antes jogava feio e ganhava e hoje nem joga nem ganha). Provavelmente será o campeão paulista deste ano. Pega o Santo André, que embora hoje tenha perdido para o Grêmio-Não-Sei-Daonde-Porque-Não-Tenho-Raízes, ainda assim se classificou para a final.
Se tudo der certo pro Santos, e deve dar, teremos a volta de um tempo, que nem eu vivi, no futebol brasileiro. Botafogo e Santos campeões dos mais importantes campeonatos estaduais do Brasil. Se bem que para o Santos, nem tudo deu certo. Se fosse jogar a final contra o time que começou o campeonato como Barueri e terminou como Prudente, seria melhor do que contra um time que já venceu, em finais, times melhores do que ele. Que o diga o próprio Flamengo.

Mas o Santos encanta no ataque. E joga com uma impressionante solidez na defesa.

Acabei de ver o VT do jogo e o que mais impressionou não foram os gols de Neymar (tem que ir pra Copa), e do Ganso (deveria ir também), e sim a forma como a defesa se mostrou. Raras foram as vezes em que a 2ª bola não foi do Santos, após um ataque do São Paulo. Que vacilo, Dinamite, não ter renovado com o Dorival.
E o Coritiba, por não ter sido punido pelos atos de selvageria do ano passado, e poder jogar o estadual paranaense, o fez e o venceu, hoje, completando a mediocridade dos vencedores dos estaduais de hoje.

Não é fanfarra, não é recalque. Nem o Coritiba, nem o Botafogo, e muito menos o Santo André, possuem times que se prezem. Elencos em que se confie, futebol que possa ser elogiado (ao contrário do Santos, p. ex.). Mas os dois primeiros são campeões em seu estados e por incrível que pareça, o time do ABC pode ser se jogar bem duas partidas. Ou muito bem uma delas.

Sei que o “post” está grande, mas sei também que se eu deixar para escrever outras coisas depois vou acabar não escrevendo. Assim como não escrevi nada sobre o Campeonato Italiano e o belíssimo gol de Maicon, ou sobre a reviravolta no Campeonato Inglês, como a vitória dos “Reds” e as derrotas (das quais ri muito e ainda fiquei p¨t* por que era pra ser por mais gols), dos “Blues” e dos “Gunners”.

Resumo do Estadual Carioca:

O Flamengo foi prejudicado. Mas não foi garfado e não vamos ficar chorando, nem pelo leite derramado, nem pelo que deveria ter sido e não foi. Mas devemos olhar pra dentro do time, e do clube.

Adriano não deveria, nem mesmo, ser titular do Flamengo. E ainda assim acha e deve ir para a Copa. Se eu fosse o Dunga chamaria o Neymar. E antes ainda do Adriano, o Ronaldo “Bolão”. Vagner Love tem raça, corre, se precisar até volta pra marcar, mas não mata uma bola que não corra... Que não fique perto de seus próprios pés e acaba facilitando a marcação. Vinicius Pacheco é uma enganação.

Contra time pequeno, no inflado estadual carioca, sobressai. Mas, quando se compara algo bom com porcaria, até o medíocre se sobressai. O que é uma pena.
Guris novos, como Neymar e Caio fazem mais e melhor. Neymar, aliás, muito melhor. Não dá para o Flamengo jogar sem o “falso terceiro zagueiro”, ou o “volante enfiado na zaga”. E esta função não pode ser dada nem ao baixinho Toró, nem ao Maldonado.

Que saudades do Aírton.

Nem podemos figurar mais nas páginas policiais, ou de fofocas, do que no caderno de esportes. Angelim é um grande zagueiro, quando há no time outro zagueiro que o diga o que fazer. Não é tão grande quando é ele a referência na defesa. Até mesmo porque é baixinho para um zagueiro. E faz cagadas, ainda mais em bolas altas, como no 1º pênalti, em que dá um “ippon” num botafoguense.

No mais, os caras novos, que chegaram agora, não prejudicaram, até tentaram fazer algo. O “veio” errou até mesmo falta aos 43 minutos, mas, tinha meio que acabado de entrar em campo. Bruno, o pegador de pênaltis, tomou dois gols, ambos de pênaltis, ambos no meio do gol. E Williams deveria se inspirar nele mesmo no ano passado, quando foi o melhor ladrão de bolas e sem fazer faltas.

