terça-feira, 1 de setembro de 2009

Uma Ale Inglesa, um Jerez Espanhol ou um Super-Toscano da Itália?



A temporada européia 2009/2010 começou e novamente nos fazemos a mesma pergunta: Qual o melhor campeonato europeu?

Particularmente, o que mais empolga, quase sempre, é o italiano. Contudo, após crises e escândalos de arbitragens, é evidente que houve um empobrecimento da Liga do Calcio.

A Premier League da Inglaterra vem forte nos últimos anos, com injeção providencial de milionários recursos (ás vezes de fontes duvidosas), tanto que seus times têm feito boas campanhas no principal torneio de clubes da Europa (e porque não dizer do mundo?) a Heineken UEFA Champions League.

Mas o atual vencedor da Champions é o Barcelona, que venceu tudo o que disputou na temporada passada, fortaleceu seu time e tem um dos melhores ataques do mundo, com Ibrahimovic (trocado junto à Inter de MIlão por um caminhão de $$$ + Samuel Eto’o), Messi e Henry. O seu rival Real Madri não deixa por menos e reedita um time “galáctico”, trazendo para o plantel "merengue" dois dos “melhores do mundo”: Kaká, tirado do Milan por um astronômico valor, inferior apenas ao pago pelo novo companheiro de equipe, Cristiano Ronaldo, ex-Manchester United, recorde absoluto em valores de passe.

Na Champions League, cuja fase de grupos se inicia em 15.09, teremos já nesta fase os duelos entre Real Madri X Milan, e Inter X Barcelona (este com 1º jogo marcado para o próximo dia 16).

Na Premier League, destaque para o “outro melhor ataque do mundo”, do Manchester City, com Tevez (vindo do rival local, Manchester United), Adebayor (contratado junto ao Arsenal) e Robinho. Com 3 jogos e 3 vitórias, 100% de aproveitamento, o City está na ponta da tabela, ao lado do forte e também endinheirado Chelsea e do Tottenham. Não se pode descartar a força das tradicionais equipes do Liverpool, do Arsenal e do Manchester United, atual campeão, que no último domingo venceu por 2x1, em casa, os "Ganners", em jogo tumultuado por erros, tanto da arbitragem (caseira), quanto do zagueirão Diaby, do Arsenal, que, cabeceando para a própria meta, marcou contra o gol da vitória, de virada, dos Red Devils.

Na Liga Española, Real Madrid (com dificuldade) e Barcelona (com facilidade) venceram seus confrontos e têm na disputa pelo título a companhia do Valência, de David Villa, atacante da "Fúria". A outra equipe que pode dar trabalho aos dois times estrelados é o Villareal, de Marcos Senna e Nilmar. Já na ponta da tabela, após a 1ª rodada, estão o Getafe, que venceu, fora de casa, o Racing Santander por 4x1, e o Málaga, que venceu o Atlético Madrid por 3x0.

Mas foi na península mediterrânea que vimos o futebol que mais encanta. Pelo menos assim foi em dois dos jogos desta 2ª rodada do Calcio:

Em Milão, vitória acachapante da Inter, dos brasileiros Julio César, Maicon, Lúcio, Thiago Motta e Mancini, no “Derby della Madonnina”. 4x0 sobre o Milan de Leonardo, Thiago Silva e Ronaldinho Gaúcho.
O detalhe curioso da partida foi a expulsão de Gattuso, que antes de levar o segundo cartão amarelo havia pedido para ser substituído, substituição esta que só não ocorreu por que seu substituto, Seedorf, estava no banco de reservas sem chuteiras, sem camisa, sem estar pronto pra entrar em jogo.

No Estádio Olímpico de Roma o destaque foi Diego (foto), que marcou dois belos gols, regendo a vitória da Juventus por 3x1 sobre a Roma. Felipe Melo marcou o 3º da Juve.
No 1º gol, Diego roubou a bola do adversário ainda na linha do meio de campo, arrancou em direção ao gol, deixou dois zagueiros pra trás e tocou pro fundo das redes na saída do goleiro Júlio Sérgio. Está sendo comparado pela mídia italiana a outro Diego, que muito sucesso fez em terras italianas, num passado remoto. Maradona.

Aliás, por que raios Dunga não convoca o Diego para seleção? Comendo a bola nos últimos anos pelo Werder Bremen da Alemanha, e agora na “Velha Senhora”, está merecendo vestir a Amarelinha ao lado de Kaká.

Há também o campeonato Alemão, o Francês, o Português, o Holandês, o Russo...
Você escolhe o seu campeonato europeu preferido, na enquete ao lado.


Fonte da foto: http://juventuscalcio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário