quarta-feira, 27 de maio de 2009

Inauguração


Inaugurando hoje, creio que devo me apresentar. Meu nome é Luiz Antonio Viegas da Silva, bacharel em direito, servidor público federal, roqueiro, apreciador de bebidas, sejam elas fermentadas, ou destiladas, sejam oriundas de grãos ou de frutas...


Flamenguista, e, portanto, amante do futebol.


Pretendo aqui fazer um espaço descontraído, para debatermos sobre futebol, cervejas (e demais bebidas) e rock n’ roll.


Preliminarmente, preciso agradecer a Vivi, minha esposa, sem a qual jamais teria me enfurnado num projeto como este, de ter um “blog”, que pretendo manter atualizado o mais que possível.


E, também, ao meu nobre amigo Mateus, que fez a arte final, belíssima. (Adorei camarada!). Quem desejar ver (ou ter) caricaturas tão maneiras, belas e criativas, não deixe de conhecer o seu blog. O link está aqui ao lado.


Mas não posso deixar de agradecer também a minha linda cunhada, Cristiane Gorgati Guidoreni, que revelou para o nosso grupo de amigos a minha vontade de escrever, incentivou, dentro da família, para que isso ocorresse, e que, certamente, será leitora e colaboradora deste Blog.


Eu já escrevia, num Fórum fechado, chamado “Conselho Etílico”, sobre cerveja, vinho, destilados, rock n’ roll, e esportes, como Futebol e F1 (entre outros).

A vontade veio há muito mais tempo atrás. Ainda na faculdade de direito, mais ou menos no meio do curso, achei que tinha escolhido a carreira errada. Achei também que estava tarde demais pra mudar de carreira e começar de novo. Então segui em frente. 11 anos depois de formado ainda tenho o desejo sufocado, mas continuo investindo em Direito, hoje, cursando uma Pós em Direito Público.


Já tive até intenção, a muito tempo atrás, de escrever sobre direito, política, economia e afins... Quando o acesso à internet começou a ser democratizado, ainda pelas conexões discadas, tive a idéia de fazer um site para comentar as principais notícias do dia. “Traduzir” jargões, assim como notícias veiculadas na “grande mídia” e não raro eivadas de erros, quando não de tendenciosidades.

Só que, numa certa noite, assistindo uma espécie de “talk show nacional”, vi uma entrevista, com um economista, dos mais freqüentes na mídia nacional, anunciando o seu site, cuja idéia central era exatamente a mesma. Como competir com um Grande nome da mídia?


Enterrei a idéia. Embora sempre a escuto reclamar (I used to love her – Guns N’ Roses).


Passado um tempo passei a refletir sobre certas circunstâncias. Sempre fui um expectador de esportes, e dos programas sobre jornalismo esportivo. E sempre tive críticas a fazer aos profissionais do meio. Embora entenda que, hoje, pra mim, seria o emprego dos sonhos... Ser pago pra falar sobre algo que eu gosto. A idéia, por si só seria sensacional! Embora eu entenda que não deixa de ser um trabalho, que há compromissos, horários, viagens que não se quer fazer, horas com a orelha colada num telefone, buscando informações, pensar sobre a pergunta certa a se fazer na coletiva, buscar furos, e fontes que te dêem furos, etc.


Deve ser pesado. Mas, ainda assim seria gostoso falar sobre algo que se adora. Que, de certa forma, já se faz naturalmente, e “de graça”. Em qualquer buteco de esquina se tem uma resenha sobre a partida que “acabou de acabar“, com o apito do árbitro, ao som de músicas nem sempre tão boas de ouvir, mas com uma boa cerva gelada pra se beber.


E sobre música, notadamente rock n’ roll, amigos costumam dizer que não tenho um “curriculum vitae”, mas sim uma “ficha corrida”, em termos de shows que vi ao vivo: Page & Plant (Led Zepellin?), Rollings Stones, Iron Maiden (4x), Whitesnake (2x), Metallica, Megadeth, Ozzy, Kiss, Aerosmith, Velvet Revolver (2x), Axl Rose e Banda (cover do Guns N’ Roses), Deep Purple, Shaman (2x), Skid Row, Motorhead, Bed Religion, Silverchair (2x), Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam, Bon Jovi, Chris Cournell, Cássia Eller (3x), Velhas Virgens, Sepultura (3x – mas apenas uma, a última, com o Max Cavaleira), Steely Heaven (2x - ainda vão ouvir muito sobre esta banda), Legião Urbana (a última), Capital Inicial (2x), Jorge Bem Jor (2x), Celso Blues Boy, e o mais recente, Heaven & Hell (Black Sabbath com Dio?), entre outros. Há, ainda, a idéia de escrever resenhas sobre shows e álbuns também.


Sobre bebidas, recentemente, passou-se, no Brasil, a se consumir vinhos de melhor qualidade. E se criou uma mídia especializada para isso. Assim como vieram pra cá cervejas de melhor qualidade, de variados tipos e procedências, e, finalmente também já há gente falando sobre isso na mídia, por aqui. Quando comecei a escrever sobre cervejas, em 2003, não me lembro de haver publicações sobre o assunto prensadas, pensadas e editadas em nossas terras. Com exceção do Catecismo da Cerveja, de Conrad Sield, obra estrangeira, pouco se escrevia por aqui. Hoje, além de Periódicos próprios, existe até a profissão de “Beer Sommelier”.


Lembro-me de quantas vezes fiz resenhas acerca das cervejas “diferentes”, sejam nacionais ou importadas, cujo cuidado tive até mesmo de, enquanto as provava, escrever sobre as impressões que me causavam.


É essa a idéia. Que este espaço seja um “boteco online”, onde, após as partidas, se fale (escreva), sobre seu esporte preferido, bebendo a sua bebida favorita, ouvindo sua música predileta.


Junte tudo isso. A vontade de escrever, o amor pelo futebol, pela F1, Subtraia as partes menos importantes (as mais chatas), tais como direito, política, cidadania, etc... Adicione-se um contexto informal, despreocupado, imparcial (sempre que possível... rs), não-compromissado com interesses (seja lá quais forem), apenas com as opiniões e impressões que eu tenha sobre tais temas.


Hoje, dia 27 de maio de 2009, dia histórico, não apenas por ser o primeiro deste Blog em atividade, mas, por ter o Barcelona conquistado a Champions League, e com isso, a Tríplice coroa, combinando, na mesma temporada, os títulos da Copa do Rei, a Liga Espanhola, e a Champions...


Aliás, que dia este... Não só torci novamente pelo Barça, como aplaudi, de pé, o gol de um Argentino. Realmente, o Messi é melhor do que o Ronaldo (O Cristiano).


Ainda sobre futebol, teremos mais tarde os primeiros jogos das semi-finais da Copa do Brasil. Mas, sobre isso falamos depois...


Sejam bem vindos.

Obrigado.

14 comentários:

  1. Bem vindo ao mundo dos Blogs! Escrever é maravilhoso e você vai ver o quanto vai curtir! Parabéns pelo blog e sucesso!
    Bjos, Andréa.

    PS: A caricatura está SHOW DE BOLA!!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, é uma pessoa extremamente gabaritada para escrever sobre Rock & Drinks! E é o orgulho da mamãe! :-)
    Só faltou Queen no currículo... :-D

    ResponderExcluir
  3. Que isso... eu só dei um empurrãozinho pra você "cair" nessa roubada hehehehehe
    Conte comigo para apoiar, colaborar, divulgar e apreciar :)
    Beijos
    Sua cunhada :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi!

    A Vivi tinha me falado sobre esse blog, que bom que você o inaugurou. É realmente um bom espaço para você falar sobre as coisas que você gosta e entende.

    Sobre desistir de um sonho ou achar que outras pessoas mais, teoricamente, gabaritadas já fazem isso, é uma idéia errada. Muita gente é oficial de justiça, muita gente é pai, muita gente é marido... O que nos faz pessoas importantes, não é sermos únicos, mas sermos lembrados.

    Estou aprendendo, principalmente este ano, de que aquilo que às vezes achamos improvável, discutível ou mesmo impossível, nem sempre o é (na maioria das vezes não é). E que nunca somos, só estamos...

    Aproveite este espaço, curta isto, mas por você e somente por você. Tudo que vier como consequência disso, vai ser bônus. E acredite, muitas coisas vão vir.

    E principalmente, não tenha medo de errar. A perfeição é uma utopia.

    Um beijão grande, Bá

    ResponderExcluir
  5. Fala padrinho!
    Adorei a ideia do blog! Ja ta nos favoritos hehhe
    Mil bjos pra vcs e saudades grandes!

    ResponderExcluir
  6. Salve Irmão, Compadre e Camarada!!!

    Serei observador fiel deste teu espaço, que acredito será fonte de alegrias para vc, para nós que te prezamos e conhecemos, e para aqueles que ainda não tiveram a honra de fazer parte de nossa Família Etílica.
    Família por escolha e opção, ou seja, formada não pelas circunstâncias alheias do destino, mas sim pelos vínculos afetivos gerados pela convivência E vontade.
    Finalizo destacando essa palavra em específico, VONTADE. Uma de suas características mais marcantes, e que, nesse caso pontual, do exercício da escrita, demorou bastante para se tornar ação...
    Mas prefiro enxergar nisso um processo de fermentação de idéias e destilação de opiniões.

    Que venham as resenhas e crônicas e textos.
    Aguardamos ansiosos.

    Grande abraço deste Velho Cimério Etílico!

    ResponderExcluir
  7. Salve, mestre!

    Parabéns pela iniciativa! Não posso deixar de registrar que escrever com regularidade, e por prazer, é também uma das minhas ambições, uma negligência minha, deixar essa vontade adormecida.

    Bom saber que vou ter mais um espaço legal pra acompanhar, sobre temas com os quais tenho também afinidade e interesse - além de poder conhecer melhor os pensamentos de um amigo.

    Abração,
    Bernardo

    ResponderExcluir
  8. Salve Viegas!

    Cara, acho que vc tá batendo recordes de comentários em um post de estréia de um blog! Pelo jeito, se continuar assim, vai se transformarnum fenômeno na rede! E pode ter certeza que eu serei um que vai estar acompanhando sempre e divulgando, já que estou nesse ramo a cerca de 3 anos e conheço algumas pessoas que também são do ramo!

    E fico feliz que gostou da caricatura! Eu, deixando a modéstia de lado, também gostei bastante dessa "obra", rs... Acho que ficou a sua cara nas fotos em que está jogando Rock Band!

    E assim que eu fizer o post nos meus blogs sobre a sua estréia, mando o link aqui pra vc!
    Vida longa ao AlcooRoll!!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Godfather..

    Meu caro, como é bom te ver escrevendo.
    Assim podemos continuar nossas conversas sobre estes assuntos tão complexos: futebol, rock e alcool (todos juntos, de preferência).

    Saudações de paz profunda. Vida londa ao AlcooRoll!

    ResponderExcluir
  10. Grande Viegas,

    Que bom ver que vc se animou e está concretizando um dos seus desejos criativos, será um prazer ler suas ponderações sobre esses assuntos que tanto o apaixonam, desfrutar da sua inteligência e senso crítico apurados é uma dádiva que os amigos já usufruem a tempos e agora pode ser compartilhada com todos.

    Muita garra nessa empreitada!

    ResponderExcluir
  11. Querido amigo,
    Não sei me cabe comentários. Afinal de contas não sou etílica, nem roqueira ou tão pouco futebolística.
    Ora ora direis: o que fazes aqui, então?
    Simplesmente degusto o escriba. Que certamente tem potencial.
    Muito bom compartilhar os afetos.
    Muito legal reconhecer esta tua faceta.
    Que alegria em te saber escriba.
    Bjs, Angela

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, Viegas! Leio pouquíssimos blogs (2, na verdade), mas esse blog promete. Quando vier novamente para Sampa, temos de ir ao Frangó, barzinho simpático com grande variedade de cerveja nacional e importada (e tem uma coxinha de frango com catupiry que é esplêndida!)

    ResponderExcluir
  13. Salve, salve, meu camarada!

    Estarei presente, me divertindo com sua "parcial imparcialidade" hehehe

    É sempre gostoso ler palavras apaixonadas quando bem escritas!

    [[]]'s

    ResponderExcluir
  14. Dá-lhe Viegas!
    Que coisa boa, nosso amigo na blogsfera!!! Você vai adorar essa vida de blogueiro, temos certeza de que fará o maior sucesso!
    Grande abraço e total apoio dos Quevedos

    ResponderExcluir