E o Léo Moura? Foi totalmente anulado pelo Somália (genérico, tanto no nome como em posição em campo). Obra de Joel Santana. Com o bloqueio sofrido, nem o Léo Moura, desta vez, se salvou.

Quem precisa sair, de imediato, na primeira vez que a Sr.ª Patrícia ver uma caneta, é o celerado do Marcos Braz. Se teve alguém pernicioso nestes 4 primeiros meses do ano, na Gávea, foi este imbecil, que só falou bostejança, e que, ao invés de gerenciar o time, aumentou o grau de estresse, tensão e desavenças dentro do grupo. E, o pior, deve ser pago para isso.

Quem não pode, de maneira alguma, "pagar o pato", é o “Zé Buscapé”, Andrade. Por mais que a gente não entenda o que ele diz, ele é um ídolo, hexa-campeão, é o atual treinador campeão brasileiro, que pegou o time numa roubada e o levou ao título e, deve, provavelmente, ter sido bastante tolhido e muito pouco ouvido até agora, neste ano.

Contra ele há as evidências de que falta comando sobre o time, sobre os jogadores. Mas, com este jogadores que estão aí, duvido que um Muricy Ramalho, por exemplo, possa fazer melhor. Porque não terá nenhum controle sobre, e talvez até alguma resistência, dos mesmos.

O “Flumimed”, rima com “Ei Vilma, onde está o Fred?” Surfando ou quebrado (e surfando), mas até quando faz gol (até mesmo dois em um jogo), o time perde. Diguinho, acreditem, foi o melhor jogador do tricolor no campeonato.

O Vasco é o grande responsável pelo título do Botafogo. Ao vencer os chorões por 6x0, sepultou as chances do anterior, e incompetente, treinador alvinegro, fazendo com que o Botafogo trouxesse de volta o “Papai Joel”, que sabe, como ninguém, jogar e ganhar um carioca.

E a camisa n.º 3 é linda. A Cruz Templária, ou Jesuítica, tem a ver com a histótia sim, porque lembra o símbolo inscrito nas velas das caravelas portuguesas que chegaram em nossas terras quando aqui só havia índios. E relembra mais uma razão pela qual nenhum brasileiro não descendente de português, ou nacionalista, ou ainda de qualquer outra origem de ascendência, poderia torcer por este time, este clube, que não é brasileiro, nem foi feito para brasileiros, em sua origem.

E o Botafogo? Os chorões agora podem chorar de felicidade, neste raro momento de glória, em que venceram os outros grandes, maiores, no papel, do elenco, do que eles. Isso apesar de terem perdido de SEIS à ZERO no 1º turno, para o Vasco. Isso depois de terem, e por terem, trocados de treinador. E porque a estrela do rival ainda perdeu um pênalti, na final.

O time continua uma porcaria, mas tem o maior campeão vivo de campeonatos estaduais cariocas no banco Joel Santana (foto, ironicamente encontrada e disponível em um site oficial botafoguense). Que fez com que o “patinho feio” do campeonato, o pior entre os grandes, o humilhado por 6x0, o tri-vice, finalmente se tornasse campeão.

Minhas homenagens ao Joel Natalino Santana. E ao Neymar.
Foto: http://botafogorj.com.br/portal/?paged=4

Um comentário:

  1. E o mais interessante disso tudo é ver que mesmo dando os parabéns pelo título dos chorafoguenses eles continuam sendo muito mais recalcados que os bacalhau opá! e os flor.
    Continuam falando de arbitragem (coisa que não reclamaram quando garfaram o Flor a favor deles)e agora vem com papinho de que somos os maiores vices no carioca. O que é realmente verdade, tendo em vista que fomos os que mais disputaram títulos (quase o dobro de vezes deles) além de sermos os que mais ganhamos títulos (tb quase o dobro deles). Isso tudo entrando no campeonato 6 anos depois deles. E depois nego vem falar que flamenguista é ignorante, sendo que eles não sabem nem algo básico de Matemática chamado probabilidade.

    ResponderExcluir