quinta-feira, 17 de setembro de 2009

1ª Rodada da Heineken Champions League 2009.





Começou o mais empolgante campeonato de futebol interclubes do mundo. A Heineken UEFA Champions League reúne a maioria dos melhores jogadores de futebol numa competição recheada de brasileiros e argentinos, nos palcos europeus.


Se as melhores cervejas são as européias (Alemãs, Belgas, Britânicas e Irlandesas), no futebol os melhores jogadores são os brasileiros e os argentinos. Mas são com cores européias (infelizmente), que atualmente eles brilham mais, ao lado dos melhores jogadores do Velho Continente, e em um campeonato que reúne não apenas a maioria dos melhores jogadores, mas as melhores (e de mais rentabilidade) marcas do futebol mundial. Pior pra “nosotros”, “sudamericanos”, que temos de nos conformar em assistir uma porcaria de Copa Sul-americana, meramente caça-níqueis. Ah... Tem também a Libertadores, o verdadeiro corolário à “Champions League”, mas esta só ocorre no 1º semestre. Problemas da agenda maluca (deles), e incompetente (nossa).

Esta 1ª rodada da “Champions”, ocorrida entre ontem (terça-feira) e hoje (quarta, dia 16.09.09), foi repleta de bons jogos. Alguns quando comparados com os jogos que vemos em Nossos Gramados, demonstram claramente a diferença que há entre o futebol de lá e o daqui. Em outras partidas, podemos até dizer que nossos times poderiam fazer melhor.

Parece contraditório, não é?
Enquanto provavelmente um Vitória da Bahia, ou um Goiás, poderiam dar um "calor" num Besiktas, ou num Maccabi Haifa, por outro lado, um São Paulo, um Inter, um Palmeiras, certamente, teriam dificuldades em segurar um Real Madri, um Manchester United, um Barcelona.

Quem segurou o Barcelona foi a Inter, mas, a de Milão. Só que jogando em casa, como se visitante fosse, não creio que tenha sido um bom negócio pra Inter o empate de hoje, em 0x0. Placar que mantém expectativas futuras para o próximo confronto Eto’o X Ibrahimovich. Só que, em território italiano, quem falou mais alto foi o Barça.

A Itália, também representada pelo Milan, Juventus e Fiorentina, só pôde comemorar a vitória (difícil) da equipe "Russo Nera Milanesa", que mesmo jogando (muito) mal, venceu, fora de casa, a fraca equipe do Olympique de Marseille, por obra e graça de 2 passes primorosos do holandês Clarence Seedorf, aproveitados por Filippo Inzaghi. O argentino Heinze descontou para os franceses.
A Juve apenas empatou (1X1) com o Bordeaux, com gol de Iaquinta, pela Vecchia Signora. Plasil (jogador com nome de remédio e em posição de impedimento, não marcado), empatou a partida.
Já a Fiori foi derrotada, pelo placar mínimo, fora de casa, pelo Lyon, gol de Pjanic.
Por incrível que pareça, o Milan, jogando mal, com o treinador Leonardo sendo questionado no cargo, levou a melhor nesta 1ª rodada.

Já o Campeão Mundial Interclubes, Manchester United, penou pra vencer, na Turquia, o Besiktas, também pelo placar mínimo. Gol de Paul Scholes. Que linda festa fazia a torcida turca durante a partida. Que palhaçada fez o imponderável Wayne “Chuck” Rooney, ao ser substituído. Acenos negativos de cabeça antes de sair do gramado, chuteiras violentamente jogadas ao chão, quando já estava no Banco de Reservas... Patético. E o time só fez o gol da vitória depois que ele saiu e o Manchester conseguiu, finalmente, se impor ao time da casa. Se eu fosse o Sir Alex Fergunson, o “Chuck, Brinquedo Assassino”, tomaria um gancho daqueles.

Falando em ingleses, o Chelsea penou para vencer, em casa, também pelo placar mínimo, o Porto, gol de Anelka, que precisou de duas chances na mesma jogada para vencer o excelente goleiro brasileiro, Helton, ex - Vasco da Gama, e fazer o gol da vitória.

Os outros ingleses que jogaram pela Champions foram o Liverpool, que, em casa, venceu o desconhecido time húngaro Debreceni, em mais um 1x0, gol de Kuyt (aproveitando rebote do goleiro após chute de Fernando Torres), e o Arsenal que, em um empolgante jogo, numa virada heróica, conseguiu superar o seu adversário, o Standard Liége, e o placar desfavorável que o time belga impôs, logo no início da partida, fazendo 2x0, gols de Mangala e Jovanovic. Ri melhor que ri com os “Ganners”, que viraram a partida, fechada em 2x3, gols de Bendtner, Vermaelen e do brasileiro-croata Eduardo Costa para o time londrino.

Mas o melhor jogo foi Zurich 2 X 5 Real Madri. A nova geração dos Galácticos fez 3x0, tomou um susto. Um não, dois, permitindo que o adversário encostasse no placar, fazendo dois gols em dois minutos. No entanto, soube impor sua superioridade e fez mais dois, com a ajuda do goleiro adversário em cobrança de falta de Cristiano Ronaldo e, depois numa belíssima jogada de Kaká que, puxando um contra-ataque, deu passe primoroso para o belíssimo gol de Guti. Cristiano Ronaldo já tinha feito um, Higuaín e Raul também, e os merengues demonstraram que estão disputando todos e quaisquer títulos que se puserem diante deles. São os favoritos, embora ainda seja cedo pra se falar sobre favoritos.

Só que, quem fez bonito mesmo, nesta 1ª rodada da Champions, foi o artilheiro Grafite (foto), que marcou 3 (três) vezes pelo Wolfsburg, campeão alemão, na partida contra o CSKA Moscou, e disparou na frente da artilharia.
Ô Dunga! Dá uma chance para o Grafite.

Falando em Dunga, Seleção, e coisas afins, Luís Fabiano também marcou na vitória do Sevilha por 2x0 (Renato, ex-Santos marcou o 2º) sobre o Unirea Urziceni, da Romenia.

Outras partidas da 1ª fase da UEFA Champions League em: http://www.uefa.com/competitions/ucl/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário